Opinião - raças e temperamentos de porquinhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda out 27, 2008 11:15 pm

Boa noite a todos!

Sou nova aqui neste fórum e vinha pedir a opinião de membros com mais experiência, quer sejam criadores, quer sejam proprietários de longa data, sobre a escolha de porquinhos tendo em conta o temperamento geral da raça.

Há algum tempo que a minha filha "baba" pelos hamsters soviéticos da minha irmã e queria um para bichinho de estimação, mas eu cá sou mais apologista do porquinho-da-índia, até porque já tive 2 e dou especial preferência a estes últimos por múltiplas e variadas razões, e lá a convenci (e à minha irmã que vai ajudar a financiar os custos) a ter 2 porquinhos.

Tenho pesquisado muito sobre os porquinhos e suas características e cuidados, já mandei mails ao Sr. Rui para melhores esclarecimentos, já decidi o criador, já ando a sondar preços para todo o material que tenho de comprar e já ando a "cuscar" um bom veterinário de exóticos o mais perto possível da zona onde moro. Acho que melhor era impossível!!! :D

Mas como ainda tenho algum tempo até perto do Natal, gostaria de pedir a vossa opinião sobre qual será/serão as raças mais adequadas a crianças, mais meigas e sociáveis. Pelo que tenho lido (e escutado por parte de alguns donos de porquinhos de raça que conheço) apercebi-me que por exemplo o abissínio é uma raça um pouco mais temperamental e os Rex e CH-Teddy mais sociáveis e calmos.

É que eu vou fazer o melhor possível por criar bom ambiente e "mimar" as minhas porquinhas, mas como vão ser oficialmente as porquinhas da Madalena, que tem apenas 4 anos, e ela vai gostar de poder brincar e conviver com elas, e como todos já sabemos como são crianças pequenas por muito habituadas que estejam a animais, gostaria de ter porquinhas pertencentes a raças com características mais adaptadas à minha situação.

Espero a partir de agora vir aqui muito mais vezes para ir aprendendo mais e mais sobre os porquinhos, e quando as minhas estiverem cá em casa, apresentá-las-ei! Ainda nem decidi quais serão e já sou uma dona babadíssima! :lol:

Ana
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

terça out 28, 2008 6:44 pm

ola,
axo uma excelente decisao adquirir um par de porquinhos...

Quanto à personalidade... cada animal tem a sua, independentemente da raca...
Existe apenas uma caracteristica que deve ter em mente... enquanto que um porquinho da india de pelo longo deve ser escovado uma vez por dia... ou dois em dois dias, um porquinho de pelo curto deve ser escovado mais ou menos uma vez por semana... tem tempo para isso? no caso dos porquinhos de pelo longo...

Eu já tive porquinhos de varias racas em casa, mas as que estao cá defenitivamente sao os angorás... no caso dos abissineos ainda nao identifiquei um comportamento agressivo... alguns porquinhos da india de pelo longo tem a mania de roer o pelo uns aos outros, o que pode levar a problemas de saude, e a um pelo muito feio... já tive duas femeas da raca rex em casa e essas sim foram agressivas... mas como já referi... cada animal tem a sua personalidade independente da raca....

Pode mesmo escolher um porquinho que mais lhe agrade esteticamente... os meus preferidos por exemplo sao os lunkarya, e é por isso que finalmente vou adquirir o meu primeiro casal na alemanha esta semana... mas tenha consciecia de que os diferentes tipos de pelo necessitam de diferentes cuidados com diferente frequencia...

De resto penso que esteja muito bem informada e que a aquisicao está muito bem pensada... caso exista mais alguma duvida... nao hesite em coloca-la que quem souber de certeza a vai ajudar....
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça out 28, 2008 7:55 pm

Pois eu já optei por pêlos curtos, pode parecer estranha a justificação mas acho-os mais "fofinhos"... os pêlos longos não me chamam muito à atençao, excepto o facto de parecerem porquinhos com peruca! :lol: Pode ser que um dia me dê a panca dos pêlos longos mas para já não quero.

Os meus antigos porquinhos acho que eram rafeiros, pelo menos nunca tive pedigree, o Edu era preto com crista na cabeça e a Teca era branca com manchas pretas e cor mel no corpo... o Edu era muito meigo e pacholas, sociável e amigo, a Teca era uma bicha "danada", adorava-me e "falava" muito comigo mas com outras pessoas escondia-se e chegou uma vez a morder! :? Sei que a persoinalidade depende de cada porquinho, mas perguntei apenas para saber se realmente há tendência na raça X ou Y de ter um certo tipo de comportamento.

Já me informei sobre higiene e limpeza de porquinhos, também sei (por experiência) que mesmo os de pêlo curtinho ficam com resíduos de urina e manchados nas patas e barriga e devem ser limpos com frequência. Sei que se deve evitar dar-lhes banho a menos que estejam muito necessitados disso e sempre com champô apropriado e secando muito bem no fim para evitar problemas respiratórios.

Agora uma coisa que queria também perguntar, a localização do porquinho na casa:
Cá em casa somos muitos e ela não é muito grande... Estava a pensar alojar os porquinhos na sala, que é até dos locais mais sossegados na casa, a cozinha está uma boa parte do tempo cheia de cães (quando estou em casa eles estão sempre comigo e geralmente é pela cozinha) e o quarto da miúda é também o quarto de brincadeiras... A sala utilizamos mais para ver TV um bocadinho à noite e serve como escritório, é onde tenho o computador, ou quando temos visitas (não é muito normal, a.s nossas visitas são muito "da casa" e vão geralmente pra cozinha :P) Penso que os porquinhos na sala têm o seu espaço com sossego q.b., não estão tão expostos ao barulho e agitação diária normal numa casa onde há cães e crianças, e sempre que quiséssemos estar com eles iríamos para esse local... Será boa ideia ou aconselham-me a colocá-los num sítio mais utilizado por nós, visto o porquinho ser um bichinho sociável?

Ana
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça out 28, 2008 10:42 pm

Boa noite,

Só um parentises, o caracter dos porquinhos não depende muita da raça, mas do ambiente em que eles crescem.
Os porquinhos pela sua natureza são animais timidos, por isso podem levar algum tempo a ambientar-se e a conhecer o novo sitio, nem que isso tenha sido apenas mudar a gaiola de um canto para outro da sala.

Como eles se destinam a uma criança de 4 anos, será uma boa idea arranjar animais que não sejam bébés, pois se forem um pouquinho mais velhos são mais fáceis de manipular e não são tão nervosos quantos os bébés.

Penso que a sala será uma boa ideia para por a gaiola, pois a cozinha pode ter problemas por causa da humidade decorrente dos cozinhados. E também quanto mais calmo for o ambiente para eles melhor. Assim, na sala não ficam longe da vida familiar e não estão num local de muito stress.

Cumprimentos
N0kas
Membro Veterano

terça out 28, 2008 11:19 pm

Mais uma vez obrigada pelas respostas!

Eu penso adquirir um porquinho adulto, pois já se pode avaliar melhor o seu temperamento e acaba por ser um bocado mais estável.

Quanto à minha filha, bem os porquinhos são a sua prenda mas, tal como com os outros animais cá em casa, é sempre sensibilizada para respeitar a sua natureza, a forma de ser, e incentivada a participar responsável e activamente nos cuidados ( colocar a comida nos pratos, ajudar a escovar, etc...), para além de, claro, brincar e mimar muito os bichinhos! :)

Se não fosse assim penso que ela poderia magoá-los ou mesmo traumatizá-los assustando-os, porque crianças por vezes não têm noção do "basta"! Ainda há bocado estive a educar a pequenada, meti os cachorros na cozinha com a miúda sentada no chão para que ela, por um lado, aprendesse a pegar neles correctamente, chamá-los, acalmá-los e fazer-lhes festinhas e eles, por outro lado, aprendessem a ir ter com um ser humano tão pequenino sem "atacar" com patas e corpo, tudo ao mesmo tempo e a ficarem quietinhos no seu colo enquanto recebem festas... É assim que costumo "trabalhar" a pequenada de 2 pernas e 4 patas cá em casa, e penso que seja uma boa forma. Tentarei pois adaptar e aplicar este método aos porquinhos quando vierem.

Ana
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”