Partiu dois dentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Bigui24
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quinta set 16, 2010 12:07 pm

sexta fev 01, 2013 5:36 pm

Cumprimentos a todos.
Trago assunto.

A Julieta partiu dois dentes da frente. Foi um acidente, caiu do balcão. Uma desgraça! Ela já caiu uma vez. A vet já me tinha alertado para não colocar as porquinhas em mesas e balcões. Não tenho juízo.
Ficou sem os dois dentes de cima, racharam na base (foi no Domingo). Depois reparei que ela lambia a comida e só comia feno.
Fui investigar, toquei nos dentes e cairam logo.
Li a literatura e descobri que os dentes voltam a crescer. Em 3 semanas.
Até lá corto os vegetais em cubos muito pequenos ou a cenoura em farripas com a ajuda do descascador. E come. Consegue tb comer ração. Dou-lhe água com uma seringa.
Faço o controlo do peso de dois em dois dias e espero que corra tudo bem.

Agora vou ali mortificar-me, pode ser que deixe de ser uma burra.

Beijinhos a todos.
Bigui
martaldf
Membro Veterano
Mensagens: 1410
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Localização: 3 porquinhas da india e 1 schnauzer miniatura
Contacto:

domingo fev 03, 2013 9:45 pm

Ola, Bigui

Pois, sao como as criancas, todo o cuidado eh pouco e ah minima distracao acontece qualquer coisa.

Os dentes crescem, sim.
Mas agora eh importante monitorizar o crescimento - se estao a crescer ao mesmo nivel, se um cresce mais do que o outro.
Isto porque se houver desalinhamento mais tarde tera de ir ao vet para os acertar. Consequencias do desalinhamento pode ser afectar os dentes molares.

De resto estas a fazer tudo bem: pesa-la com regularidade e ver se come tudo :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Bigui24
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quinta set 16, 2010 12:07 pm

segunda fev 04, 2013 11:43 am

Obrigada Marta,

São amiguinhos muito sensíveis, e eu terei de redobrar o cuidado.

A Julieta neste momento come que nem uma alarve e já bebe água sozinha (fica ali a beber muito tempo, parece que se perde com aquele som da esferinha, ou quer tomar banho ! Às vezes tenho de lá ir tirá-la... já pensei que talvez o faça de propósito para eu lá ir - tudo para chamar a atenção.
Os dentes estão a crescer bem depressa, em apenas alguns dias.
Vou prestar atenção ao alinhamento, obrigada.

Fastástico o poder de recuperação desta porquinha. E ainda pede colo! Mimada!

Beijinhos,
Bigui
nocasalvex
Mensagens: 8
Registado: domingo dez 15, 2013 9:38 pm
Localização: Pdi's:
[Xenopi <3 RIP]
Duffy e Kell :D

quinta jan 09, 2014 11:21 pm

A minha Xenopi tambem partiu os dentitos da frente... Mas a recuperação não foi a melhor tendo vindo a falecer mes e meio depois... Fomos com ela à VET, por duas vezes teve de aparar os dentes de baixo para que os de cima nascessem bem... e chegaram a nascer, ja nao eram tao branquinhos como eram!! E a partir dai foi uma sucessao de eventos menos bons... :(
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”