Ajuda contra a sarna

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Debora_Elbereth
Membro Júnior
Registado: domingo jun 11, 2006 3:32 am

domingo jun 11, 2006 4:34 am

Olá...

...preciso urgente de ajuda...

Há menos de duas semanas, apareceu de um dia para o outro no meu porquinho mais novo uma ferida grande na cara, sangrando. Num primeiro momento achei que meus porquinhos tinham brigado e a ferida tinha sido feita pela briga. Tratei do ferimento com um anti-séptico mas a lesão foi se espalhando com o passar dos dias, em direção do olho. Logo em seguida meu outro porquinho desenvolveu uma ferida parecida na ponta do focinho.

Pesquisando na internet descobri que eles estão com todos os sintomas da sarna demodecica,ou sarna negra, um tipo muito sério da doença (a área afetada está sem pêlos, escura, sangra, espalha-se pela área dos olhos). Conheço a variedade de sarna mais comum, pois meu primeiro porquinho já veio infectado do pet shop com ela, e identifico os sintomas como diferentes.

Infelizmente gastei bastante dinheiro com veterinário recentemente pois meu PDI mais velho teve pedra nos rins, e estou sem condições de levar os dois novamente ao médico... gostaria de saber se há alguém neste fórum que tenha experiência com essa doença e que possa me indicar um tratamento...ou algum veterinário.

Estou muito preocupada com meus bichinhos, gostaria de poder levá-los logo ao veterinário, entretanto não posso de imediato...

Obrigada à todos.

:cry:
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo jun 11, 2006 11:23 am

Tratamento ninguém te pode aconselhar, só mesmo o veterinário.
Terás mesmo de os levar ao veterinário o mais rápido possivel.

Já agora és de onde?
Debora_Elbereth
Membro Júnior

domingo jun 11, 2006 9:58 pm

Sou de São Paulo, Brasil.
...eu também concordo que o correto é levá-los ao veterinário, se pudesse já os teria levado :cry:
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo jun 11, 2006 10:19 pm

Experimente ir a um veterinário e explicar a situaç~ão, dizendo que só poderá pagar daqui algum tempo.
Com a sarna não se pode "brincar", os porquinhos sofrem mesmo muito com ela!
Por favor vá nos dizendo como está a situação!

Jinhos e boa sorte, Joana
pukapookie
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 7:10 pm
Contacto:

segunda jun 12, 2006 11:10 am

Olá

Pode ser que isto te ajude, tirei do site http://www.ninho.net

A sarna, geralmente aparece em animais criados em más condições de higiene. O animal apresenta áreas sem pêlo, coça-se bastante e a pele fica avermelhada, com feridas e crostas. O tratamento é feito através de banhos semanais com sabonete tetmosol (encontrado em farmácias). Fêmeas que estejam em lactação deve ter-se o cuidado de, na hora do banho, não passar o sabonete na região das mamas, uma vez que os filhotes ao mamarem podem ingerir o veneno do sabonete e morrerem. A sarna não tratada, pode enfraquecer o animal a tal ponto que ele acaba morrendo, por isso é tão importante que se trate logo o porquinho. É altamente contagiosa e os animais afectados devem ser separados dos demais e a gaiola limpa com água sanitária.

Boa sorte
Ângela
Debora_Elbereth
Membro Júnior

terça jun 13, 2006 4:17 pm

Eu acho que é sarna mesmo, porque quando comprei meu primeiro porquinho ele já veio com sarna da loja, talvez não tenha curado completamente...
Hoje conversei com os funcionários de um pet shop perto de onde moro, disseram que posso levar meus porquinhos para o veterinário ver sem cobrar consulta. Vou levá-los amanhã, vamos ver ...

Obrigada pela ajuda!
Debora_Elbereth
Membro Júnior

quinta jun 15, 2006 12:49 am

O vet não era especializado em exóticos, (a grande maioria é vet só de cachorro e gato :? ), mas parece que acertou no diagnóstico, é provavelmente um fungo, me receitou uma pomada que já estou usando e hoje mesmo já parece estar fazendo efeito... estou muito feliz que não é sarna de novo, e que não é nada grave! :lol:

...esses meus porquinhos são bem frageizinhos... já é o 3º problema de saúde em menos de um ano... mas é assim mesmo, né?

Beijos
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta jun 15, 2006 10:50 am

Os meus não têm tido qualquer problema, mas como dizes que aí no Brasil é normal eles virem com sarna das petshops, é normal que venham um pouco fragilizados.

Agora tens que ter cuidado para que não volte a aparecer.:)

As melhoras para os porquinhos.:)
Debora_Elbereth
Membro Júnior

quinta jun 15, 2006 2:33 pm

Temos muitos problemas na hora de comprar um porquinho aqui no Brasil... infelizmente é comum os porquinhos já estarem doentes quando compramos... já me aconteceu de visitar alguns pet shops grandes e encontrar porquinhos à venda com sarna bastante visível!

A loja que comprei diz ser a maior da América Latina, e mesmo assim meu porquinho já veio com sarna :| ... mas nas lojas pequenas os problemas podem ser ainda maiores, pois já ouvi casos de porquinhos com piolho e porquinhas que já vêm grávidas...

Outro problema é que não há variedade de raças. Só se encontra porquinhos abssinios e de pelo curto. Eu procurei durante meses por porquinhos de pelo longo e não encontrei em lugar algum aqui em São Paulo, apenas em alguns Estados do país, mas que não enviavam porquinhos para a minha região :cry:

Em relação a porquinhos ainda temos muito a aprender com os portugueses!
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta jun 15, 2006 3:01 pm

Cá, já temos alguns bons criadores.:)

É pena as petshops aí não cuidarem bem dos porquinhos, mas aqui em Portugal também encontras lojas, em que os porquinhos estão nesse estado.:?
Acho piolho menos preocupante que sarna, por achar ser mais facil de tratar.:)

Cá abissinios puros é dificil de encontrar, mas temos criadores de pêlo comprido.
Os abissinios estão na minha lista, para um dia ter.:)
Debora_Elbereth
Membro Júnior

quinta jun 15, 2006 5:40 pm

...aqui acho que não existe raça pura à venda. Meus porquinhos são abissinios, mas provavelmente não são puros.

No Brasil PDIS não são pets populares, eu mesma conheci os porquinhos através de fotos na internet, e só depois que me interessei em ter um é que os vi pessoalmente... muita gente aqui nem sabe o que é, confunde com chinchila, coelho e até hamster... mas normalmente chamam de preá, que é um animal brasileiro da família do porquinho.

É até engraçado, muitas vezes eu digo pras pessoas que tenho porquinhos-da-índia e elas pensam que é porco de verdade :roll:

É provavelmente por isso que é tão difícil achar raças variadas aqui. Não tem muita procura, por isso os criadores não se interessam. :|
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”