Vai a
www.guineapigdictionary.co.uk e dá uma espreitadela nos filmes que a senhora fez com os porquinhos dela.
O comportamento que descreves de esticar a cabeça é acompanhado por uma certa dança das ancas??? E esse barulho é como um borbulhar?? Não é de assustar, os meus meninos estão sempre a fazer isso, que eu descreveria como uma espécie de dança sexual, muito comum entre porquinhos do mesmo sexo e penso que lhes alivia muito bem as tensões. Os meus começam a fazer isso, depois correm, depois abrandam e andam nesta festa o tempo que lhes apetece.
Quanto a afugentá-la... dizem que os porquinhos adoram roubar o "hot spot" uns dos outros. Quando vêem que um outro porquinho já aqueceu o lugar vão lá e tiram-lhes a vez. As mordidelas são só avisos n é? Nada de muito sério?
A Leila deve ser a porquinha dominante e por isso é que pode fazer isso. Já agora, tens espaço na gaiola para pôr 2 esconderijos? Dizem que deveria haver um esconderijo para cada porquinho, para eles n terem de brigar pelo melhor sítio (para as mordidelas continuarem a ser só avisos). Com os meus resulta muito bem e quando lhes apetece lá ficam um ao pé do outro. O que é giro é quando um quer dormir com o outro mas esse quer estar sozinho, parecem uns tontinhos!!! Bem, mas tb tenho a vantagem de ter a gaiola grande (daquelas de cubos) em que posso meter o que quiser...
Há quem nem tenha esconderijos nas gaiolas, como a Moya;) , mas ela tem muitas gaiolas com porquinhos e eles estão num sítio "muito deles", os barulhos não são assim tão assustadores como para 2 porquinhos que vivam entre nós, no nosso quarto, ou assim.
Espero ter sido útil. Jinhos, Joana