Olá,
Essa dança de que falas (incluindo o ronronar) é uma espécie de corte que os porquinhos fazem.
Também tenho dois machos, juntos desde que nasceram (são irmãos) e todos os dias fazem isso. Só se torna um problema quando um deles insiste em "cobrir" o outro. No meu caso, o meu porquinho Benjamim tenta sempre cobrir o Misha e normalmente não há problema porque o Misha alinha na brincadeira e não se importa. Só que há dias (normalmente de mês a mês) em que o Benjamim fica especialmente chato e não larga o mano. Aí o Misha irrita-se um bocado e às vezes chega-se para trás na típica posição de ameaça e fica a bater os dentes como se dissesse: "NÃO TE APROXIMES".
Convém nessas alturas estar por perto para ver se eles não se aleijam porque dizem que uma vez que dois porquinhos briguem a sério, será difícil continuar a mantê-los juntos.
Quanto a afeiçoarem-se depende muito do contacto que temos com eles e, claro, também da personalidade do porquinhos, porque eles são todos diferentes.
Os meus já têm dois anos e continuam assustadiços na gaiola mas isso deve-se a ela estar no chão de onde a perspectiva de um ser humano é mais assustadora. Mas, quando os tiro da gaiola eles ficam todos ternurentos e ainda hoje de manhã os tive na alcofa numa sessão de mimo. O Misha deve ter bocejado umas 10 vezes
Espero ter ajudado.
Jinhos, Joana