dúvidas... alguém pode responder?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
limes
Membro Júnior
Registado: quarta out 25, 2006 4:28 pm

quarta out 25, 2006 9:36 pm

Olá!!
Tenho um porquinho há cerca de um mês, como tal ainda sou novata nestas andanças.. Ouvi dizer q n se deve dar alface pq faz diarreia, e couve posso dar?
Para além disso o meu porquinho n gosta de laranja (pelo menos das vezes q lhe dei, nunca comeu), quais são os legumes/frutas/vegetais q têm mais vitamina C? A vitamina C da ração é suficiente?
Outra dúvida q tenho é em relação aos barulhos q ele faz, à noite dou-lhe sempre uma grande dose de colo e de mimos para ver se ele se habitua a mim, normalmente ele faz aqueles barulhinhos de quem está a gostar, mas, ao mesmo tempo "bate" com os dentes, como se tivesse a roer... isso é bom ou mau sinal?
Para além disto tudo é um maricas de primeira, está sempre com medo de tudo, assusta-se facilmente e sempre q vê uma toca ou um canto esconde-se.. Já veio da loja há cerca de um mês, n era suposto estar habituado a mim e sem medo?
obrigada
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta out 25, 2006 10:48 pm

Olá, Limes.
Bem-vindo/a.
Alface não convém dar-se porque para além de não ter grande valor nutritivo, pode causar diarreia.
Couve podes dar, couve lombarda, couve portuguesa.
Em relação a laranja, tenta insistir que ele coma, ou seja, vai colocando gomos de laranja com um corte para ver se ele pega.

Que tipo de alimentação lhe dás? E que ração?

Os porquinhos levam um tempinho até se habituarem a nós. Tens que ter paciência.

Quanto aos barulhinhos podes ver aqui:
http://os3porquinhos.tripod.com/sons.htm

Em relação á alimentação, podes ver aqui:
http://os3porquinhos.tripod.com/alimentacao.htm
limes
Membro Júnior

quarta out 25, 2006 11:16 pm

Olá! Obrigada por teres respondido! Ele tem sempre à disposição ração (da Prestige com vit C) e feno, e todos os dias dou-lhe salsa. O resto dos legumes vou alternando... pepino (ele adora), tomate (n come), couve, maçã, rúcula, laranja (n come) etc etc
Em relação aos barulhinhos eu já conhecia esse site, mas o "bater dos dentinhos" n vem lá no site e n faço ideia se é bom óu se é mau.

Outra dúvida q eu tenho é em relação à urina... o xixi dele n é transparente como o dos cães, é normal?
Obrigada
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta out 25, 2006 11:21 pm

Os meus ás vezes batem os dentes porque estou a meter-lhes a comida na tacinha, ou quando estão no colo e estão aflitos para fazerem xixi.
Mas o bater de dentes é muito frequente?

Sim, é normal não ser transparente.

Tenta dar kiwi, que também tem vitamina-c, maçã.
Se fores dando alimentos e outros frutos com vitamina-c, não te preocupes se não comer laranja.;)
limes
Membro Júnior

quarta out 25, 2006 11:28 pm

ok! muito obrigada... Já agora mais uma dúvida (elas vão ocorrendo)... o meu porquinho é muito comilão e mal lhe ponho os legumes ataca logo a comida.. Ando por aqui a ler no forum e já várias pessoas afirmaram q normalmente os porquinhos gritam/guincham/fazem muito barulho qdo vêem comida ou qdo querem comida. O meu n faz nada disso. Está sempre muito tranquilo qdo lhe ponho a comida, n faz nenhum tipo de "festa"...
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta out 25, 2006 11:35 pm

Não fiques triste com essa situação.
Aos poucos pode ser que ele se manifeste.
Eu tenho dois porquinhos, um quase não faz nada, só de vez enquando é que desata aos pulos, já o mais novinho guincha por tudo o que é sitio quando ouve o barulhos do saco da comida ou de qualquer saco porque pensa que é comida.:)
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

quarta out 25, 2006 11:37 pm

oi..
pois, as minhas ao inicio tb n faziam esses barulhos e eu tava xeia de pena pk lia estes donos babados :p a axar mta piada e em minha casa nada!!! Agora, se me atraso um bocadinho nas duas refeições diárias de legumes/frutas, bem...nem te conto!!! :p são as três a guinchar como se n houvesse amanhã!! :p
agora qd lhes trago a comida, venho da cozinha a assobiar e elas respondem me logo tb c assobios!!!
às vezes tou distraida a assobiar e elas tb me respondem!! :)
limes
Membro Júnior

quinta out 26, 2006 1:40 pm

Muito obrigada pelas respostas! Vou dar tempo ao tempo, ele aos poucos vai ficando mais espevitado... hoje à hora de almoço, tava doido numa correria e aos pulos pela casa (deixo a gaiola sempre aberta, ele entra e sai qdo lhe apetece)... só se eu me aproximar ou fizer movimentos bruscos é q ele se assusta..
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta out 26, 2006 8:38 pm

Bem, adorei o artigo dos sons!
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sábado out 28, 2006 12:33 am

Com o tempo ele habitua-se, o porquinho é sempre muito timido nos primeiros dias, dado que usa como defesa contra predadores o ficar parado sem se mover. Mas depois que se familiariza é um bom companheiro.

Claro, os porquinhos são sempre muito sensiveis a movimentos bruscos por cima das suas cabeças, por isso é normal que se assuste.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”