quinta fev 10, 2005 2:58 pm
Sim, se tiver caspa, é bom dar banho com shampoo anticaspa, o melhor é o Nizoral que se compra na farmácia. Dá-se um banho por semana (de 7 em 7 dias) durante 4 semanas.
Agora é preciso ver que a caspa é um sintoma de algum problema de pele, normalmente fungos ou ácaros...o melhor seria levar o bichinho a um vet de exóticos para ele diagnosticar melhor o que será e nem sempre é fácil perceber qual dos dois problemas é, às vezes trata-se os dois para ter a certeza...
Agora esses pontinhos vermelhos é que me deixam sem saber o que é...se fossem na pele, provavelmente era indicativo de ácaros que vivem imediatamente por baixo da pele e não os conseguimos ver a olho nú, só mesmo por uns pontinhos vermelhos na pele e só às vezes, agora no pêlo não sei o que será...
O shampoo anticaspa ajuda a tratar os fungos, se for caso disso. Se já existirem zonas sem pêlo por causa disso, é aplicar nessas zonas uma pomada antifungica, estilo aquelas para pé de atleta. A gaiola e acessórios devem ser desinfectados porque os fungos propagam-se pelo ar e alojam-se em todo o lado, por isso sempre que mudares a gaiola desinfecta com desinfectante próprio para gaiolas de roedores que se compra nas lojas de animais. Se a caspa não desaparecer assim, podem ser ácaros e aí tens de levar mesmo ao vet para uma injecção.
Mas era mesmo melhor levar a um vet de exótico o quanto antes, ele até pode arrancar um pêlo e mandar analisar para ver o que é. Acredita, essas condições quando evoluem sem serem tratadas, o bichinho fica em sofrimento. Os meus já tiveram fungos, foram tratados quer para fungos, quer para ácaros no vet e ficaram bons, mas o macho já estava sem pêlo na parte de trás do corpo e acabam por ganhar feridas de tanto se coçarem e morderem. É preciso ter muito cuidado e quanto mais cedo se trata, mais fácil é de tratar.
beijinhos grandes