Nova no mundo dos Porquinhos da India

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Toypurnia
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado jul 09, 2011 12:14 pm

quarta dez 03, 2014 9:44 pm

Boa noite a todos :)
Já sou membro do fórum há alguns anos mas o mundo dos Porquinhos da Índia é novo para mim. Sai do pais há alguns meses e habituada a viver com animais desde pequena (gatos) e depois de alguns anos de voluntariado também com animais, chegar a casa e encontrá-la "vazia" foi sem dúvida uma das coisas que mais me custou nisto de emigrar. De modo que após evitar-mos o assunto durante algum tempo... acabamos por nos comprometer com um Porquinho.

Ele é muito pequenino, talvez demasiado pequeno, mas felizmente têm comido, bebido e feito tudo direitinho. Ainda estamos na fase de tentar interpretá-lo mas já deu para reparar que não quer que lhe toquem no rabinho.

Temos introduzido um alimento diferente por dia, dado que na loja onde estava nunca tinha comido nada além do feno e da ração. Gosta muito de maçã e espinafres, mas não toca na cenoura mesmo fatiada muito fininha... Ainda não encontrei couve à venda... isto por aqui às vezes é preciso saltitar de super mercado em supermercado para encontrar o que queremos.

A parte que me está a deixar "danada" é que no dia que o trouxemos... compramos também uma ração na loja.. não era sequer própria para porquinhos, aliás, nem sabemos o que é visto que é vendida a vulso, mas era a que ele tinha lá. Hoje lá encontrei uma loja de animais "a sério" e comprei uma ração da marca Beaphar e... não lhe toca! Tenho estado a tentar enganá-lo mas nada... agora coloquei misturada com a outra ração ranhosa.

A Sra da loja, também nos deu "comprimidos de vitamina C para dissolver na água". Quando chegamos a casa e fomos preparar tudo, o meu companheiro resolveu provar... e aquilo era daquelas cápsulas efervescentes de vitamina C. Com sabor a laranja e doce! Não nos admirou muito já que estamos num país onde os pais dão coca cola a bebés... lol Já comprei uma embalagem própria para porquinhos, chinchilas e outros roedores, no entanto é multivitaminico e não encontrei apenas com vitamina C.

Uma questão que nos preocupa um pouco é o facto de escurecer muito cedo. Nós estamos na Escócia e neste momento as 4 da tarde é de noite. Pensamos em comprar um temporizador para colocar num candeeiro para que ele não fique logo no escuro tão cedo, pois há dias que eu chego a casa antes mas há outros que não. Acham que é importante ou não altera o comportamento e ciclos deles?

Quanto a temperatura penso que ele está confortável, o chão é alcatifa, tem uma mantinha polar dentro da caixinha, tem outra mantinha polar a cobrir parte da caixinha e nós mantemos sempre a temperatura da casa agradável portanto penso que não venham a haver problemas.

Neste momento ele está aqui ao meu colo enquanto escrevo, já mordiscou uns biscoitos e têm estado caladinho e sossegado. Penso que se "sinta bem" mas é como digo, é um mundo novo para mim e quero dar o meu melhor. A tarde andou a solta pela sala, o único sitio da casa que não tem buracos por onde este caganito se possa enfiar, e andava nas corridas e a fazer cui cui cui... Por isso se tiverem dicas, sugestões, ou se eu estiver a fazer algo errado, por favor digam :)

Ah... o menino chama-se Elvis Minhoca Presley... o Minhoca foi o nome que lhe demos até encontrar um nome adequado e acabou por ficar... :D :P

Desculpem o tamanho do texto :$
Obrigado

Ana Correia
Toypurnia
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado jul 09, 2011 12:14 pm

sábado dez 06, 2014 7:27 pm

Boa noite :D
Queria apenas avisar que depois de um breve momento de pânico com medo do que pudesse ser, descobri (obrigado youtube) que o Elvis estava a fazer Porcorning à força toda! Ele começa a fazer isso sempre que eu chego do trabalho e me meto com ele :D Já corre pela sala mas quando tenta ir para a entrada o chão já não é alcatifa e começa a choramingar lol adora andar escondido atrás dos sofás e fazer-me passar da marmita, o sacaninha é rápido :D

Já gosta de cenoura e já provou e trinca um pouco de couve! Apesar de lhe franzir um bocado o nariz... enquanto não come couve, não há outros vegetais. Também ja não come desalmadamente como fez no segundo dia (o que nos estava a deixar preocupados).

Noto-lhe uma grande diferença, esta bem mais crescido. Mas a parte melhor é ver que ele já não tem medo de nós :)
martaldf
Membro Veterano
Mensagens: 1410
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Localização: 3 porquinhas da india e 1 schnauzer miniatura
Contacto:

quinta dez 18, 2014 5:39 pm

Ola!

parabens pelo seu novo amiguinho.

Sao animais inicialmente assustadiços, mas com mimo e atenção transformam-se numa boa companhia.

Nao mencionou, mas tem dado feno ao pouquinho, não tem?
Agua, feno e vegetais ricos em vitamina C eh a base da alimentacao deles.
Pode dar alguma fruta, e racao própria.
Se nao encontrar a racao apropriada, enato nao de. O feno garante o desgaste dos dentes, e os vegetais a vitamina C necessaria. A racao pode ser vista como um complemento e nao como alimento base.

Pimento verde, pepino, tomate, coentros, salsa, cenoura... são apenas alguns dos vegetais que lhe pode dar.

Penso que a falta de luz não afete os ciclos do porquinho. Por norma eles comem e dormem ao longo do dia todo. Nao sao como as chinchilas que são assumidamente animais noturnos, ou ate mesmo os hamsters.

Os porquinhos adoram esconder-se em cantos, gostam de tuneis e de caminhas. Muito cuidado com os fios elétricos nessas passeatas fora da gaiola. Fios, papel e plástico sao das coisas favoritas...

Sobre a temperatura, se estiver bem para nos, esta bem para eles.
Eles nao suam, por isso e de evitar ambientes muito quentes e exposição solar direta.
Podem-se constipar, por isso cuidado com correntes de ar e mudanças subitas de temperatura.

Um porquinho com medo não se mexe. fica tipo pedra, com os olhos muito esbugalhados. Se puder, foge a toda a velocidade.
Um porquinho confortavel, come no colo, deita-se de lado e de olhos fechados.
Os barulhentos com o tempo vai aprender a distinguir desconforto, com o chamar a atenção, com o dar resposta a um som desconhecido, ate ao famoso Cui-Cui muito agudo que eh uma exigência de atenção e comida.

Pesa-lo ajuda a ver se esta a crescer bem.
E um dia vai precisar que lhe cortem as unhas.

Felicidades,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”