Limpeza da gaiola

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

porquinha_mia
Registado: domingo set 04, 2005 10:26 pm

quinta set 08, 2005 6:50 pm

Olá outra vez :lol:

Como tenho os meus porquinhos há pouco tempo e não quero que nada lhes falte as dúvidas surgem a toda a hora!! ;)

A questão tem a ver com a limpeza da gaiola... No início pus uma camada imensa de granulado de madeira e durante uma semana não limpei nada. Não cheirava mal mas nunca gostei daquele aspecto de caganitas misturadas ca madeira!! :lol: ;) :D :p . Tirei tudo e lavei a gaiola na banheira (sem os porquinhos :p :p :lol: :lol: lol). Agora optei por pôr uma camada mais pequena misturando aparas de madeira nos ninhos. Todos os dias com uma pá de gata tiro as partes que vejo molhadas.
Gostaria agora de saber a vossa opinioão e que me dessem dicas pois lavar a gaiola todas as semanas não se torna muito prático porque ela tem um metro de comprimento :? . Como é que costumam fazer? Lavam todas as semanas ( :o ) ou retiram o que está dentro com uma pá e só lavam de vez em quando (como por exemplo uma vez por mês.....)????

Gostaria que me ajudassem para esta dúvida ser esclarecida e para os meus bichinhos estarem sempre num lar limpinho ;) :lol:

Obrigada!!!
:arrow: 3 Beijokas, Mia ;) ;) :roll: :lol: :D ;)
mjoao_31
Registado: quinta ago 04, 2005 1:43 pm

quinta set 08, 2005 8:42 pm

Eu uso cat best e chipsi mais. mas quando acabar vou optar por pedras. limpo 3 vezes por semana. :D
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

domingo set 11, 2005 10:04 pm

Olá,

Temos poucas gaiolas de plástico, mas a minha esposa utiliza aparas de madeira para forrar a gaiola e limpa de 4 em 4 dias o que está sujo, se estiver tudo sujo então são substituidas as aparas todas. Eu também não gosto muito do aspecto do granulado e prefiro as aparas. Mais de uma semana é que não convém estar sem limpar, é mesmo o limite. Quanto ao lavar depende de cada um e se a gaiola está muito suja ou não. Para gaiolas grandes, de mês a mês é capaz de ser suficiente.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

terça set 13, 2005 12:33 am

Eu limpo mediante a sujidade... se numa semana eles andam mais soltos acaba por aguentar mais um cadinho a tirar as partes molhadas.
Limpo sempre com uma garrafita com 1/2 vinagre 1/2 água e depois passo uma mangueirada (esta última parte comecei a fazer há pouco tempo, antes só passava a mistura e deixava secar).
No chão já experimentei muitas coisas, mas gostei mais das aparas de madeira pq é fofinho e bem mais barato.
Talvez seja melhor mesmo limpar 1 vez por semana para desinfectar aquilo pq se não acredito que comece a cheirar mal. Até agora não tenho razão de queixa.
RitaAlex
Membro Júnior
Registado: quinta ago 15, 2002 12:01 pm

quarta out 19, 2005 4:14 pm

Eu limpo a gaiola no minimo uma vez por semana. Além das aparas de madeiras, coloco por baixo bastantes folhas de jornal que acabam por absorver mais a urina e não fica tanta nas aparas. Lavo a caixa de vez em quando, quando acho que está suja.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta out 19, 2005 7:44 pm

Eu uso granulado cat's best. Mudo quando está muito sujo ou uma vez por semana. Lavo de mês a mês.

Às vezes misturo «silica» para os caixotes dos gatos, quando acho q eles estão muito mijões, e hoje experimentei um granulado de madeira aos quadradinhos q se usa para os répteis...( tudo misturado! ) Vamos ver o q dá.
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

quinta out 20, 2005 12:40 pm

Olá!!
olha eu acho que isso depende issêncialmente dos porquinhos que tens, neste momento já só tenho um e pelo que percebi tu também...
Eu limpo a do meu moloko uma vez por semana porque ele passa a maior parte do tempo a solta e como tal não a suja muito...eu forro a casa dele com bastante jornal e por cima coloco as aparas de madeira...por vezes, quando ela está mais mijão, retiro o jornal e as aparas que ficam por dentro da casota dele duas ou três vezes por semana porque é ai que ele urina mais mas isso só de vez em quando, depende dele...lavo e desinfecto a gaiola uma vez por mês...no meu caso não necessito de mais limpezas agora é questão de veres o teu...
anarosasa
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia

sexta nov 04, 2005 6:23 pm

Eu uso o granulado de madeira da cat's best...
Lavo a gaiola 1 x por semana, e ao meio da semana retiro as partes mais molhadas e coloco novo granulado.
A minha gaiola tem cerca de 1m.
Lavo sempre a gaiola com água e vinagre!!

Espero ter ajudado!! ;)
Beatrizzzz
Membro
Registado: sábado jun 05, 2004 12:20 am

segunda dez 19, 2005 1:01 am

A gaiola do ramick e gaiola d coelho, mas ao invés de colocar jorlal na base eu coloco Cat Plus e troco quando tá muito sujo, mais ou menos 1 vez por semana, mas o jornal da casinha u troco todo dia :p
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

sexta jun 15, 2007 5:45 pm

Olá! Eu acho que limpo a gaiola da minha porquinha demasiadas vezes, mas é que eu a forro com bastante jornal e por cima bastante feno, eu não ponho granulados nem nada disso, e como é so jornal e feno aquilo fica bastante sujinho.
Eu limpo dia sim dia nao.
Eu devia limpar tres dias por semana, mas não gosto nada de ver lá os cocós todos uns em cima dos outros, acho que a minha porquinha precisa de um lar limpinho.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta jun 15, 2007 6:21 pm

Jornal e feno não é dos melhores fundos.
Tenta usar cat's best, para além de não ficar ensopado, o cheiro é menor e para mim é o mais higiénico.
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quinta set 30, 2010 4:48 pm

Viva,

Tenho 2 gaiolas uma em plástico e outra artesanal em inox.

Como sou novo nestas andanças, gostaria de saber se faz mal, aos porquinhos, lavar as gaiolas com água e lixívia e depois enxagua-las bem. Tenho feito este procedimento 2 vezes por semana.

Caso não seja aconselhado que produtos devo usar (desinfectar e tirar os cheiros) e com que frequência?

Os comedouros e bebedouros, também não sei o que devo usar para os lavar e com que frequência?

Muito obrigado
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta set 30, 2010 10:24 pm

Ola Ricas,

Nao devias usar lixivia, uma vez que tem um cheiro forte... agua com vinagre limpa e desinfecta bastante bem, alem de que eh um produto natural e nao tem quimicos. Podes usar tambem para limpar os comedouros. Usa uma esfregao para ajudar a limpar.

A frequencia depende da tua sensibilidade a cheiros. Sentes realmente necessidade de lavar a gaiola 2 vezes por semana? Eu varro apenas as aparas e passo com um paninho humido para tirar melhor o pó que se acumula.
Quantos porquinhos tens?

Eu limpo os meus bebedouros com agua. Coloco uns cotonetes la dentro e agito. O algodao dos cotonetes ao entrar em contacto com o plastico acaba por tirar os "limos".

Cumprimentos,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

sexta out 01, 2010 10:09 am

Bom dia Marta,

Muito obrigado pelos conselhos passarei a usar vinagre ao invés de lixívia.
Cada vez que mudo o litter (Catsthebest) acabo por lavar a gaiola também. Tenho uma varanda, mesmo ao lado da sala onde eles estão, que me facilita as limpezas.

Os bebedouros que comprei são um pouco grandes por isso os cotonetes não deverão chegar ao fundo. Estava a pensar comprar um escovilhão para os lavar. Já agora mudar a água 2x por semana será suficiente?

Tenho 2 porquinhos-da-índia, um macho e uma fêmea. O macho foi comprado por impulso à cerca de 2 semanas. A fêmea apareceu lá em casa oferecia por um familiar (tive de ir a correr arranjar outra gaiola). O macho parece-me ser coroado Inês e a fêmea é mais “comum” com nariz mais comprido de pêlo curto tricolor.

Estão separados, mas como as gaiolas estão uma ao lado da outra fartam-se comunicar. Já pensei em arranjar outra fêmea para fazer companhia à que está sozinha, isto caso a actual situação não seja a ideal.

A fêmea apesar de ser mais “rafeira” é mais limpinha, faz sempre no mesmo sítio facilitando a limpeza. O macho parece que anda a marcar território o que faz que tenha que limpar a gaiola com a tal frequência. Será por ter a fêmea ao lado?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção.
Ricardo
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta out 01, 2010 10:23 am

Bom dia, Ricardo

A ideia do escovilhao eh boa. Pode mudar a agua de dois em dois dias para manter a qualidade, ainda mais se diz qus os seus bebedouros sao grandes.

Fez muito bem em separar os dois. :)
Os machos realmente tem uma glandula e por vezes marcam territorio arrastando o rabo no chao que deixa um pequeno rasto e um ligeiro odor. Essa glandula por vezes deve ser limpa.

Sobre o comportamento de machos com femeas apenas lhe sei dizer alguma teoria porque sempre tive pares do mesmo sexo. Primeiro 2 machos e hoje em dia 3 femeas.
Apenas sei que 2 machos juntos com femeas por perto nao se vao dar bem. Na epoca do cio os macho fazem uma "danca" para assediarem a femea (mesmo entre femeas isto acontece). Este comportamento tambem eh semelhante em questoes territoriais, mas eh acompanhado com um empinar do nariz (o nariz mais alto ganha, lol) :)

Se calhar uma boa solucao seria castrar o macho e assim ja os podia manter juntos.

E eh verdade, ha sempre uns mais limpos que outros :) mas nao tem necessariamente a ver com raca. Ha porquinhos que fazem xixi nos cantos da gaiola, outros eh por todo lado... pode ser o caso do macho e nao ter necessariamente a ver com a femea.

Ja agora, vai haver uma exposicao de porquinhos este sabado, na povoa de santa iria e em novembro em santarem. Se tiver disponibilidade, visite uma vez que vai encontrar pessoas que o podem ajudar em algumas questoes :)

Que idade tem os seus porquinhos, sabe?

Deixo-lhe um link muito util e completo sobre porquinhos:
http://www.guinealynx.info/

Cumprimentos,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”