Acasalamento e outras lutas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça abr 10, 2007 1:31 am

Olá malta. :wink:

Como sabem... acho eu... :oops:
A Goa é um menino. :evil: Não sei se ele conseguiu acasalar com alguma das minhas meninas... Espero bem que não. :roll:

Mas a verdade é que ele tentava "subir" e elas até lhe morderam.
Tenhos-os separados.

No dia 4 comprei um peruaninho de 1 mês e meio. E pensei em juntá-lo com o Goa mas... este último tenta na mesma "subir" e o Fiji não acha lá muita piada. :lol:
Resumo, tenho os meninos separados e as meninas juntas.
Mas não queria nada continuar assim. :roll:

É normal que antes do acasalamentos eles lutem?
E porque razão o Goa tenta acasalar com o Fiji?

E porque é que a Inca luta com o Goa sempre que ele tenta alguma coisa com ela?
Eu sei que eles lutam pois no dia em que vi que o Goa era menino, deixei-o lá mais um pouco para ver o que eles faziam. Qual era a reacção delas às investidas dele. E deu em luta. :roll:

Se ele continuar a tentar acasalar com o Fiji... não sei o que fazer... Afinal, não quero ter porcos para os ter separados. :roll:

E já agora... com que idade eles atingem a maturidade sexual?

Alguém me ajuda? :lol:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

terça abr 10, 2007 10:58 am

tirado de www.kiko-porquinhodaindia.blogspot.com

Nome científico: Cavia Parcellus

Nome vulgar : Porquinho da Índia, Goullivers

Origem: America do Sul.

Aos descuidados porem, o Porquinho-da-Índia seria simplesmente um porco pequeno oriundo da Índia. Nada mais equivocado. O que leva esse animal dócil a ter esse nome é a leve semelhança com o porco, assim como, do som que emite "qui, qui, qui " juntamente com a confusão de Américo Vespúcio - a mesma que levou os índios a terem esse nome, embora como sabemos, não sejam da Índia.Por outro lado, enquanto os porcos pertencem à ordem dos Ungulados (mamíferos cujos dedos ou patas são providos de casco), os Porquinhos-da-Índia são da ordem dos Roedores.

Tamanho: 20 a 30 cm

Peso: 400 a 1000g

Hábitos: noturnos, porém podem estar ativos durante o dia

Consumo de comida: 20 a 30g por dia

Consumo de água: 15ml por dia

Ciclo de cio: em média 16 dias

Tempo de cio: 24hs

Maturidade sexual: 8 semanas

Período de gestação: 62 dias

Filhotes por parto: 2 a 3 em média, podendo chegar a 6

Desmame dos filhotes: 30 dias

Pelagem e Coloração: Pelagem curta ou longa, lisa e frisada.

Originalmente, na natureza, ocorriam indivíduos da cor castor. Hoje, em cativeiro, encontram-se disponíveis em diversas mutações: tons de branco, cinza, bege, malhados de duas ou mais cores.

Expectativa de vida: 4 anos, em média (7 no máximo).

Acomodação

As gaiolas para Porquinhos-da-Índia precisam ter espaço suficiente para se exercitarem. Mas, principalmente, é necessário haver uma boa ventilação - por esse motivo, aquários não são indicados. Manter em local fresco, fora da incidência direta de raios solares. O fundo da gaiola deverá ser forrado com lascas de madeira (serragem) para evitar umidade. Aprecia ser solto, preferivelmente em lugares cercados para que se exercitem.

Alimentação

Ração extrusada, peletizada e mistura de grãos especíificos para Porquinhos da Índia, feno ou alfafa.

Complementos

Vegetais, cenoura, couve, couve-flor, brócolis, ervilha, maçã, uva, entre outras frutas e legumes frescos.
Pedra Mineral
Alguns aglomerados de boa qualidade também são uma fonte de suplementos, com a vantagem de poderem permanecer na gaiola por muitos meses sem necessidade de reposição.

Espero ter ajudado! :wink:
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça abr 10, 2007 1:03 pm

Se não quer ter porquinhos separados, aconselho a não deixar os machos junto com as fémeas. Digo isto porque consegue ter as fémeas juntas mas mais que dois machos é muito complicado e juntos é ninhadas a toda a hora, não se esqueça disso.
Boa sorte.
Ninoquinha
Membro Veterano

terça abr 10, 2007 3:05 pm

Não me expliquei bem. :lol: Quem acompanhou os meus tópicos sabe bem que eu optei apenas por ter meninas.

Quando comprei o Goa, disseram-me na loja que era uma menina.

E um certo dia... vi o Goa a tentar acasalar com uma das meninas. Separei-os logo.

Para que ele não esteja sozinho, comprei outro macho mas... o Goa tenta também acasalar com ele. Acabam por lutar e antes que se magoem... saparei-os. E quando disse que não os quero separados, refiro-me aos machos, claro.

E é este a minha dúvida. Porque razão quer ele montar o Fiji? :roll:

Quanto à maturidade sexual... bem me pareceu que já havia lido essa idade, mas também li outras coisas... fiquei na dúvida. Obrigada. :wink:
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Peleve
Membro Veterano

terça abr 10, 2007 4:02 pm

Tenta colocá-los na mesma gaiola mas com uma divisão de rede ao meio para se puderem cheirar e ver. Não garanto que os consiga juntar algum dia. Eu ainda hoje tenho 3 separados por não os conseguir juntar. aliás 1 esteve junto mas adoeceu e eu separei-o e agora não dá para juntar.
Tenho um macho e uma fémea juntos porque acho que ele é esteril. Quanto á idade para acasalarem sinceramente tenho grandes dúvidas porque separei os porquinhos da mãe bem cedo e ela engravidou de um deles.
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

terça abr 10, 2007 7:27 pm

Peleve, por mim podes ter as duvidas que quiseres
Mas se a coisa que nao sou e mentirosa!!!
Sobretudo quando as informaçoes que tirei estavam no meu site :wink:
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
Peleve
Membro Veterano

terça abr 10, 2007 9:45 pm

Não disse que era mentirosa nem que o que escreveu é falso, pode estar no seu site como está em muitos mais, a questão não é essa. Falo por mim, os meus ainda não tinham 8 semanas e ela estava grávida e a verdade é que só teve uma menina e caprichou no penteado. Pode ser um caso raro mas que aconteceu, aconteceu. Que eu saiba elas não os têm ás prestações. Há casos e casos. não era motivo para ficar tão "zangada".
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça abr 10, 2007 9:50 pm

Bem, eu não tenho muita experiência com casais, tenho dois machos, um com 1 ano e outro com 2.

Mas pelo que tenho lido é normal haja assédio entre machos :P há porquinhos mais danadinhos que outros. E se calhar abriu-lhe o apetite por ter estado com fêmeas.

Cá em casa o Y-toy ás vezes também quer festa, mas o Cuí é um"não-me-toques" e o Y-toy não consegue nada. Só há uns narizes empinados porque depois o cui vai para longe e o y-toy lá pára com a dança do rabo.

Não sei se é boa ideia teres a gaiola dos machos ao pé das fêmeas (caso tenhas).

E acho que deve ser normal alguma resistência por parte das fêmeas (não é qualquer um que pode!) e se o Goa for um chatinho alguém tem de o pôr na ordem.

Boa sorte :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Ninoquinha
Membro Veterano

terça abr 10, 2007 11:31 pm

Eu tenho o Goa numa gaiola longe das meninas. O Fiji (de um mês e meio) está ainda com as meninas.

Não contava que o Goa fosse um macho... Comprei-o como sendo fêmea. Agora que sei distingui-los, não caio noutra. :roll:

Eles estão separados mas no mesmo compartimento.

Acham que devo juntar os machos na mesma. Deixando-os entenderem-se sozinhos?

Não sei mesmo o que fazer. Não gosto de ver o Goa sozinhito. :(
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta abr 11, 2007 12:21 am

Eu acho que o Fiji não devia estar com as meninas, o Fiji já tem um mês? Já é grandote, pode se perigoso estar com as meninas...! E que idade tem o Goa?

É tentar juntá-los na mesma gaiola, bem limpinha, troca as coisas do Goa de lugar. Com os machos convém que a gaiola seja bem espaçosa para que possam ter sossego se quiserem.

Dizes que eles lutam? Mas envolve mordidas? Ou é só o Fiji a por o Goa no lugar? É que os porquinho têm hierarquias, alguém tem de dominar.

Assim que tenhas tempo junta-os. Mas tira o Fiji de ao pé das meninas (até pode ser que o fiji cheire a menina e isso atraia mais o Goa).

Bem, o dia dos porquinhos está quase aí, depois se puderes aparece no mercado da ribeira porque vão lá estar pessoas entendidas em matéria de porquinhos e uma conversa ao vivo pode ajudar mais.

vai ao site do sitio dos porquinhos da india, tem um artigo muito util sobre como juntar dois machos...
http://porquinhos.no.sapo.pt/
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta abr 11, 2007 9:09 pm

Ninoquinha, esse pseudo-acasalamento é a forma do macho "mais velho" mostrar quem manda.

Aconselho-te a tirar o macho do mesmo recinto que as fêmeas, pois com 1mês ele já têm maturidade para acasalar.

O problema pode estar no facto da gaiola dos machos estar ao pé das da fêmeas, o que vai fomentar as brigas e também o mais pequeno vir com o cheiro das fêmeas.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”