Cantinho das necessidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

terça jul 17, 2007 5:31 pm

Olá.
O meu porquinho, como asseado que é :lol: , faz a MAIORIA (pois o resto faz espalhado :lol: ) das suas caganitas/xixis num cantinho da gaiola (é sempre o mesmo). Então hoje quando eu fui lavar a gaiola reparei que nesse canto está a ficar sujidade incrustada, devido a esse canto ter + porcaria qwue os outros. É claro que aí ponho sempre mais aparas, para absorver a urina, mas elas ficam empapadas, logo alguma sujidade passa para baixo. Eu tiro o que posso com um pano, esfregando muito, mas não sai tudo. Não posso comprar corn cobs porque pelo que me dizem são caros, não sei onde há disso, e podem magoar as patas dos porquinhos. Cat's best não sei aonde encontrar, e plo que me dizem desfaz-se com a urina.
Então queria que me dissesem a melhor maneira de tirar aquela sujidade incrustada do canto da gaiola, para que não passe nenhuma doença ao meu porquinho. Sei lá, deixar de molho com água algum tempo, deitar detergente...
Obrigada por todos os conselhos que me possam dar :wink:
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça jul 17, 2007 6:31 pm

Hehehe. Lamento dizer-te mas essa sujidade não vai sair. :lol:

As minhas gaiolas estão todas assim. A urina deles é ácida e faz isso ao fundo da gaiola.

Não podes passar só um pano, tens mesmo de lavar a gaiola sempre que tiras as aparas. Lavar com detergente e com uma esponja só para isso. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça jul 17, 2007 8:34 pm

Eu tenho um spray que utilizo para limpar/desinfectar a gaiola deles que tira a urina mais encrostada.
Ninoquinha
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 9:44 pm

nome por pm, please. 8)
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marybary
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 10:42 pm

Obrigada.
Ninoquinha, não vai sair? Oh que pena. Aquilo tá mesmo encrostado.. :lol:
Eu não limpo só com um pano. Expliquei-me mal.
Pa limpar eu faço assim:
pego na base da gaiola, meto toda esa porcaria (aparas e necessidades) num saco plástico. Depois pego na base e vou tirar com papel higienico as necessidades mais incrustadas que não foram pro saco, depois lavo a base só com água, e depois pego no paninho molhado e tento tirar. Sai muito pouquinho... eu vou tentar com detergente.
Silly, também não me importava de saber qual é esse spray.
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano

terça jul 17, 2007 11:39 pm

Tás a fazer td bem, mas falta o detergente. :wink:
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 1:05 am

Já mandei mp.;)
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 9:08 am

Está bem. Para a próxima vai detergente. :wink:
Obrigada pela pm, Silly, ajudou-me bastante mesmo. Vamos lá ver agora se os meus pais concordam com aquilo...já vai ser mais difícil... :|
Mas nada como tentar, não é? 8)
Bjx*Mary*
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta jul 18, 2007 10:29 pm

Tabém se pode limpar a gaiola com Viagre, limpa bem e é bem menos toxico que detergentes :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 10:44 pm

Vinagre... para a próxima esprimento.. tanro detergente como vinagre..a ver o que é melhor :wink:
Bjx*Mary*
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

domingo jul 22, 2007 6:23 pm

O vinagre é um desinfectante natural e não tóxico. Eu meto num borrifador, metade água e metade vinagre. Depois borrifo aquilo tudo e esfrego com um esfregão de cozinha normal.
intempestiva
Membro Júnior
Registado: segunda nov 24, 2003 11:44 pm
Localização: Vários Petauros do Açúcar e Muitas Chinchilas (entre outros)
Contacto:

terça jul 24, 2007 10:59 am

Boas!

Na realidade o vinagre é um óptimo produto para limpeza e desinfecção das gaiolas dos nossos meninos.
O uso de detergentes é mais complicado, pois se não for bem limpo e passado por água em abundância os resíduos podem tornar-se agressivos para os animais.
No seu caso, como diz que já tem resíduos de urina incrustados, o melhor é colocar o vinagre puro, deixar passar uns 5 minutos e depois esfregar bem com um esfregão de arame (tipo palha de aço mas mais grosso).
Depois, na manutenção usual, basta ir lavando com o vinagre e um esfregão abrasivo, passando depois muito bem por água.

Mais uma vez chamo a atenção para a utilização de detergentes que podem ser seriamente nocivos quando mal eliminados e os cheiros também podem ser nocivos, enquanto que o vinagre, depois de passada a gaiola por água e limpa, o cheiro desaparece de imediato.

Espero ter ajudado.
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta jul 25, 2007 1:25 am

Detergentes nunca usei, só mesmo o spray desinfectante próprio para a gaiola de roedores.
marybary
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 6:31 pm

Olá a todos!
Desculpem a demora na resposta mas estive fora, não havia net... fiquei tanto tempo sem ver o meu porquinho mas felizmente já estou com ele. :)
Hoje lavei a gaiola e tentei sabão azul (é o que uso para o seu banho anual), já que é desinfectante, esfreguei com uma daqueles esponjinhas com uma parte mole amarela e uma verde rija, esfreguei esfreguei esfreguei juntamente com o sabão... deu num amontoado de espuma, e aquilo continuou igual.
Obrigada pelas vossas dicas. Para a proxíma tento tudo o que disseram. (Menos o detergente já que dizem que faz mal e o spray que não o posso adquirir). Aquilo tem de sair de alguma maneira.
Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 6:18 pm

Olá de novo!
Hoje foi dia de lavar a gaiola do Mickey, e então fui à cozinha buscar o vinagre, pus um pouquinho num frasco. Depois fui pôr um pouco de água na gaiola, deitei o vinagre. Esfreguei um pouco com o habitual pano molhado. Depois deixei de molho aquela água com vinagre (claro que só pus vinagre naquele tal cantinho), ou seja, ficou ali parado aquilo uns 5 minutos sem eu lhe mexer.
Passados uns minutos, peguei no paninho e esfreguei mais um pouco, com força, contra o cantinho, com o pano molhado naquela água com vinagre. Esfreguei, esfreguei. Depois vá de deitar água, muita água, e... PUMMMM!
Aquela mistela lá no fundo incrustada desapareceu!!! :D :D Não ficou quase nada! Limpinho! 8) 8)
Claro que não vou usar vinagre de cada vez que limpar a gaiola, mas praí de 3 em 3 limpezas... já sei o que fazer! Obrigada a quem me disse que o vinagre era uma boa opção! :P
P.s- quem deitar vinagre, já sabe que tem depois de deitar muita água, depois de deitar o vinagre! ele não é tóxico, acho eu, mas sabe-se lá, pode ficar lá alguma substância do vinagre que faça mal aos porquinhos. Passar sempre bem por água! É só para lembrar. :wink:
Mais um tópico resolvido. :lol: 8)
Bjx*Mary*
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”