quinta set 21, 2006 12:01 am
Sobre o tema, a mim pessoalmente não me choca que os porquinhos sejam vendidos em lojas, se estas tiverem condições, se os tratarem bem, se fizerem separação por sexos e se informarem o comprador, mas tentar arranjar uma loja assim em Portugal pode-se contar pelos dedos de uma mão.
O animal na loja é sempre um chamariz, por vezes eu entro numa loja só para ver os animais e chama sempre a atenção às pessoas, o que custa é ver muitas vezes a ignorancia de como são tratados e as más condições que apresentam.
Em relação à reprodução partilho a opinião da Zohia, não podemos "humanizar" os animais e aplicar os nossos sentimentos a eles, mas encontrar sempre uma boa forma para que fiquem protegidos e bem tratados enquanto estão connosco.
Sobre os criadores, há quem o faça só por negócio, outros nem tanto , mas que para continuar a obter bons exemplares precisam de espaço para os novos bébés e se tentam desfazer dos mais velhos. e outros que enquanto tiverem espaço vão ficando com eles.
Mas é sempre complicado, dado que se a criação crescer vai-se cair sempre na segunda opção, e aí depende do carácter da pessoa, se aceita que vão para qualquer lado ou se só venda a quem dê boas garantias.
Mas nunca se pode ter certeza, pois não sabemos se quem vai ficar com eles os vai tratar bem, podemos ter uma ideia, mas certeza mesmo é dificill, isto quando não se conhece a outra pessoa.
Eu sinceramente digo que me custa vendê-los, se pudesse ficavam cá todos, aliás, individualmente não faria criação, pois custa-me a ideia
de viver tanto tempo com um animal e depois ele ir para outro sítio, quando se está tão acostumado a vê-lo ali e já se tornou parte da família.
A opção da criação é parte mais da minha esposa e eu faço o possivel em ajudar, principalmente na parte de falar com os futuros donos, mas não me sinto digamos, um "criador".
Aqui uma fêmea nunca tem mais de 4 ninhadas e existe sempre um intervalo de 4 a 6 meses entre engravidarem novamente, para além de que muitas "reformadas" vão ficando por cá. Mas é complicado, pois o espaço não dá para todos e vamos tendo sempre que por alguns à venda.
Pelo menos aqui faz-se porque gostamos e não pelo negócio, dado que os custos da manutenção mensal dos porquinhos devem ser o triplo ou o quádruplo de algum lucro com uma venda que se possa fazer de vez em quando. Para além de que temos todos os porquinhos que podem ver na página do Sítio dos Porquinhos, que são apenas animais de estimação e que nunca foram destinados para qualquer criação e que também são um bom número. Com esses devo confessar que tenho uma relação mais profunda do que com os outros destinados à criação, embora tenha favoritos entre todos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>