Página 1 de 1
Perda de pelos - porquinho da india
Enviado: sexta fev 27, 2004 12:51 am
por Piglee
Olá,
Tenho duas porquinhas da índia, que pesam cada uma entre 700 e 900 grs ( Maria Clara e Magali ) São bem alimentadas conforme instruído no site e vivem numa gaiola que é limpa a cada 48 horas. Comem muita cenoura, couve e ração própria. Não tem mais do que um ano de idade e tem muito apetite, sendo também bastante alegres.... mas ultimamente, ambas têm perdido muitos pelos sem razão aparente - fisicamente, elas parecem muito bem.
Gostaria de saber se pode ser alguma doença ou falta de algum alimento/vitamina específica.
Agradeço os comentários e a ajuda!!
Daniela
Perda de Pêlo
Enviado: sexta fev 27, 2004 10:28 am
por heartzinha
Em
http://www.cuicui.cjb.net/ no tópico doenças fala sobre a perda de pêlo.
Se, ao ler as informações contidas neste tópico e noutros que poderá investigar, achar que nada tem a ver com as suas porquinhas penso que o melhor é ir ao veterinário.
...
Enviado: terça mar 02, 2004 7:39 pm
por buzio
embora ache que o melhor é dirigires-te ao vet, elas podem estar a comer o pelo uma à outra ou uma delas comer o seu proprio pelo e o da outra. existem muitos porquinhos que comem pelo. agora, ficam mesmo com a pele à vista?
Enviado: quarta mar 03, 2004 10:54 am
por Rochamar
As porquinhas podem estar a comer o pêlo uma à outra e, segundo já ouvi, isso acontece quando não lhes fornecemos feno ou alfafa.
Outras causas – julgo que as mais frequentes, são piolhos (os pêlos que caiem têm na raiz um granulozinho bem minúsculo), sarna ou fungos (ou estes dois juntos). Os porquinhos coçam-se muito, causando feridas com as unhas.
Se a queda de pêlo não é muita e não é localizada, pode não ser nada de especial e passa em pouco tempo.
Talvez o melhor seja mesmo levá-las ao veterinário, antes que o problema se agrave.
Beijinhos.
Marta
...
Enviado: quarta mar 03, 2004 9:01 pm
por buzio
há porquinhos, que por mais feno ou alfafa que se dê, comem o pelo dos outros (eu tenho uma. eh ehe. que até os pelos do porquinho da gaiola do lado come...)
Enviado: domingo mar 07, 2004 12:34 pm
por ines_faria
Olá! Este tópico vem mesmo a calhar, já que vim aqui precisamente para escrever sobre a mesma questão.
O meu Caramelo começou, há 15 dias, a perder pêlo. Notei isso quando me pareceu um pouco magrito, fui pegá-lo e reparei numa ferida nas costas. Pensei que a Teca estivesse a mordê-lo, mas não. Pus um pouco de bacitracina e reparei numa pequena área, ao pé do pescoço, onde faltava um pouquinho de pêlo, mas sem ferida. Pus tb bacitracina. Entretanto fui passar 10 dias fora e deixei os porquinhos em casa da minha mãe, com a recomendação de prestar especial atenção ao Caramelo. Quando voltei, o coitado estava com algumas peladas. A ferida das costas estava completamente cicatrizada, mas o pêlo não cresceu (tb não tinha tido tempo!...)
Fui imediatamente à veterinária, onde vimos que ele perdeu 50 gramas. Nada de muito grave. O diagnóstico foi para sarna e/ou fungos.
A sarna é tratável com duas injecções, ministradas com 15 dias de intervalo. Os fungos é mais difícil, com a administração de 1/4 de um comprimido em 1 ml de água, durante 28 dias.
O Caramelo levou a injecção e está tb a fazer os comprimidos contra os fungos. Continua a comer e beber bem, está activo, mas temos de o ter sob vigilância a fim de detectar qualquer quebra na actividade: é que a medicação dos fungos é um pouco agressiva para os rins.
O mais curioso no meio disto tudo é que a Teca, com quem ele partilha a gaiola (o Caramelo foi castrado há um mês), não tem nadinha...

Enviado: segunda mar 08, 2004 3:24 pm
por Rochamar
Olá!
Vou também contar um caso de perda de pêlo num porquinho, com final feliz.
O Zé tinha algumas peladas e 2 ou 3 feridas, à volta do pescoço e na parte superior do tronco. Nas patas traseiras também se notava falta de pêlo. Foram-lhe diagnosticados fungos e sarna. Está a tomar ¼ de comprimido por dia, durante 30 dias, para os fungos, e uma injecção por semana, durante quatro semanas, para a sarna. Vai na terceira semana e já está praticamente bom. As feridas sararam, os pêlos voltaram a crescer e ele deixou de coçar-se.
Enfio-lhe o comprimido até ao fundo da boca, ele rói-o um bocadinho e engole-o. É muito mais fácil assim do que dissolvido em água.
O veterinário não me disse que os comprimidos são agressivos para os rins; espero que a cura deste problema não origine outro. Por enquanto, o Zé está activo e come normalmente.
Beijinhos.
Marta
Enviado: segunda mar 15, 2004 2:52 pm
por arquea
Bem, isto parece que está na moda...
Este fim de semana fui ao veterinário porque o Micha se estava a coçar muito, e descobri que tinha sarna. A veterinária raspou um bocadinho do pelo dele e vimos no microcópio os bichinhos que provocam a sarna. Agora começou o tratamento com uma injecção de 15 em 15 dias. O Speedy, pelo sim pelo não e apesar de não apresentar sinais de ter sido contagiado, está a fazer o mesmo tratamento.
Foi exactamente por ler este tópico que fiquei mais alerta, e assim que vi que ele se estava a coçar muito, não hesitei.
Resta acrescentar que foi uma chiadeira naquele consultório por causa das vacinas... As pessoas que estavam na sala de espera até se assustaram, assim que eu saí foram logo espreitar ao transportador para verem o que é que tinha provocado uma tal algazarra
Obrigado, foi graças a vocês que consegui detectar a doença ainda em estado inicial (ainda não tinha peladas) !!!
Beijinhos
Lúcia
a sarna
Enviado: terça mar 16, 2004 8:27 pm
por buzio
também já tive sarna cá em casa, e quando se pega.... que chatice. tive que tratar quatro dos meus catorze porquitos e não foi pêra doce. não querendo passar por vet, que não sou, não lhes dou injecções, mas trato com um líquido próprio para a sarna. desejo boa sorte para os vossos porquinhos e Inês, também tinha porquinhos juntos cujos que partilhavam a gaiola não apanhavam e os da gaiola ao lado apanharam---
Enviado: quarta mar 17, 2004 10:09 pm
por ines_faria
Já ouvi falar de um produto para a sarna, buzio, será que podes indicar? è que realmente a injecção deve ser bastante dolorosa, pois o Caramelito guinchou imenso, tadinho...

Enviado: sexta mar 19, 2004 12:16 am
por ines_faria
Hoje o Caramelo foi à Vet, e realmente está muito melhor. Pelo sim pelo não levou a segunda injecção contra a sarna (desta vez não guinchou nada) e vai continuar com o Orafungil. Até ganhou peso - o rapaz está quase como novo!
pelada
Enviado: domingo abr 22, 2007 6:01 pm
por elisfb
Olá pessoal,
Vcs me ajudaram muito pq tenho uma porquinha que está com uma grande pelada na barriguinha e eu ja teneti usar varios produtos que nao funcionaram, agora sei que pode ser um fungo ou sarna.
Gostaria de pedir a vcs que me indicassem quais os nomes dos remedios e produtos que vcs usaram pq eu procurei varios veterinarios e nenhum deles era especialista em porquinhos e nao tive bons resultados.
Aguardo uma resposta urgente pq nao sei o que fazer!!!
Obrigada.
Lee.
Enviado: segunda abr 23, 2007 9:51 am
por smcorreia
Também tenho andado com a minha Mini no veterinário.
Ela andava a coçar-se muito e estava mais magra , e eu achava muito estranho até que detectei uma ferida por baixo da patinha da frente na qual não tinha pêlos.
Fui com ela ao veterinário e foi diagnosticado sarna, levou duas injecções, está a tomar o comprimido, estou-lhe a pôr pomada e está a receber umas gotinhas de suplemento de vitamina C.
Hoje vou com ela outra vez para ver como está a reagir à medicação.
Mas falta de apetite a Mini não tem

!
Enviado: segunda abr 23, 2007 10:28 pm
por martaldf
Bem, antes de mais, queria só dizer que aos porquinhos não se deve dar alfafa. às chinchilas sim. Se derem aos porquinhos só como goluseima. É que a alfafa (se nao estou errada) tem muito cálcio e pode fazer mal. Porquinhos é Feno!
Ás vezes os porquinhos têm a mania de comer os cabelos uns aos outros. Cá para mim é inveja

Uma vez fiz essa mesma questão e responderam-me que é comum acontecer e não significa necessáriamente carências.
Os porquinhos libertam pêlos, mais ainda quando estão assustados. Se começaram a aparecer falhas no pêlo aí sim, é de levar logo ao veterinário não vá ser outra coisa... mesmo que não seja o caso, não há nada como levar ao vet para ficarmos descansados.
As melhoras para os porquinhos.