Feridas no lombo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
ping
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 02, 2005 3:12 pm

terça jun 21, 2005 4:24 pm

Boa tarde. é a primeira vez que participo neste forum, espero voltar mais vezes.
Acho que a minha experiência com porquinhos é diferente da vossa e o que sei vem do meu contacto com eles. Espero aprender mais convosco!
Vivo em Leiria, a minha casa tem quintal e os meus porquinhos vivem à solta. Também tenho um cão e já tive um gato, que desapareceu há cerca de dois meses.
Os nossos porquinhos vivem em casas de madeira espalhadas no quintal, construídas pelo meu namorado. Temos várias, todas diferentes e em vários locais.
Por vezes os machos lutam. Os mais pequenos são expulsos pelos maiores, os mais velhos agredidos pelos mais novos, etc. Mas é todo um ciclo, pois um macho bebé pode ser protegido por outro que mais tarde vem a atacá-lo, mas ao ficar mais velho e doente passa a ser a vítima.
De tempos a tempos tenho problemas, pois as fêmeas engravidam e têm bebes todas na mesma altura. Tenho sempre dado as crias com que não fico.
O gato nunca atacou nenhum, pelo contrário: Eu sabia sempre quando os bebés tinham nascido pois o gato ficava todo o dia junto deles.
Já do cão não posso dizer o mesmo: Já matou alguns, principalmente bebés. Ele não ataca para os matar, só quer brincadeira, mas como é grande às vezes a história acaba mal. Claro que não fico feliz por isso, mas o risco de todos os animais que vivem em liberdade são os predadores.
Nunca me preocupei com as fezes do cão no quintal, pois tento sempre mantê-lo limpo. E os porquinhos são inteligentes o suficiente para, em todo aquele espaço, saber escolher de onde comem.
O meu macho mais velho, reparei ha pouco, tem feridas nas costas, até algumas crostas. Julgo que é por ser atacado pelos mais jovens, que não perdoam na luta pela dominância. Mas já pensei que possa ser alguma doença própria da idade. Ele já tem cerca de três anos. Alguém me sabe informar acerca?
Obrigado por me deixarem partilhar as vossas experiências.
Felicidades para vocês e os vossos bichinhos, porque os meus eu sei que são felizes! É tão giro vê-los em rebanho a pastar... Já cheguei a ter 21 ao mesmo tempo!
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”