Novamente problemas com a Teca

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta fev 18, 2005 7:19 pm

Olá! Ainda a semana passada apanhei um valente susto com a minha cuízinha, que recuperou bem, mas as coisas estão mal outra vez.
Ontem à noite ela estava novamente muito desequilibrada, tropeçava e tudo, debilitada. Tratei de lhe dar água e papinha com a seringa, e passado um bocado lá estava ela a comer sozinha. Consegui estabilizá-la o suficiente para só hoje ir à Vet. Desta vez, porém, separei-a do Caramelo e pu-la na "gaiola-hospital", porque me pareceu que era mais grave. Eu acho que ela não está a ver. E de manhã pareceu-me inchada...
A Vet confirmou que provavelmente ela não está a ver mesmo, e que estava bastante inchada. Disse que o preoblema persistente no pêlo deve-se provavelmente a factores hormonais, e que quase de certeza a Teca está com um desequilíbrio hormonal, com afecçãoes ao nível do sistema reprodutor (quistos nos ovários/útero), apesar de não ter corrimento anormal. A coloração mais escura da pele também se deve a isso.
Depois de uma radiografia, viu-se que o estômago está cheio de gases, embora ela tenha as fezes normais.
Levou injecções de antibiótico, anti-inflamatório e soro para se manter hidratada. Não lhe vou pôr comida além do feno, e tenho de a manter quentinha, pois a temperatura dela estava baixa. E o prognóstico é muito reservado, por isso estou preparada para o pior.
Tenho pena, claro, sobretudo quando se trata de uma bichinha tão aguerrida e que teima em se agarrar à vida. É uma lutadora. Ainda agora está ali sossegada, a mordiscar o feno...
willelmina
Membro Veterano
Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm

sexta fev 18, 2005 7:30 pm

a esperança é a última a morrer,
ha mts cuís k estao mto mal e depois, com mto carinho e a ajuda do vet, é claro, recuperam...
mas o melhor mesmo e estar preperada para o pior... as grandes ilusoes acontecem knd s têm esperanças falsas.
nunca deixes a tua porquinha desistir... se for preciso obriga.la a fazer kk koisa k sej preciso, nao exites...
o meu cuí também já esteve numa situação d vida ou morte e agora está aki, no meu colo, feliz da sua vida...
boa sorte para ti e para a tua cuí! ;)
anarosasa
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia

sexta fev 18, 2005 11:16 pm

Exactamente, a esperança é a última a morrer!!!
Espero que ela se recupere rapidamente, o importante é não desistir nunca, e de certeza que você vai fazer tudo p/ isso acontecer!!
Pelos vistos ela está a ser acompanhada, é bom manter a vigilância!
Vá dando notícias...
Beijinhos e força!!
ines_faria
Membro Veterano

sábado fev 19, 2005 3:59 pm

Parece que a Teca está melhor! Já está menos inchada, já bebe àgua sozinha e parece-me que está a ver outra vez. Continua a comer bem. Mas vai continuar no "hospital" por mais uns dias. Esta menina é uma lutadora.
willelmina
Membro Veterano

sábado fev 19, 2005 8:09 pm

ainda bem k está a melhorar, daqui a uns dias ja deve estar boa... :)
boa sorte ;)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sábado fev 19, 2005 10:52 pm

Oh Inês :( Espero que ela fique bem para poder então ser tratada depois da causa. É a tal coisa dos problemas de pele poderem ter inúmeras causas, nunca se sabe :( Muito pensamento positivo para essa menina linda, que tudo corra pelo melhor!

beijinhos e força!
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo fev 20, 2005 1:16 am

Só para desejar rápidas melhoras! Espero sinceramente que ela fique bem e se livre desta! Pelo que ouvi dizer os gases dão dores horríveis aos porquinhos :?
Jinhos,
Joana
ines_faria
Membro Veterano

domingo fev 20, 2005 9:04 am

Ela continua a recuperar, está menos inchada e seguramente já vê bem.
Apenas noto que continua muito magrinha e que bebe imensa àgua, mais do que o normal. Na Vet disseram-me que problemas hormonais em porquinhos são deixados tal como estão, dado serem animais muito pequenos e não haver medicação adequada. Resta-me esperar que a Teca se aguente.
Obrigada pelo apoio, é bom sabermos que não estamos sozinhas!
Jinhos
Inês
exotico
Membro
Registado: terça dez 11, 2001 9:25 pm

domingo fev 20, 2005 10:35 am

Olá Inês

"Na Vet disseram-me que problemas hormonais em porquinhos são deixados tal como estão, dado serem animais muito pequenos e não haver medicação adequada."

Animais pequenos são praticamente todos os exóticos e a medicação adequada não deve ser muito diferente da utilizada em cães, gatos ou seres humanos...Pode até não ser possível tratar mas possivelmente consegue-se diagnosticar.Boa sorte.

Saudações exóticas,

Rui Patrício
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 20, 2005 10:46 pm

Pois, problemas com estes animais pequenitos são difíceis de resolver por cá a maioria das vezes. Por exemplo, nos foruns que vejo da Inglaterra, as porquinhas com quistos nos ovários são operadas para retirá-los como qualquer outro animal, e são medicadas, mas claro que o vet tem de ter experiência nestes animais :(

Já fizeram alguma análise ao sangue dela? É que o beber muita água, ela estar muito magrinha, fora dos problemas hormonais, pode ser diabetes...

Muitos beijinhos e desejos de boas melhoras!!
ines_faria
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 9:15 pm

Bem, Sandra, ela parece-me estabilizada. Estou tentada a pedir análises. A sensação com que fiquei na clínica foi a de que não haveria muito a fazer pela Teca: 2 anos e meio... Vou dar mais uns dias para ver se ela recupera peso. (até porque neste momento, e com o rombo que as finanças tiveram com as idas ao Vet esta semana, vou mesmo ter de esperar pelo fim do mês. )
willelmina
Membro Veterano

terça fev 22, 2005 8:46 am

s e esse o problema, tambem podemos organizar um peditorio aki no site, para ajudar a teca :idea:
ines_faria
Membro Veterano

terça fev 22, 2005 8:23 pm

Nina, obrigada mas isso nem pensar! Tenho a certeza de que ela está a recuperar, e no final da semana já tenho o ordenado! Mas obrigada!!
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 22, 2005 11:26 pm

Mas lá por ter 2 anos e meio ainda não está velha :(

Vê lá Inês, a sério, se precisares de ajuda, entre todos não custa nada. De qualquer forma, percebo-te perfeitamente!

Espero que a Teca melhore e que esteja bem, com muito carinho que recebe por aí, é o mais importante!!

beijinhos grandes!
ines_faria
Membro Veterano

domingo fev 27, 2005 9:11 pm

Bem, a Teca está totalmente recuperada, nem acredito! Até o problema de pêlo desapareceu, e está com a pelagem practicamente recomposta. Está mais pesada e redonda, e já não bebe tanta água como antes. Estou espantada e, claro, muito satisfeita com os progressos. Já a juntei com o Caramelo, haviam de ver a festa que fizeram um ao outro!!!

Depois dos dois sustos que tive, espero que não haja mais nenhum tão cedo.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”