Problemas de pele
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Eu tive problemas este ano com os meus porquitos, mas já optei por utilizar o Acaril-Bial em vez das injecções no Vet, pois os resultados são muito mais rápidos. Isto no caso da sarna, a tal caspinha e perda de pelo.
-
- Membro
- Registado: terça out 26, 2004 1:49 pm
- Localização: 4 porquinhos da india e 1 canário gloster e 1 chinchila
Olá Inês
Quais eram exactamente os sintomas que os teus porquinhos tinham. Estou bastante preocupada com a minha porquinha, porque ela arranca carne, crosta
, tal é a fúria dela. Limpo com betadine, estou a pôr uma pomada cicatrizante, a ferida já estava a cicatrizar com uma enorme crosta, e hoje... até a crosta ela comeu
A outra porquinha não está ferida, mas anda muito chochinha e tem falta de pêlo nas costas junto do rabito.
Carla Franco
Quais eram exactamente os sintomas que os teus porquinhos tinham. Estou bastante preocupada com a minha porquinha, porque ela arranca carne, crosta

A outra porquinha não está ferida, mas anda muito chochinha e tem falta de pêlo nas costas junto do rabito.
Carla Franco
-
- Membro
- Registado: terça out 26, 2004 1:49 pm
- Localização: 4 porquinhos da india e 1 canário gloster e 1 chinchila
Olá Inês
, tal é a fúria dela. Limpo com betadine, estou a pôr uma pomada cicatrizante, a ferida já estava a cicatrizar com uma enorme crosta, e hoje... até a crosta ela comeu
Carla Franco

Carla Franco
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Carla, já experimentaste algum tratamento?
Sarna não é o mesmo que fungos, sarna é parasitas, mas a caspa (descamações) pode aparecer nos dois casos, acho que a diferença mais visível é mesmo nos fungos o pêlo sair aos molhos.
beijinhos
Sarna não é o mesmo que fungos, sarna é parasitas, mas a caspa (descamações) pode aparecer nos dois casos, acho que a diferença mais visível é mesmo nos fungos o pêlo sair aos molhos.
http://www.hospvetprincipal.pt/sarna.htmSão doenças parasitárias de pele, contagiosas, pruriginosas, transmitidas aos animais e ao homem através do contacto directo com ácaros que são parasitas microscópicos.
Pode ocorrer uma infestação generalizada provocando queda de pêlos, crostas, descamações, escoriações e até perda de peso decorrente da irritação e stress causados pelas comichões dolorosas
Nos animais, o diagnóstico pode ser feito através do encontro dos ácaros nos exames de raspagem de pele, às vezes, observados ao microscópio . Antes de pensar em sarna é melhor excluir outras situações como a da alergia à pulga.
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=204590 (nas pessoas também)A sarna é uma infestação provocada por um parasita - o ácaro Sarcoptes scabiei. Caracteriza-se por pápulas avermelhadas, combinadas com sulcos na pele e intenso prurido (comichão), sendo mais frequente nas crianças e jovens adultos.Quais os sintomas A fêmea do ácaro escava "túneis" debaixo da camada superior da pele, onde vai depositar os seus ovos. Estes "túneis" são visíveis como sulcos.
Para além destes sulcos, outro aspecto dominante da doença é uma situação de prurido (comichão marcada), que poderá estar relacionado com reacção alérgica aos ácaros.
As lesões de coceira sobre os referidos sulcos leva habitualmente a reacção inflamatória e, por vezes, mesmo à infecção cutânea secundária.
A fêmea do ácaro deposita os ovos nos sulcos escavados debaixo da camada superior da pele, nascendo as respectivas larvas em poucos dias. A parasitose vai-se assim perpetuando.
Após a infestação, durante várias semanas podem não ocorrer quaisquer sintomas, que só virão a surgir à medida que a pele se vai tornando sensível às fezes do parasita.
beijinhos