unhas
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 09, 2006 5:30 pm
olá! mas as unhas parecem saudáveis ou nem por isso? se não, aconselho a ir um vet. se parecem saudaveis podes cortar , se bem que eu tenho smepre medo de fazer isso.....vou sempre ao vet.
se te aventuares a cortar, corta só a parte branca....
se te aventuares a cortar, corta só a parte branca....
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
- Contacto:
Não é propriamente normal estarem tortas, mas não é problemático, acontece porque nas gaiolas as unhas deles n se desgastam como no "meio natural".
Este é um exemplo de unhas traseiras longas:

As da frente chegam mesmo a encaracolar se n forem cortadas.
Agora talvez tenhas mais dificuldades a cortar e se não te achares capaz vai a um vet e pede para te mostrar como se agarra no porquinho e como se corta.
Se te achares capaz, a primeira vez podes pedir a alguém para a agarrar enquanto tu cortas. Eu costumo sentá-los no meu colo e corto sozinha, mais ou menos como nesta foto. Alguns porquinhos são menos colaborantes e podem ser um desafio.... com o tempo "vai-se lá"!

Nas unhas transparente dá para ver até onde se pode cortar, nas pretas é melhor n arriscar muito e aparar só as pontas. Em caso de dúvida corta sempre menos.
Quando estão muito grandes pode dar-se o problema de um corte grande demais fazer sangue. Nesse caso, como na foto abaixo, vai cortando as pontas progressivamente em vez de tudo num só dia.

Jinhos, Joana
Este é um exemplo de unhas traseiras longas:

As da frente chegam mesmo a encaracolar se n forem cortadas.
Agora talvez tenhas mais dificuldades a cortar e se não te achares capaz vai a um vet e pede para te mostrar como se agarra no porquinho e como se corta.
Se te achares capaz, a primeira vez podes pedir a alguém para a agarrar enquanto tu cortas. Eu costumo sentá-los no meu colo e corto sozinha, mais ou menos como nesta foto. Alguns porquinhos são menos colaborantes e podem ser um desafio.... com o tempo "vai-se lá"!

Nas unhas transparente dá para ver até onde se pode cortar, nas pretas é melhor n arriscar muito e aparar só as pontas. Em caso de dúvida corta sempre menos.
Quando estão muito grandes pode dar-se o problema de um corte grande demais fazer sangue. Nesse caso, como na foto abaixo, vai cortando as pontas progressivamente em vez de tudo num só dia.

Jinhos, Joana
Última edição por Zohia em segunda fev 27, 2006 8:41 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm
Vê nesta página para ver se ajuda, tem imagens muito boas:
http://guinealynx.info/feet.html
http://guinealynx.info/feet.html