Na minha opinião, que penso ser correcta neste caso, os suplementos só devem dar-se quando existe uma carência. A falta de um certo elemento pode ser negativa, mas o excesso também nos pode fazer mal, tal como aos animais.
Deverias passar a adoptar uma rotina em que lhe dês vegetais uma vez por dia. Ao princípio ela pode não pegar em todos mas com o tempo vai-se adaptando. Experimenta, para além da cenoura, tomate, pepino, salsa e pimento vermelho por exemplo. Partes tudo em bocados (nem precisam ser muito pequenos porque lhes faz bem roer) e pões numa tigelinha.
Quanto ao feno, mesmo que te pareça que ela não gosta, tens de dar. Se calhar usaste um feno que era mais tipo palha? Amarelo e grosso? O ideal é que seja bem verde e cheiroso. Não vale a pena recomendar marcas porque varia muito. Eu uso Versele-laga e nuns meses tanto pode ser muito bom como noutros ser seco e eles nem ligam. Escolhe bem o pacote quando fores comprar.
Quanto à ração, também passei muitos anos a usar ração de supermercado e nunca fiquei satisfeita. Desde que uso Versele-laga que me parece ser uma ração muito boa, nem sempre eles comem tudo mas nunca se fartaram como antes acontecia com as outras.
Procura uma loja de animais e faz como eu fiz ( sou de uma cidade pequena em que é difícil arranjar coisas de jeito), pede se podem encomendar daquela marca: a marca é Versele-laga e a ração específica chama-se Cavia Nature ou outra que é a Cavia Crispy. Ambas são boas e mesmo que pareça mais caro penso que não seja assim tanto. Eu compro em pacotes de 3 kg e apesar de teres de pagar mais de uma vez, é capaz de não sair mais caro que as caixas mais pequenas do supermercado.
Já encontraste o numero da faculdade? Não sei se terão especialistas mas certamente terão vets com experiencia nestes animais e, se for como em Lisboa, as consultas são ligeiramente mais baratas, por um bom serviço.
Se tiveres mais duvidas avisa e por favor dá-nos noticias!
Jinhos, Joana
P.S.: Se tiveres MSN podes adicionar-me
[email protected]