Novamente problemas com a Teca
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Olá! Ainda a semana passada apanhei um valente susto com a minha cuízinha, que recuperou bem, mas as coisas estão mal outra vez.
Ontem à noite ela estava novamente muito desequilibrada, tropeçava e tudo, debilitada. Tratei de lhe dar água e papinha com a seringa, e passado um bocado lá estava ela a comer sozinha. Consegui estabilizá-la o suficiente para só hoje ir à Vet. Desta vez, porém, separei-a do Caramelo e pu-la na "gaiola-hospital", porque me pareceu que era mais grave. Eu acho que ela não está a ver. E de manhã pareceu-me inchada...
A Vet confirmou que provavelmente ela não está a ver mesmo, e que estava bastante inchada. Disse que o preoblema persistente no pêlo deve-se provavelmente a factores hormonais, e que quase de certeza a Teca está com um desequilíbrio hormonal, com afecçãoes ao nível do sistema reprodutor (quistos nos ovários/útero), apesar de não ter corrimento anormal. A coloração mais escura da pele também se deve a isso.
Depois de uma radiografia, viu-se que o estômago está cheio de gases, embora ela tenha as fezes normais.
Levou injecções de antibiótico, anti-inflamatório e soro para se manter hidratada. Não lhe vou pôr comida além do feno, e tenho de a manter quentinha, pois a temperatura dela estava baixa. E o prognóstico é muito reservado, por isso estou preparada para o pior.
Tenho pena, claro, sobretudo quando se trata de uma bichinha tão aguerrida e que teima em se agarrar à vida. É uma lutadora. Ainda agora está ali sossegada, a mordiscar o feno...
Ontem à noite ela estava novamente muito desequilibrada, tropeçava e tudo, debilitada. Tratei de lhe dar água e papinha com a seringa, e passado um bocado lá estava ela a comer sozinha. Consegui estabilizá-la o suficiente para só hoje ir à Vet. Desta vez, porém, separei-a do Caramelo e pu-la na "gaiola-hospital", porque me pareceu que era mais grave. Eu acho que ela não está a ver. E de manhã pareceu-me inchada...
A Vet confirmou que provavelmente ela não está a ver mesmo, e que estava bastante inchada. Disse que o preoblema persistente no pêlo deve-se provavelmente a factores hormonais, e que quase de certeza a Teca está com um desequilíbrio hormonal, com afecçãoes ao nível do sistema reprodutor (quistos nos ovários/útero), apesar de não ter corrimento anormal. A coloração mais escura da pele também se deve a isso.
Depois de uma radiografia, viu-se que o estômago está cheio de gases, embora ela tenha as fezes normais.
Levou injecções de antibiótico, anti-inflamatório e soro para se manter hidratada. Não lhe vou pôr comida além do feno, e tenho de a manter quentinha, pois a temperatura dela estava baixa. E o prognóstico é muito reservado, por isso estou preparada para o pior.
Tenho pena, claro, sobretudo quando se trata de uma bichinha tão aguerrida e que teima em se agarrar à vida. É uma lutadora. Ainda agora está ali sossegada, a mordiscar o feno...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm
a esperança é a última a morrer,
ha mts cuís k estao mto mal e depois, com mto carinho e a ajuda do vet, é claro, recuperam...
mas o melhor mesmo e estar preperada para o pior... as grandes ilusoes acontecem knd s têm esperanças falsas.
nunca deixes a tua porquinha desistir... se for preciso obriga.la a fazer kk koisa k sej preciso, nao exites...
o meu cuí também já esteve numa situação d vida ou morte e agora está aki, no meu colo, feliz da sua vida...
boa sorte para ti e para a tua cuí!
ha mts cuís k estao mto mal e depois, com mto carinho e a ajuda do vet, é claro, recuperam...
mas o melhor mesmo e estar preperada para o pior... as grandes ilusoes acontecem knd s têm esperanças falsas.
nunca deixes a tua porquinha desistir... se for preciso obriga.la a fazer kk koisa k sej preciso, nao exites...
o meu cuí também já esteve numa situação d vida ou morte e agora está aki, no meu colo, feliz da sua vida...
boa sorte para ti e para a tua cuí!

-
- Membro
- Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
- Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia
Exactamente, a esperança é a última a morrer!!!
Espero que ela se recupere rapidamente, o importante é não desistir nunca, e de certeza que você vai fazer tudo p/ isso acontecer!!
Pelos vistos ela está a ser acompanhada, é bom manter a vigilância!
Vá dando notícias...
Beijinhos e força!!
Espero que ela se recupere rapidamente, o importante é não desistir nunca, e de certeza que você vai fazer tudo p/ isso acontecer!!
Pelos vistos ela está a ser acompanhada, é bom manter a vigilância!
Vá dando notícias...
Beijinhos e força!!
-
- Membro Veterano
Parece que a Teca está melhor! Já está menos inchada, já bebe àgua sozinha e parece-me que está a ver outra vez. Continua a comer bem. Mas vai continuar no "hospital" por mais uns dias. Esta menina é uma lutadora.
-
- Membro Veterano
ainda bem k está a melhorar, daqui a uns dias ja deve estar boa...
boa sorte

boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Oh Inês
Espero que ela fique bem para poder então ser tratada depois da causa. É a tal coisa dos problemas de pele poderem ter inúmeras causas, nunca se sabe
Muito pensamento positivo para essa menina linda, que tudo corra pelo melhor!
beijinhos e força!

beijinhos e força!
-
- Membro Veterano
Ela continua a recuperar, está menos inchada e seguramente já vê bem.
Apenas noto que continua muito magrinha e que bebe imensa àgua, mais do que o normal. Na Vet disseram-me que problemas hormonais em porquinhos são deixados tal como estão, dado serem animais muito pequenos e não haver medicação adequada. Resta-me esperar que a Teca se aguente.
Obrigada pelo apoio, é bom sabermos que não estamos sozinhas!
Jinhos
Inês
Apenas noto que continua muito magrinha e que bebe imensa àgua, mais do que o normal. Na Vet disseram-me que problemas hormonais em porquinhos são deixados tal como estão, dado serem animais muito pequenos e não haver medicação adequada. Resta-me esperar que a Teca se aguente.
Obrigada pelo apoio, é bom sabermos que não estamos sozinhas!
Jinhos
Inês
Olá Inês
"Na Vet disseram-me que problemas hormonais em porquinhos são deixados tal como estão, dado serem animais muito pequenos e não haver medicação adequada."
Animais pequenos são praticamente todos os exóticos e a medicação adequada não deve ser muito diferente da utilizada em cães, gatos ou seres humanos...Pode até não ser possível tratar mas possivelmente consegue-se diagnosticar.Boa sorte.
Saudações exóticas,
Rui Patrício
"Na Vet disseram-me que problemas hormonais em porquinhos são deixados tal como estão, dado serem animais muito pequenos e não haver medicação adequada."
Animais pequenos são praticamente todos os exóticos e a medicação adequada não deve ser muito diferente da utilizada em cães, gatos ou seres humanos...Pode até não ser possível tratar mas possivelmente consegue-se diagnosticar.Boa sorte.
Saudações exóticas,
Rui Patrício
-
- Membro Veterano
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Pois, problemas com estes animais pequenitos são difíceis de resolver por cá a maioria das vezes. Por exemplo, nos foruns que vejo da Inglaterra, as porquinhas com quistos nos ovários são operadas para retirá-los como qualquer outro animal, e são medicadas, mas claro que o vet tem de ter experiência nestes animais
Já fizeram alguma análise ao sangue dela? É que o beber muita água, ela estar muito magrinha, fora dos problemas hormonais, pode ser diabetes...
Muitos beijinhos e desejos de boas melhoras!!

Já fizeram alguma análise ao sangue dela? É que o beber muita água, ela estar muito magrinha, fora dos problemas hormonais, pode ser diabetes...
Muitos beijinhos e desejos de boas melhoras!!
-
- Membro Veterano
Bem, Sandra, ela parece-me estabilizada. Estou tentada a pedir análises. A sensação com que fiquei na clínica foi a de que não haveria muito a fazer pela Teca: 2 anos e meio... Vou dar mais uns dias para ver se ela recupera peso. (até porque neste momento, e com o rombo que as finanças tiveram com as idas ao Vet esta semana, vou mesmo ter de esperar pelo fim do mês. )
-
- Membro Veterano
s e esse o problema, tambem podemos organizar um peditorio aki no site, para ajudar a teca 

-
- Membro Veterano
Nina, obrigada mas isso nem pensar! Tenho a certeza de que ela está a recuperar, e no final da semana já tenho o ordenado! Mas obrigada!!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Mas lá por ter 2 anos e meio ainda não está velha
Vê lá Inês, a sério, se precisares de ajuda, entre todos não custa nada. De qualquer forma, percebo-te perfeitamente!
Espero que a Teca melhore e que esteja bem, com muito carinho que recebe por aí, é o mais importante!!
beijinhos grandes!

Vê lá Inês, a sério, se precisares de ajuda, entre todos não custa nada. De qualquer forma, percebo-te perfeitamente!
Espero que a Teca melhore e que esteja bem, com muito carinho que recebe por aí, é o mais importante!!
beijinhos grandes!
-
- Membro Veterano
Bem, a Teca está totalmente recuperada, nem acredito! Até o problema de pêlo desapareceu, e está com a pelagem practicamente recomposta. Está mais pesada e redonda, e já não bebe tanta água como antes. Estou espantada e, claro, muito satisfeita com os progressos. Já a juntei com o Caramelo, haviam de ver a festa que fizeram um ao outro!!!
Depois dos dois sustos que tive, espero que não haja mais nenhum tão cedo.
Depois dos dois sustos que tive, espero que não haja mais nenhum tão cedo.