Caspa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
liduarte
Registado: sexta jan 28, 2005 7:22 pm

terça fev 08, 2005 3:50 pm

Ola!

Dei banho quando minha porquinha chegou em casa e alguns dias depois percebi que ela apresenta pintas avermelhadas no pelo, o que nao tinha percebido antes.
Pode ser caspa?
O pelo dela eh muito dificil de secar, por isso pra mim eh a resposta mais obvia.
Gostaria de confirmar.

Quem puder ajudar, desde ja agradeco.

Livia. ;)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça fev 08, 2005 7:46 pm

Olá!

Não, pintas vermelhas no pêlo não é caspa...caspa é como em nós, umas casquinhas brancas na pele, não é isso pois não? É mesmo no pêlo ou na pele?

É parecido com esta foto?

Imagem
http://www.guinealynx.com/hairloss.html

Isto são ácaros do pêlo (se a tradução estiver bem feita...).
Ela pode também ter piolhos. Espero que a Zohia aqui apareça porque ela percebe mais de bichinhos desses :p

beijinhos
willelmina
Membro Veterano
Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm

terça fev 08, 2005 11:52 pm

n m parece k sejam bichinhos. o meu porquinho j teve bichinhos e nao apresentava manchas vermelhas nem no pelo, nem na pele.
se calhar e uma alergia... se n conseguires apurar o k e, vai a um vet ou telefona para um.
a mim ajudaram me plo telefone, bastou seguir as indicaçoes! :)
espero k as manchinhas desapareçam, isto e, s forem algo d mal!
liduarte

quinta fev 10, 2005 12:52 pm

Agradeco pelas respostas. ;)

Eh o seguinte...
O pelo dela esta com brilho e nao apresenta queda. Ha realmente pontinhos avermelhados no pelo mesmo, e soh na parte em que o pelo eh branco. Soh agora notei que na parte em que o pelo eh preto, ah algumas "casquinhas" brancas e seu eu puxar elas saem junto com um pouco de pelo.
Verifiquei tambem se ha piolhos, e nada achei.
Outra coisa, quando notei os pontinhos de inicio, li em varios lugares que, sendo caspa, seria bom dar um banho com shampoo anti caspa. Acabei dando banho na Zoe com o shampoo diluido e notei que os pontinhos tinham diminuido.
O que acham?
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quinta fev 10, 2005 2:58 pm

Sim, se tiver caspa, é bom dar banho com shampoo anticaspa, o melhor é o Nizoral que se compra na farmácia. Dá-se um banho por semana (de 7 em 7 dias) durante 4 semanas.

Agora é preciso ver que a caspa é um sintoma de algum problema de pele, normalmente fungos ou ácaros...o melhor seria levar o bichinho a um vet de exóticos para ele diagnosticar melhor o que será e nem sempre é fácil perceber qual dos dois problemas é, às vezes trata-se os dois para ter a certeza...

Agora esses pontinhos vermelhos é que me deixam sem saber o que é...se fossem na pele, provavelmente era indicativo de ácaros que vivem imediatamente por baixo da pele e não os conseguimos ver a olho nú, só mesmo por uns pontinhos vermelhos na pele e só às vezes, agora no pêlo não sei o que será...

O shampoo anticaspa ajuda a tratar os fungos, se for caso disso. Se já existirem zonas sem pêlo por causa disso, é aplicar nessas zonas uma pomada antifungica, estilo aquelas para pé de atleta. A gaiola e acessórios devem ser desinfectados porque os fungos propagam-se pelo ar e alojam-se em todo o lado, por isso sempre que mudares a gaiola desinfecta com desinfectante próprio para gaiolas de roedores que se compra nas lojas de animais. Se a caspa não desaparecer assim, podem ser ácaros e aí tens de levar mesmo ao vet para uma injecção.

Mas era mesmo melhor levar a um vet de exótico o quanto antes, ele até pode arrancar um pêlo e mandar analisar para ver o que é. Acredita, essas condições quando evoluem sem serem tratadas, o bichinho fica em sofrimento. Os meus já tiveram fungos, foram tratados quer para fungos, quer para ácaros no vet e ficaram bons, mas o macho já estava sem pêlo na parte de trás do corpo e acabam por ganhar feridas de tanto se coçarem e morderem. É preciso ter muito cuidado e quanto mais cedo se trata, mais fácil é de tratar.

beijinhos grandes
liduarte

sexta fev 11, 2005 5:19 pm

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Vou tentar dar banho com o shampoo anti caspa nessas proximas semanas. E tambem vou pesquisar um vet de exoticos pra garantir q esta tudo bem. Espero encontar por aqui. hehe

Beijos,

Livia.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”