Tenho um porquinho que nasceu do cruzamento de dois abissínios (um mesclado e uma vermelha). O pai é um doce de porco, a mãe era estressada, mas depois da 2º maternidade e da separação do macho (hoje vive só com uma fêmea) está super tranquila. Pois bem, este porquinho desde muito novo já arrumava confusão: subia em cima da casinha e saltava nas costas dos irmãos e muito cedo começou a assediar os outros, independente do sexo.
Outro dia, arranjou tanta confusão com irmão (moram três em um viveiro espaçoso, ele, o irmão mais novo e o pai) que tive que tirá-lo da gaiola porque o outro batia tanto os dentes e fazia posição de ataque que senti medo. Sei que ele não faz por maldade, é um grande sem-noção, mas é comum porquinhos terem esse tipo de comportamento?
Porquinho brigão
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro
- Registado: sábado nov 06, 2004 8:25 pm
Bom,
Por vezes e usual tendo 3 machos, mesmo num sitio espaçoso que possa haver conflitos. Nessa idade quando ainda nao estao bem definidos os niveis hierarquicos, especialmente num numero maior que 2, acontece este tipo de brigas.
Agora com o porquinho fora da gaiola ha um grande risco de voltarem a brigar quando houver nova junçao. Por isso aconselho a deixar o pai com o irmao e arranjar uma nova companhia para o reguila ou noutra hipotese, castra-lo e coloca-lo com as 2 femeas.
Por vezes e usual tendo 3 machos, mesmo num sitio espaçoso que possa haver conflitos. Nessa idade quando ainda nao estao bem definidos os niveis hierarquicos, especialmente num numero maior que 2, acontece este tipo de brigas.
Agora com o porquinho fora da gaiola ha um grande risco de voltarem a brigar quando houver nova junçao. Por isso aconselho a deixar o pai com o irmao e arranjar uma nova companhia para o reguila ou noutra hipotese, castra-lo e coloca-lo com as 2 femeas.
-
- Membro
Aqui na minha cidade mal sabem definir o que é um porco da índia, quanto mais castrar...tenho medo de que o veterinário vá matá-lo por imperícia. Será que não é fase? Hoje, por exemplo, já estão às boas de novo...já tiveste experiência parecida?
Sim,
ja tivemos experiencias com 3 machos juntos. Se estao juntos agora e deixa-los e ver. No entanto se houver muitas mordeduras e mais violencia a unica solucao e mesmo separa-los.
ja tivemos experiencias com 3 machos juntos. Se estao juntos agora e deixa-los e ver. No entanto se houver muitas mordeduras e mais violencia a unica solucao e mesmo separa-los.
-
- Membro
O porquinho voltou a encrencar. O pai, coitado, só vive chorando com as brigas, um estresse só. Resolvi comprar uma outra gaiola e deixá-lo só, mas às vistas da gaiola antiga. Ele passou o dia roendo a grade na esperança de sair para voltar à antiga morada. Fiquei com pena e os juntei de novo. Ele ficou calmo por uns tempos, mas depois voltou a confusão. Ele mordeu tanto o lábio do irmão que ficou um corte enorme. Tentei pegá-lo e ele bateu os dentes pra mim e tentou me morder. Assustada, joguei uma toalhinha nele e o tirei da gaiola com muito esforço. Agora estão separados. Ele está só em uma gaiola. Não entendo seu comportamento. Sempre li sobre a docilidade desta espécie, por que ele é tão agressivo e arredio? Será que tem algum problema? Alguém conhece um caso assim?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
Em minha casa, tenho um menino (de minha criação) que também é assim. Não há forma de aceitar mais nenhum porco na sua gaiola.
Por várias vezes o tentei juntar a irmãos e não há forma de conseguir manter um porco com ele sem prejuizo para a saúde (de ambos). Assim, está sozinho.
Corta-me o coração vê-lo sozinho na sua gaiola, sem se divertir com outros da sua espécie mas ele não ajuda a que seja de outra forma.
No teu caso, creio que só tens essa escolha também. E para o outro não ficar sozinho, arranja um bebé para fazer companhia ao que é sociável. (No entanto, eu tentava primeiro juntar o bebé a este brigão para ver se ele o aceitava.)
Boa sorte aí.
Por várias vezes o tentei juntar a irmãos e não há forma de conseguir manter um porco com ele sem prejuizo para a saúde (de ambos). Assim, está sozinho.
Corta-me o coração vê-lo sozinho na sua gaiola, sem se divertir com outros da sua espécie mas ele não ajuda a que seja de outra forma.
No teu caso, creio que só tens essa escolha também. E para o outro não ficar sozinho, arranja um bebé para fazer companhia ao que é sociável. (No entanto, eu tentava primeiro juntar o bebé a este brigão para ver se ele o aceitava.)
Boa sorte aí.

<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
-
- Membro
Mas não dizem que poirquinhos não são agressivos? Terá sido a falta da mãe? A mãe não era lá muito carinhosa com a 1º ninhada, foi somente com a segunda. Quando ele nasceu eram 3: ele e mais dois. Os dois viviam juntos porque ele sempre aprontava com eles. Será carência? Devo pegá-lo uma vez por dia no colo para deixá-lo mais sociável?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
A razão pela qual ele é/está assim, nunca a vais sabercom toda a certeza.
Pode ter várias causas.
Agora, o importante é conseguires manter a situação controlada +ara que a saúde deles não seja afectada.
Pegar nele ajuda bastante. Mas não é garantia de nada.
Regra geral os porquinhos não são agressivos. Mas o facto de a maioria não o ser, não quer dizer que todos o sejam, né?

Pode ter várias causas.
Agora, o importante é conseguires manter a situação controlada +ara que a saúde deles não seja afectada.
Pegar nele ajuda bastante. Mas não é garantia de nada.

Regra geral os porquinhos não são agressivos. Mas o facto de a maioria não o ser, não quer dizer que todos o sejam, né?

<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>