Faz mal ser só um?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

segunda jul 30, 2007 2:21 pm

Olá
Como alguns devem saber (penso eu...) só tenho 1 porquinho, o meu Mickey. Um porquinho muito mimado, por sinal. 8)
Mas eu pesquiso, e pesquiso, e leio, e dizem-me, e pesquiso, e pesquiso, e quanto mais pesquiso mais leio que os porquinhos devem sempre, quando animais de estimação, ser aos pares, ou macho-macho ou fêmea-fêmea. E quanto mais pesquiso mais leio e farto-me de saber que os porquinhos são animais sociáveis que precisam sempre de ser dois, para brincarem um com o outro, para fazerem companhia um ao outro, para serem mais activos e mais "cuíadores", para serem mais felizes e saudáveis. E farto-me de ler que um porquinho a viver sozinho numa gaiola/cerca/ capoeira/ou-seja-lá-o-alojamento-que-ele-tiver é um porquinho muito triste,uma cena muito triste de se ver, por mais carinho que tenha do dono. Por mais activo que o porquinho seja, que sozinho nunca é totalmente feliz. Pesquiso e pesquiso e todos os sites e fóruns e foristas dizem que nunca se deve deixar porquinhos a viver sozinhos e que devem ser sempre pares.
Eu muito queria dar um amigo ao meu porquinho. Outro machinho de 1/2 meses para ele conviver. Tenho a certeza que ele era mais feliz, tal como o bebé que viesse. Mas os meus pais não deixam. Dizem que o meu porquinho dá muitas despesas e então outro nem falar nisso. Eles de tanto insistirem em afastar essa ideia nem sequer se dão ao trabalhinho de pensar que com outro porquinho, a ração/feno/aparas, em vez de durarem duas semanas, apenas duravam menos 2 dias ou 3. Que diferença é que isso faz nos custos, que eram totalmente iguais, podem-me explicar. Tão simples quanto isto. Mas não querem saber. "E dois porquinhos dão muito mais dinheiro que um! (o que é que eles tinham de comprar a mais para dois??!!) Então se o teu está sempre a comer e temos de estar sempre a comprar feno e ração, então dois meu deus! Não nem penses nem me fales mais nisso!" E pronto, está conversado. Esta conversa foi a que a minha mãe me deu quando hoje tentei trazê-la ao computador "para veres uma coisa". Mas ainda antes de vir ela lembrou-se de "que se é sobre companheirismo, sobre dois porquinhos?" e eu calei--me, não ia mentir, e eu calada, e ela logo: "ai se é pra isso, escusas que eu não vou. pensei que era pra outra coisa.". E pronto.
Então este testamento todo é pra saber se faz algum mal, se o meu porquinho vai ser afectado psicológicamente por não ter companhia. Se faz mal ser só um. Por enquanto eu dou-lhe atenção, e miminhos, e tudo, mas quando começar a época escolar há muito que fazer e não vou ter tanto tempo para lhe pegar ao colo e para o mimar. E aí é que está o problema. Não consigo de maneira nenhuma convencer os meus pais a darem-me outro porquinho. Há algum mal de ele estar sozinho para toda a vida dele que estiver comigo?
Obrigada e desculpem o "textão".
Bjx*Mary*
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda jul 30, 2007 3:02 pm

É mesmo um dilema o teu, mas sem a compreensão dos teus pais será complicado resolveres. Os pais são mesmo assim, não lhes leves a mal.

Em termos de saúde não há problema ele ficar sozinho. O problema de ter 1 ou 2 reside apenas no de proporcionar alguma qualidade de vida aos porquinhos. Imagina o que é ficares o tempo todo num sítio sem ver nenhum ser humano, anos e anos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marybary
Membro Veterano

segunda jul 30, 2007 5:57 pm

Eu sei. Já me pus no lugar do meu porquinho, ficar toda a vida sem ver ninguém da minha espécie, sem nenhum amigo. E por isso é que estou preocupada. O que é que eu faço? :cry:
A minha mãe diz que não quer outro porque se este já dá muitas despesas com outro vai dar ainda mais e não sei quê. Eu perguntei porque é que dava mais despesas. E ela respondeu que em vez de um, são dois a sujar as aparas, a comer ração, a comer feno. E diz que assim tem de comprar mais e acaba tudo mais depressa. Mas isto tem solução! Como é que eu lhe hei-de explicar que é a mesma coisa, compra-se igualzinho ao que se comprava antes, só que as aparas/raçao/feno duram um pouco menos, 2 ou 3 dias. Mas vai dar ao mesmo! Vai-se gastar o mesmo ao comprar! A minha mãe não reflecte nisso.
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda jul 30, 2007 10:43 pm

Mary, esta pergunta que te vou fazer não é para ter resposta. É apenas para te fazer pensar um pouco e talvez tenhas uma ideia. :wink:

Tu recebes mesada? 8)

Pode estar aqui a tua solução para o problema.

Sempre tive animais e eu, com a tua idade, assumia os gastos dos meus hamsters, por exemplo. Claro que era dinheiro dos meus pais, mas aquele dinheiro que eles davam para eu gastar em porcarias para comer. Pode mesmo ser uma solução.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marybary
Membro Veterano

terça jul 31, 2007 7:09 am

Mandei-te pm ninoquinha. :wink:
Informação aos outros: continuo com o problema, ainda não há solução. :?
Bjx*Mary*
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

terça jul 31, 2007 8:07 am

Mary, em certa parte é realmente mais despesa... e nisso os teus pais até são capazes de ter razão... :? Mas é como a ninoquinha deu a ideia :idea: tentares ir de outra forma... eu quando era miuda nunca tive mesada, graças a deus sempre tive tudo o que quis (por isso é que sou mimada e mimo os meus animais... :lol: 8) :oops: ) mas hoje em dia os tempos não estão fáceis e qualquer animal que se tenha dá despesa... pelo menos às pessoas que como nós gostamos de os tratar bem e como deve ser! Mas é tentares ir por outro lado... arranjares uma solução alternativa! :wink:

Não quero dizer que com isto desobedeças aos teus pais... longe de mim estar a sugerir isso! :wink: Mas tal como a lei pode ser "contornada", os pais também! :lol: E se arranjares uma situação em que todos estejam de acordo, o Mickey só tem a ganhar! :wink:

Eu o meu primeiro porquinho da índia, era filho único... tinha era muitos irmãos e irmãs caninas, e volta meia volta soltava a bicharada toda junta para brincar (era uma alegria vê-los todos a brincarem juntos!), nunca tive problemas! Na altura a minha vizinha do lado tinha outro porquinho da índia e normalmente quando íamos brincar uma na casa da outra, as brincadeiras eram sempre a 4... :lol:

Pensa numa forma de conciliares isto tudo! :wink:
marybary
Membro Veterano

terça jul 31, 2007 8:22 am

:|
Obrigada ana. Pensei numa solução que acho que era boa para todos.
Bem, a única solução que estou a ver é um bocado uma solução impossível.
Eu podia juntar dinheiro todos os meses para pagar as despesas dos dois porquinhos (é so a ração e o feno, mas ambos são caros e isso também dificulta que os meus pais queiram outro porquinho :? ). O feno, uma saca grande, normalmente custa-me 5 euros. Dá para duas semanas. Mas se eu for a outro lado, onde eu vi feno que é 3 euros, uma saca média, eu até levava duas sacas, só pagava mais um euro que no outro feno, mas dava ainda pra mais tempo. Compensa, acho eu. Também posso propor isto aos meus pais.
Mas de que maneira é que eu ia arranjar dinheiro? Não me posso pôr a trabalhar, quero dizer, ir à praia vender gelados ou ajudar num supermercado :lol: Ainda não tenho idade para isso.
Podia era ajudar a minha mãe nas tarefas domésticas, ao sábado, que é quando ela as faz. E ela podia ir-me pagando por isso, por exemplo: limpar o pó à sala, 3 euros, lavar os movéis da cozinha, outros 3 ou 2... :lol: :lol: Mas não sei se chegava... têm mais alguma ideia para eu economizar dinheiro? Talvez assim, se tivesse sempre algum dinheiro disponível para mim, pudesse ser eu a pagar as despesa do porquinho e talvez pudesse ter outro, já que sou eu a pagar. Vamos tentar resolver isto, apesar de estar a ser difícil e a solução de juntar dinheiro, não sei se resulta. Os meus pais são difíceis de convencer. Mas toda a ajuda que me derem conta.
Obrigada. :wink:
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano

terça jul 31, 2007 5:10 pm

Ou então podes tentar saber se alguém teu conhcido tem porquinhos, e cmbinarem uns 2 dias por semana, ou algo do género, um encontro para os porquinhos. :wink:
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

terça jul 31, 2007 10:44 pm

Olá!
A ideia de ajudares a tua mãe até é boa :D até podes combinar mesmo ajudá-la nas tarefas e ela pagar as despesas do outro porquinho.
Mas não te esqueças de despesas pontuais e sem que esperemos, como são as idas ao vet.
Eu gasto mais no vet do que no feno e na ração. Mas eu confesso que passo lá a vida. Qualquer sintoma desconhecido e lá vou eu com as transportadoras na mão.
marybary
Membro Veterano

quarta ago 01, 2007 9:17 pm

Obrigada Ninoquinha. Mas ninguém que eu conheça tem qualquer tipo de roedor. :? Ainda nenhum deles descobriu o quão encantadores são estes animais. :lol: De qualquer forma é muito boa ideia para quem tiver apenas um porquinho e amigos com outros porquinhos´(nao juntem porquinhos da india com outra espécie, nem mesmo chinchilas, ou hamsters. pelo menos ouvi dizer que cada roedor só se dá bem com um da sua espécie).
Gisaafp, já disse à minha mãe que me podia dar uns dinheiritos (uns troquinhos :lol: ) se eu a ajudasse nas tarefas. Ela concordou. :D O problema é que ainda não lhe falei nem associei isto das tarefas a ter outro porquinho. Se eu lhe falar neste assunto já sei que ela não vai gostar. :| Ela pensa que eu quero ganhar dinheiro com as tarefas apenas para ajudar a pagar as despesas deste porquinho que tenho. E, em parte, é mesmo isso que eu quero. Mas posso tentar, num momento em que ela esteja mais feliz, mais "mole :lol: " para falar em ter outro, dados os troquinhos que irei juntar. Não estou com grandes esperanças nisso. Pelo menos por agora. :? Mas é claro que vou tentar. Mesmo correndo o risco de levar com um sermão em cima. :lol:
Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 10:26 am

Continuação da minha mensagem anterior----> :arrow: :arrow:
Gissafp, por enquanto o problema da minha mãe nem é o vet :lol: :lol: , nós ainda não o levamos lá. Acho que vai ser só uma consulta anual, para ver se está tudo bem. Ou então, como é obvio, uma eventual consulta se o meu porquinho ficar doente (espero nunca ter de ir ao vet por esta última razão). Já combinamos que vamos levá-lo lá nas alturas do Natal, em Dezembro, quando estamos já nas férias. É que ele veio de uma loja, que até me pareceu cuidar bem dos animais que lá tem, apesar de dizerem que nas lojas não custtumam perceber nada dos animais, que querem é dinheiro, é obrigatório que os animias que estejam nas lojas estejam consultados por um veterinário, que não tenham nenhuma doença, que estejam vacinados ou desparasitados se for preciso, certo? Pra já, portanto, não é preciso.
Vou é agora ver se arranjo uma boa altura para falar com a minha mãe sobre a ajuda das tarefas, sobre EU pagar as despesas dele, com o meu próprio dinheiro que ganharei nas tarefas. Ontem disse-lhe que me podia pagar, em vez de troquinhos, uma quantia considerável mesmo, como se fosse para pagar a uma "criada" :lol: , como se isto fosse um emprego. "Vou pensar nisso, sim, pode ser uma ideia, se a qualidade dos teus serviços for boa"- respondeu-me ela. Por aqui tudo bem. Quando eu associar ao ter outro porquinho... a coisa vai complicar... :| :? De qaulquer forma vou falar com ela. Quando já tiver conversado com ela dou notícias. Boas ou más, que é o mais provavel. :?
Bjx*Mary*
Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

quinta ago 02, 2007 11:14 am

marybary Escreveu:É que ele veio de uma loja, que até me pareceu cuidar bem dos animais que lá tem, apesar de dizerem que nas lojas não custtumam perceber nada dos animais, que querem é dinheiro, é obrigatório que os animias que estejam nas lojas estejam consultados por um veterinário, que não tenham nenhuma doença, que estejam vacinados ou desparasitados se for preciso, certo?
Nem sempre Mary... Isso é uma boa conversa de vendedor... Nunca ouvi dizer que os animais em lojas tinham tido assistência veterinária... Não se deixe enganar... Boa sorte com a aquisição do novo porquinho e a convencer a mãe! :wink:
marybary
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 12:40 pm

Essa conversa é realmente enganadora, portanto se ele veio da loja de animais devo levá-lo ao vet na mesma. Obrigada pelo alerta rubiazita. Mesmo assim, só vai mais pa Dezembro. Por enquanto não detecto nada de diferente. Só os dentinhos é que me parecem granditos (pode ser só mania minha) mas isso já está resolvido com boas quantidades de feno, que desgastam, com a ração dura, que desgasta, com um rolo de papel higienico e uma casotinha de cartão, que desgasta, com umas peçinhas de madeira para ele roer, que desgasta.
Ainda não arranjei o ambiente propício à conversinha do novo piggie e das tarefas. Mas tive uma ideia. Já que o meu pai é mais "mole", quero dizer, mas compreensivo que a minha mãe, vou falar primeiro com ele. Ele tenho quase a certeza que não se importa de vir aqui vir umas mensagens que alguns foristas pôem, que apoiam à ideia de se ter dois porquinhos, vou lhe mostrar os sites que eu vi que dizem que os porquinhos devem ser sempre dois, vou-lhe dizer que vou ajudar a mãe nas tarefas e com isso ganhar o meu próprio dinheiro e ser EU a pagar as despesas dos dois porquinhos. Aqui não haverá problema em ter outro. Depois de "amolecer" e convencer o meu pai :lol: , passo á minha mãe. E se ela não concordar em ter outro, o pai, que já está convencido, convence a mãe. :lol: :lol:
Belo estratagema, não? :oops: :lol: :lol:
O problema é que nem sempre tudo corre tão perfeito como esperamos, vamos ver. Quando tiver o plano cumprido eu dou notícias. :lol: :lol:
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano

sexta ago 03, 2007 12:20 am

E ainda podes alegar, para os convenceres, que o facto de seres tu a pagar as despesas, te vai conferir uma responsabilidade que te ajudará a crescer. Te ajudará a seres mais responsável e tal e coisa... :lol:
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

sexta ago 03, 2007 6:06 am

E já que este tópico descambou e só se fala dos pais da Mary... que tal abrirmos outro tópico em que cada um de nós (quem tem vários porquinhos... 8) ) fala da situação se é ou não grave um porquinho estar só... Hum? que me dizem? :wink:
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”