Eu por acaso nao sei de ninguem que tenha porquinhos a ir ao Wc. Mas sei de foristas que compraram um Wc, só nao sei se resultou.
Esses Wc sao mais indicados para as chinchilas que de facto só fazem num sitio.
Regra geral os porquinhos fazem as suas necessidades por toda a gaiola. Mas também deve depender de porquinho para porquinho, porque o meu mais novo só faz xixi nos cantinhos enquanto que o outro é por todo o lado.
Os meus porquinhos nao fazem nada fora da gaiola, eventualmente o CUi faz uma caganita fora mas só se sentir muito à vontade.
O que eu sempre fiz foi em vez de os levar para longe da gaiola, abro a gaiola para eles poderem sair por si, e sempre que precisam de fazer alguma coisa voltam lá para dentro. Quando se afastam muito tento controlar o tempo porque senão depois o risco de "fugas" é maior.
Isto resultou com os meus dois. Agora não sei se é válido para todos os outros.
Eu acho que os porquinho bebés serão mais faceis de treinar do que um mais velho, mas isso exige muito tempo e dedicação e comida. O desafio é maior porque eles sao por natureza muito assustadiços, entao precisam de ganhar confiança. O meu Cuí responde pelo nome, qd o chamo vem ter comigo (se quiser, claro).
Se puderes, em vez de um porquinho arranja logo dois do mesmo sexo. Um porquinho é um animal social, e ficam os dois a ganhar

Eu primeiro só tive um, depois arranjei outro e o mais velho está muito mais dócil (ele sempre foi um puto rebelde. muito inteligente, mas rebelde).
Boa sorte