Mãe porquinha com queda de pêlo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

segunda fev 26, 2007 10:21 pm

Um amigo meu tem um casal de porquinhos, tem dois juvemis de tres meses, a mãe deles teve agora outra ninhada, a segunda, a dez dias, teve 5 bebes um deles morreu mal nasceu, a mãe começou a perder o pêlo e esta muito magra, mas ñ está apatica, come e está vivaça! ja li num site que é normal acontecer quando tem ninhadas muito juntas, tambem ja me diseram que ñ tem nada a ver deve ser uma infecção da pele! Eu ja a vi e ela ta super normal, a pele ta cor de rosa e parece saudavel, sem manchas nem pigmentos! Alguem tem ideia do que será?
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda fev 26, 2007 10:42 pm

O problema será as ninhadas muito juntas e o facto da última ter sido grande.
Não se dever submeter uma fêmea a ter uma ninhada tão próxima da outra, o que provoca um desgaste muito grande.
Debora20
Membro Veterano

segunda fev 26, 2007 10:44 pm

ah, então quer dizer que ela vai recuperar bem? sozinha?
Debora20
Membro Veterano

segunda fev 26, 2007 11:00 pm

é que é esse meu amigo que me vai dar o porquinho, o Tobias, e queria saber se isso ñ afecta os bebes em nada? e tambem pelo meu amigo que gosta mt da porquinha e ñ sabe o que fazer! ja perguntamos a uma veterinaria de animais exoticos do estoril e ela disse que ñ tinha nada a ver com as ninhadas juntas!
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 26, 2007 11:03 pm

Quando a porquinha estava grávida, reforçaram a alimentação dela?
Tiveram o cuidado de separar o casal antes do parto?

Avise desde já aos seus amigos para não submeterem a porquinha a novas ninhadas tão cedo.
Número de ninhadas por ano – O mais aconselhável são 2 ninhadas por ano. Após cada parto e amamentação as porquinhas perdem bastante peso, sendo conveniente que estas se restabeleçam convenientemente antes da próxima ninhada.
O miklos é capaz de saber responder se terão de ter mais algum cuidado e se terão de reforçar a alimentação da porquinha, nesta altura.
Debora20
Membro Veterano

segunda fev 26, 2007 11:20 pm

ela teve sempre alimento a disposição durante a gravidez! ração sempre na tigela e de manha e a tarde comia legumes e fruta, ñ foi reforçada, mas comia normalmente para uma porquinha gravida. E quando o meu amigo reparou que ela ia ter os bebes separou-os e até teve la sempre de olho! Mal os teve começou a perder pelo de um dos lados desde a orelha até meio do corpo, parecia uma pelada e ñ passou disso, 3, 4 dias dps começou a emagrecer mt! agr ta magra e com a tal pelada, ela tem muitos para amamentar, talvez seja isso!? um reforço na alimentação ajudava?
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça fev 27, 2007 9:38 am

Algumas vezes é só um problema hormonal que origina a queda de pêlo e ao fim de umas semanas está normal de novo.
Um reforço da alimentação ajuda nesta fase após o parto, mas não se deve alterar o que se dava antes, porque pode haver problema se comerem alimentos diferentes do que estão habituadas, até porque as porquinhas dispendem muita energia nestas 4 semanas a alimentar os bébés.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Debora20
Membro Veterano

terça fev 27, 2007 2:28 pm

Obrigada! sim vou falar com o meu amigo, e ha algum alimento em especial que lhe faça mesmo bem, que seja um bom reforço alimentar nesta altura de recuperação do parto e amamentação?
Debora20
Membro Veterano

quarta fev 28, 2007 11:17 pm

Felizmente ela já está a recuperar.
O pelo já esta a começar a crescer e ta um bocadinho menos magra, agora o problema dela é ter as maminhas todas feridas...
Coitada!
Mais uns dias e livra-se de um dos bebe, ficam só tres, mas mesmo assim deve dar muito trabalho!!
Obrigada a todos pela ajuda! :D
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta fev 28, 2007 11:23 pm

Ainda bem que está a recuperar.
Espera-se que não venha mais nenhuma ninhada por aí...senão tadinha da pequenina.
Debora20
Membro Veterano

quinta mar 01, 2007 12:03 am

O meu amigo agora ja aprendeu, ela este ano não vai ter mais!
Mas outro problema vem a caminho!
Quando ele separou o casal (os pais), deixou um filho da ninhada anterior com cada um!
Pelos vistos o filho que ficou junto com o pai era uma filha!!
E pela barriga dela, parece que não está só muito gorda! Deve tar de bebes!!
É muito grave a filha ter engravidado do pai??? :|
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta mar 01, 2007 11:07 am

É grave! Vai existir consanguinidade e os animais podem nascer com problemas.

O teu amigo se não sabe, não deveria juntar os porquinhos assim.
Se a porquinha tiver 2 meses é demasiado pequena para ter bebés e podem surgir problemas no parto.
Vamos ver se o que juntou com a mãe também não é um porquinho, porque senão...coitada da porquinha.

Desculpa se estou a ser um fria, mas estas coisas revoltam-me um pouco. Porque acabam por prejudicar o animal sem necessidade nenhuma.
As pessoas quando adquirem um casal têm que ter consciência do que fazem e como fazem. Se alguém sem experiência se põe a juntar os animais sucessivamente só para ter crias...isso não é nada bom, e se não tem experiência em distinguir o sexo dos porquinhos, que se tente informar.
Debora20
Membro Veterano

quinta mar 01, 2007 9:10 pm

pois imaginei que fosse grave!
mas se ela tiver gravida já não ha nada a fazer... Ele ãinda não tem a certeza, mas acha que sim... Ela ta mesmo redonda na zona da barriga, ou está muito gorda, mas o mais provavel é estar de bebes!
Pois a culpa é do meu amigo que inconscientemente juntou os porquinhos sem saber o sexo!
O objectivo dele não era procriar mais, mas sim que o pai tivesse companhia!
A filha já tem quase 4 meses, é menos mal, para ela, não é tão perigoso, mas a hipotese de os bebes sairem com problemas é muito chata!
Que tipo de problemas podem surgir?
Não estou a desculpar o meu amigo, mas foi mesmo um acidente! :(
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta mar 01, 2007 10:31 pm

Evite, tanto quanto possível a consanguinidade, acasalamento de pais com filhas, mães com filhos, porque isso compromete a criação. Pelo menos, menores, os filhotes serão com certeza. Às vezes, com sérios defeitos congenitos.
http://paginas.terra.com.br/lazer/lardo ... uinho.html

Tens também aqui um tópico que fala da consanguinidade entre os animais.
http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic ... 03cbfe7097

Mesmo com 4meses ainda é muito nova.
Debora20
Membro Veterano

quinta mar 01, 2007 10:41 pm

O melhor agora depois de eles nascerem é evitar que tambem procriem para evitar que transmitam algum defeito genetico e começar uma especie de ciclo!
Espero que tudo corra bem!
Quando tiver mais novidades sobre este assunto informo aqui no forum! Obrigada! :D
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”