Esterilização do meu porquinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

segunda jan 05, 2004 9:01 pm

Olá a todos!
Recentemente descobri que uma porquinha que comprei é na realidade um porquinho, de qeum a minha Teca teve filhotes, agora com 4 semanas.
Pensando então que seria mais uma fêmea e que portanto hão teria problemas de multiplicagem de porquinhos, vejo-me agora a braços com um problema relativamente sério, que é o de não querer ter mais descendência, mas por outro lado não querer que eles estejam sozinhos, cada um em sua gaiola.
A esterilização é a opção mais prática. No entanto...
Uma coisa é pensarmos nela, outra é sermos confrontados. Há pouco liguei para a clínica onde trato os meus porquinhos e fiquei a saber o preço da cirurgia. Quase imediatamente a seguir perguntaram-me se queria marcar. Fiquei muito hesitante, e preferi não marcar para já.
Tadinho do caramelo! É tão bonito... todo "loiro". É um pão! ;)
Por isso tenho um pouco de pena...
Dêm-me uma opinião.
Fazer ou não fazer, eis a questão.

Jinhos!
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quinta jan 08, 2004 4:55 pm

Olha, eu sinceramente nem sabia que cá faziam!!! Podes dizer qual é o preço?
Sinceramente, eu até gostava que os meus estivessem esterilizados para poder ter fêmeas com eles mas por outro lado... não sei se corria o risco! :roll:
Haverá a hipótese de ficares com uma fêmea e um macho da ninhada e juntares a mãe com a filha e o pai com um filho??? :o :?:
Depois diz o que resolves!!!
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 10, 2004 12:20 pm

Para esterilizar o porquinho são 70€.
Presentemente tenho as filhotas com a mãe, e o porquito com o pai.
As coisas têm corrido bem, embora eu preferisse ter mais espaço para eles: tenho duas gaiolas grandes e uma standard, mas essa não uso (só como hospital/maternidade).
A opção de esterilizar é muito comum em Inglaterra e EUA, mas cá é raro o sítio onde se faz...
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

sábado jan 10, 2004 2:11 pm

"Tás a ser gamada a força toda."

70 euros? Então um gato que é muito maior é só 35 euros.

"Grandes ladrões."
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 10, 2004 8:40 pm

Realmente, não é barato e se eles estão acompanhados não sei se valerá a pena correr o risco. Não faço ideia do grau de confiança de quem faz mas para mim seria assustador porque é mexer dentro de um animal tão frágil... e todos sabemos como as coisas são. Devo estar a ficar dogmática ou coisa do género mas apesar de que confiaria facilmente em algum rodentologista inglês para fazer isso aos meus, dificilmente confiaria cá. Pode saber-se qual é a clinica? Só por curiosidade...
Foste tu quem me mandou uma vez um e-mail sobre as gaiolas de cubos e coroplast, Inês??
JInhos, Joana
ines_faria
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 12:57 am

Concordo inteiramente: 70€ é um pouco caro (sobretudo quando se compram porquinhos a 3€ na feira da Malveira! ;) )
Também estou muito céptica quanto a avançar com a cirurgia, não tanto pelo preço, mas mais pelo que a Joana diz: de não haver propriamente uma grande experiência em roedores cá em Portugal, e por ser de facto uma intervenção delicada num bichinho tão pequeno.
Como estão os machos separados, acho mesmo que vão continuar inteirinhos.
(E não, Joana, não fui eu que mandei essa mensagem.)
As novas fotos devem estar quase a aparecer no meu album - se tiverem tempo dêm uma olhadela. O visado era o Caramelo, mas já está safo.
Ah, a clínica para a qual liguei é a de Telheiras.
Bobitareco
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 7:55 pm

domingo jan 11, 2004 1:48 pm

Essa clinica de telheiras está a quere enganar-te com os porquinhos é a mesma coisa que com os gatinhos, tira-se os tomatinhos e já tá nem é preciso abrir o bixito, já me disseram que é a cirugia mais facil de fazer que ha.
É uma "ganda tanga" se te pedem para "capar" um porquinho o mesmo que te pedem em qualquer sitio para fazer o mesmo a dois gatos.
ines_faria
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 11:47 pm

Bobitareco, provavelmente é mais caro porque são animais mais pequenos e a prática cirúrgica será talvez mais delicada.
Bem, pelo menos este mês não posso sequer pensar nisso, depois se verá. Vou também informar-me em outras clínicas, e fazer um apanhado de preços - para porquitos e porquitas.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo jan 11, 2004 11:56 pm

salsichada Escreveu: "Tás a ser gamada a força toda."

70 euros? Então um gato que é muito maior é só 35 euros.

"Grandes ladrões."
O preço não se faz ao peso.

A pergunta que lhe vou fazer pode parecer ofensiva, mas acredite que não é essa a minha intenção.
Já alguma vez viu os testiculos de um Porquinho da India?
Bobitareco
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 7:55 pm

segunda jan 12, 2004 10:35 am

Já, porque tive vários, capei um e paguei salvo erro 7 contos, que é 35 euros. Por isso é que me indignei.

Não me ofendi :)
ines_faria
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 1:17 pm

E onde foi, Bobitareco?
Estive agora a ligar para outra clínica e - cuidado! - o preço é 150€!!! :o :o
É mesmo caso para dizer "bolas"! :cry:
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda jan 12, 2004 3:14 pm

Bobitareco Escreveu: Já, porque tive vários, capei um e paguei salvo erro 7 contos, que é 35 euros. Por isso é que me indignei.

Não me ofendi :)
Pronto aminha dúvida quanto à sua indignação está esclarecida.

Agora vou dar a minha opnião se me for permitido:
Eu penso que a diferença de custos entre a castração de um gato e de um Porquinho da India justificável. Pois como deve saber a anatomia destes 2 animais é diferente e provávelmente exigem procedimentos diferentes...

A escolha do local onde vamos castrar os nossos animais não deve ter como base só o preço, teremos também de avaliar o profissinalismo de quem o faz... com isto não estou a dizer que onde as castrações são mais baratas são piores, mas teremos de ter sempre alguma prodência.

Um bem haja
ines_faria
Membro Veterano

quinta fev 12, 2004 6:39 pm

Pois tenho novidades: o meu Caramelito já foi esterilizado, correu tudo lindamente (lá está, o profissionalismo...), e os 70€ que paguei dou-os por bem empregues. Só teve de tomar Bactrim pediátrico durante 8 dias, e até se labia todo quando lhe aproximava a sengazita da boca!
Porque nunca é demais felicitar quem presta bons serviços veterinários aos nossos animais - neste caso aos meus porquinhos e furão - , fica aqui o meu MUITO OBRIGADA à Drª Maria João, à Drª Sofia e à Clínica Veterinária de Telheiras em geral.

Já agora, e em nota de rodapé, esta clínica tem na sua maioria animais exóticos como pacientes. Ás pessoas sabem o que estão a fazer. Por isso é que foram 70€ - é que numa clínica super-bem, em que disseram logo que habitualmente não esterilizavam porquitos, cobravam 150%. Mais do dobro!!!

Os machos são 70, as fêmeas são 140, pois é uma cirurgia interna e de maior risco.

Jinhos
Inês
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 13, 2004 2:35 pm

Agora também estou entusiasmada... gostava que os meus meninos tivessem uma companheira... vou falar-lhes nisso e ver o que eles preferem, os "tintins" :oops: ou uma namorada!!!
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”