Duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
nickamoreira
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 11:14 pm
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

sábado jun 30, 2007 6:35 pm

Ola * Ha ja algum tempo que tenho reparado numa coisa estranha...
O meu Matias tem se sujado com muita mais facilidade. É certo que ele desde que chegou cá a casa , espalha o feno pela gaiola toda :lol: ...mas ultimamente tenho visto a gaiola toda humida e ele fica com um cheiro muito activo e todo sujo! Chegou ao cumulo de eu lhe dar banho e a água ser castanha de tão sujo que ele estava ! Agora voltou a estar sujo mas não lhe dou banho porque o tempo está meio frio e não quero que ele se constipe :| !
A questão é que eu já vi o bebedouro e ele não está furado nem verte água...não consigo perceber de onde vem aquela humidade toda. Será Urina ?
A segunda questão é que ele tem os dentes afiadinhos :twisted: , eu comprei uma daquelas pedras para eles roerem , especial para porquinhos-da-india (nao me estou a lembrar do nome ) mas ele nem lhe toca ! Há algum truque para ele roer aquilo ?

agradeço toda a ajuda possivel!

*
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

sábado jun 30, 2007 9:59 pm

Olá!
Isso de que falas não serão pedras de sal?
Se o teu porquinho tem os dentes afiados, fá-lo comer mais feno. Quando pegares nele ao colo tenta dar-lhe à boca :wink: O feno serve mesmo para isso, para desgastar os dentes dos porquinhos, uma vez que estes estão sempre a crescer. Dá-lhe também salsa, que os porquinhos em geral adoram (o meu come-a num minuto :lol: ), eles têm de a roer, não é?
Se dizes que o teu Matias fica todo húmido e sujo, e a gaiola também, provavelmente é urina mesmo, porque eles estão sempre a fazer xixi :lol:
O que é que tu usas para forrar a gaiola? Bem, se for jornal, é normal que isso aconteça. O jornal não absorve nada bem a urina, e fica o jornal todo ensopado, e o piggy ao passar por lá fica molhado também. O meu só fica molhado quando faz xixi por cima dele :lol: Pelo menos é o que me acontece a mim. Por isso, recomendo a quem usar jornal, mudar a gaiola com muita frequência. De preferência, dia sim, dia não. Mas o problema pode ser outro... Espera outras respostas :wink:
Bjx*Mary*
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado jun 30, 2007 10:45 pm

Que tipo de fundo utilizas?
A gaiola fica ensopada só de um lado?
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo jul 01, 2007 5:13 pm

Oi nickamoreira,

Olha, eu nunca tive sorte nenhuma com essas pedras minerais... eu acho que os porquinhos são roedores muito pouco roedores. Cá em casa só lhes interessa plástico, papel e a comidinha,claro.

mas há uma ração, a mistura de versele larga que tem umas rodinhas bem rijas para eles roerem.

Dizem afiados, mas não demasiado grandes, espero?

Em relação à gaiola toda molhada, os meus no verão sao mais mijoes, especialmente o Y-toy. Tb te faço a mm pergunta que fez a silly: que usas para forrar a gaiola?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda jul 02, 2007 8:04 pm

Com essas pedras também nunca tive êxito, nem mesmo quando comprei umas que tinham uns cereais no inicio e no fim a pedra. Os cereais iam todos, a pedra mandavam-ma comer.
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda jul 02, 2007 11:01 pm

pois, o Cuí o máximo que fez foi raspar o dente para ver o que era, e o Y-toy adora a pedra... mas para servir de apoio para conseguir ver mais alto,lol
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
cucamanita
Membro Júnior
Registado: sábado abr 07, 2007 1:04 am
Localização: 2 porquinhos da india, 4 tartarugas, vários peixes, 2 cadelas

segunda jul 02, 2007 11:57 pm

Essas pedras os meus também nunca tocaram..gostam mais de roer sacos e papel...as grades da gaiola...o que aparecer à frente de novo :lol: :lol:
Até comprei uns tronquinhos de madeira próprios para eles roem e também me parece que nao ligam muito. No inicio ainda la experimentaram mas acho que nao deu grande resultado... :lol:

Quanto À situação da urina...também não sei o que usas no fundo da gaiola...mas eu uso uns granulados de madeira (melhores que os de aparas de madeira) e também coloco aparas de madeira e é bem porreiro para absorver a urina :wink:
nickamoreira
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 11:14 pm
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

terça jul 03, 2007 3:34 pm

Olá de novo , obrigado por todas as respostas :)
O Matias continua sem tocar na pedra ...portanto..Desisto ! eheh

No fundo da gaiola uso uma camada de areia para gatos , depois folhas de jornal , e por cima das folhas de jornal uso serrim (aparas de madeira).

Começo a pensar que é mesmo do calor , porque agora que estão dias mais frios , não lhe acontece isto!

Estava a pensar em comprar o tal tronco de madeira , mas agora que li que realmente os porquinhos só roem o que não deve :lol: tipo sacos e isso , acho que vou desistir da ideia!
Não estao grandes os dentes , estão apenas afiados demais...
Comecei a far-lhe cenoura , inteira para ele roer e se entreter ...acham que faço bem ?
Ah e ele come muita palha. Eheheh é muito comilão sem dúvida.

*Obrigado pelas respostas*

*Beijos e cúis!!!*
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça jul 03, 2007 3:47 pm

As pedras para gato não são aconselhadas porque magoam as patas e têm muito pó.
Tira o jornal, ensopa, eles podem comer o jornal que lhes faz mal.
Coloca aparas de madeira e rolinhos de madeira prensada, é o melhor fundo.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”