Jornal na gaiolinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Catarina_hg
Registado: domingo mar 14, 2004 8:50 pm

domingo mar 14, 2004 8:57 pm

Olá,
Eu gostaria de saber se eu posso colocar jornal embaixo da serragem na gaiolinha dos meus porquinhos da índia.... já que eles roem tudo.... queria saber se pode fazer mal pra eles...
Obrigada
Catarina ;)
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo mar 14, 2004 10:33 pm

Eu penso que as opiniões se dividem bastante neste aspecto!
Geralmente isso não é apreciado por muitos dos que têm porquinhos (pelo menos com quem costumo falar). O jornal vai ensopando, eles comem-no, bem, digamos que se torna um bocadinho... pouco higiénico e talvez saudável:oops: .... Mas o próprio Peter Gurney, o famoso "guru" dos porquinhos-da-índia, usa jornal nas gaiolas dos seus porquinhos e não aponta grandes problemas. Por isso penso que seja uma questão de opção pessoal. Eu já usei mas deixei. O trabalho que tenho a limpar é quase o mesmo porque o jornal acabava por ensopar, mesmo lavando com frequência já que eles têm sempre uma preferência por algum local!!!

Ah, e se optares por usar jornal, certifica-te que eles têm sempre feno à disposição para comerem já que a falta dele pode incitá-los a comer o jornal. Como deves saber eles precisam de estar sempre a "mastigar (realmente as palavras inglesas "munch" e "grazing" descrevem muito bem este acto) e se não tiverem feno para satisfazer esta necessidade podem recorrer a outras coisas...

E já agora.... desculpa a publicidade, não sei se já tens muita experiência com porquinhos ou se estás a começar mas se o caso for o último (e ainda não tiveres lá ido) dá uma espreitadela em www.clik.to/os3porquinhos

Jinhos, Joana ;)
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 15, 2004 3:42 pm

Não acho que jornal seja uma boa opção!
O porquinho decerto que vai comê-lo e isso bem não lhe faz de certeza! O papel, as tintas... :?
Optem pelo feno! Alé de estarem protegidos do frio no inverno, serve de cama e refeição ao mesmo tempo. ;)
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta mar 19, 2004 8:20 pm

Inicialmente punha papel de jornal no fundo da gaiola, mas deixei de usar há já bastante tempo. Não era higiénico pois ao ensopar-se espalhava ainda mais as áreas de xixi, e eles também o comiam. Ora se nós ficamos com as mãos pretas quando lemos um jornal, os delicados estômagos dos porquinhos agradecem se não ficarem da mesma forma.
Há várias "escolas" - a minha é adepta de areia de gato nos cantos, aparas de madeira em toda a gaiola e uma grossa camada de feno por cima de tudo.
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

domingo jun 17, 2007 9:45 am

Bem, é assim:
Eu no fundo da gaiola (na base) ponho bastante jornal e por cima ponho o bebedouro (é uma taça e não um biberon), ponho a ração e os vegetais, e ponho o feno! Mas o feno não é comprando nas lojas, é do campo. E já estive a ver que iso lhe pode fazer mal. Vou comprar o mais depresa possível feno das lojas.
Quando o tiver continuo a por jornal, assim é muito mais fácil a limpeza! Levanto o jornal e lá ja tem todas as necessidades do porquinho e restos de comida; depois é so por no lixo!
Eu nunca vi o meu porquinho comer jornal...
É que eu não sei nenhum outro método de forragem...
E já ouvi dizer que as raspas de madeira podem causar problemas respiratórios.
Já ouvi falar em cat's best mas não sei bem o que é isso!
Se puderem mandem-me fotos dessa coisa e de outros métodos de forragem.
Obrigada
Bjx***Mary***
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo jun 17, 2007 2:57 pm

Faz uma pesquisa, que este assunto já foi debatidos um sem numero de vezes, com direito a fotos e tudo.:)
marybary
Membro Veterano

domingo jun 17, 2007 2:58 pm

No fórum eu ainda não vi nenhuma foto desas coisas nem vi topicos com esse assunto,...
Mas bgd na emsma
:lol:
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo jun 17, 2007 3:41 pm

marybary
Membro Veterano

domingo jun 17, 2007 3:46 pm

Muito obrigada.
Estou muito mais esclarecida.
:D
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

domingo jun 17, 2007 6:47 pm

Para ser mais pratico a limpar, eu puz um daqueles sacos de plastico ENORMES, e dentro do saco de plastico puz o material que uso para a gaiola, nao é... assim quando fosse limpar a gaiola era so puchar o saco para cima, e ficava tudo la dentro, era so deitar fora e por outro saco.
Mas o problema e que os sabichoes roem o saco! eles têm feno, raçao, legumes, fruta, tudo... mas comem o plastico! ja roeram os 7 cm2 de saco, se fosse mos a ver...
estou preocupada porque nao sei o que pode acontecer :o
Ja mudei a gaiola e nao voltei a por saco de plastico... mas dava me mesmo jeito e nao sei se lhe fez mal!
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
marybary
Membro Veterano

segunda jun 18, 2007 10:53 pm

Hum, eu não sou a melhor pessoa para te ajudar nesse problema, isto é.
Se eles comeram pouquinho, não lhes deve ter feito mal...
Sim, esse sistema devia ser pratico mas se eles roeram é melhor mesmo tirares.
Quanto ao material, dis-me por favor o que lhe pões...
É jornal?
Bjx**Mary**
Ps: Eu nunca vi o Kiko a comer jornal.
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça jun 19, 2007 12:37 am

ó bia, cá em casa não há saco de plástico que sobreviva ao Cuí (o Y-toy prefere por o dente na gaiola). Chega ao cúmulo de voltar aos sítios onde sabe que há sacos de plastico...Não sei porquê, aquilo deve saber bem. Mas não faz é nada bem...
De qualquer maneira não vão morrer por terem ingerido plástico uma vez ;) mas não voltes a por :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

quarta jun 20, 2007 2:52 pm

marybary Escreveu:Hum, eu não sou a melhor pessoa para te ajudar nesse problema, isto é.
Se eles comeram pouquinho, não lhes deve ter feito mal...
Sim, esse sistema devia ser pratico mas se eles roeram é melhor mesmo tirares.
Quanto ao material, dis-me por favor o que lhe pões...
É jornal?
Bjx**Mary**
Ps: Eu nunca vi o Kiko a comer jornal.
no teu topico sobre a forragem eu ja puz lá o material que uso :wink:
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”