Porquinhos da índia de várias raças.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado abr 17, 2004 3:27 pm

Muito se tem falado de raças de porquinhos ultimamente. Portugal, devido ao pouco conhecimento das suas "gentes" e ao trato que tem dado a este animal (quase perfeito como animal de estimação, principalmente para quem tem crianças). será que a qualidade dos porquinhos de raça em Portugal é boa? será que estamos a começar bem esta tarefa de divulgar as raças variadas de porquinhos em Portugal?
Surgiu-me este pensamento após o trabalho que tenho tido, juntamente com a moderadora deste fórum para reunir uma selecção de porquinhos de qualidade para reprodução. Mesmo assim, os porquinhos que consegui adquirir não são da melhor qualidade (peruanos), são o "refugo" dos outros países (apesar de lindos e meus... eh eh eh). até agora os únicos porquinhos que considero (atenção, sou eu que digo, é meramente a minha opinião) terem uma qualidade superior são os porquinhos da quinta dos roedores e alguns da rita (moya), onde destaco o lindo macho peruano elvis. Lembrei-me de que, como não conheço a maioria dos porquinhos, e que tal se os apresentássemos aqui neste tópico?
começo pelos meus dois "peruanos" e pelo meu sheltie (que foi um achado!

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_623_7.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_623_10.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_623_8.jpg
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sábado abr 17, 2004 4:29 pm

Eu tenho tido algumas dificuldades também em perceber todas as raças que existem, porque uns sites têm umas, outros têm outras, umas são reconhecidas oficialmente outras não, enfim.
As minhas porquinhas são de pêlo liso (raça Inglês??), tricolores, mas são bem bonitas (estão no meu álbum também)!!!
Os seus porquinhos são simplesmente irresistíveis!!!! :o

A Leila
http://arcadenoe.clix.pt/images/album/0 ... _Leila.jpg

A Bianca
http://arcadenoe.clix.pt/images/album/9 ... Bianca.jpg

As duas juntas
http://arcadenoe.clix.pt/images/album/9 ... Bianca.jpg

beijinhos
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 8:33 am

Olá!

Quando trabalhei na Zooparque fiz várias importações de Porquinhos da India de Qualidade da Holanda mas que, ao acabarem por ser vendidos para várias lojas, também se espalharam pelo pais e, ao serem cruzados com outros de pêlo liso, perderam as caracteristicas genéticas de cada raça. A Rita (Moya) ficou com vários desses porquinhos por isso deve ter na sua colecção alguns interessante que, com cruzamentos cuidados pode melhorar as caracteristicas dos animais.

Existem algumas pessoas no país, que não vêm aqui ao Forum, e que possuem Merinos, Texels, Shelties, etc de qualidade pois os reprodutores (matrizes) vieram de exposições internacionais.

Foi já criado um Clube de Porquinhos da India em Portugal, que tem como um dos seus objectivos introduzir porquinhos da india de qualidade em Portugal entre os seus sócios fazendo importações de criadores conceituados.

O Clube chama-se "OS AMIGOS DOS PORQUINHOS-DA-ÍNDIA" e vai fazer a sua primeira apresentação ao publico na Feira de Exóticos a realizar-se no final de Outubro. Entretanto quem tem Porquinhos da India (de pêlo liso normais ou de outro tipo qualquer) pode já inscrever-se no clube.

As raças de Porquinhos da India em Portugal são pouco conhecidas porque quem as tem não as divulga. A Alexandra Lima da Quinta dos Roedores é uma das poucas que fez uma webpage original com fotos dos seus porquinhos.

Eu recebi na minha loja porquinhos da India Selfs, Coroados Americanos e ingleses, Shelties e Peruanos e tenho tido muita gente a ir lá e a ficar boquiaberto com a qualidade dos animais. Mesmo pessoas que conhecem e frequentam exposições internacionais. A constituição, forma da cabeça, qualidade do pêlo (alguns são acetinados), etc não tem nada a ver com o comum Porquinho da India que se costuma encontrar em lojas de animais.

O Clube OS AMIGOS DOS PORQUINHOS DA INDIA está em contacto com outros clubes Europeus (nomeadamente alemães, franceses e ingleses) e vai ser orientado por esses criadores já muito experientes.

No entanto é de salientar que qualquer animal é um animal de valor, que não existem Porquinhos-da-Índia "rafeiros" e o prazer que se possa ter ao possuir um animal destes tanto se obtém com um animal de raça como com um normal de pêlo liso.
E pessoas com porquinhos da India de qualquer tipo são bem vindos ao Clube.

Ficamos á vossa espera! Vamos fazer qualquer coisa pelo Porquinho da India em Portugal!

José Santos
buzio
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 12:36 pm

desculpem-me enganei-me no nome da moderadora do fórum, não é a moya e era dela que eu falava na minha mensagem.
Pois é zoo, embora não existam porquinhos rafeiros, os porquinhos de pelo liso curto criados em portugal (claro que deve haver excepções) perderam a maioria das características apreciadas nos porquinhos da índia lá fora como as cabeças curtas, as orelhas "fechadas", o próprio tamanho, dado que os porquinhos de cá, inclusive alguns dos meus, têm um tamanho e peso muito inferior aos normais e focinhos compridos como "ratos". um porquinho que por exemplo gosto muito da morfologia é o meu dominó, o que aparece na terceira fotografia e já vi bons porquinhos em portugal, os que falei na primeira mensagem servem para fomentar a discussão. Outro porquinho que também gosto muito é por exemplo o sheltie (ou silkie como diriam os americanos) chocolate que tens (?!) na loja. também acho que os porquinhos sheltie que existem por aí têm melhor qualidade que as restantes raças. não há porquinhos rafeiros, mas existem cruzamentos de raça que correm mal, e que não dão porquinhos com raça bem defenida, senão não se poderia criar novas raças como o miniyak da austrália, pois à partida as raças já estariam pré-definidas. ;)
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 2:35 pm

Pois é, os porquinhos "de cá" estão cada vez mais a afastar-se das caracteríscticas que se prezam num "bom exemplar". Quando fui à exposição em Bradford/Doncaster em Inglaterra (Janeiro passado) vi porquinhos de quase todas as raças que já ouvi falar (este quase é muito perto do "todas") e lembro-me que mesmo os porquinhos dum casal de rodentologistas que conheci e que tinham porquinhos por prazer, não se preocupando com as raças, ou de outras pessoas que visitei, tinham os bonitos focinhos curtos e orelhas em pétala. Quando voltei e olhei para os meus dois rapazotes fiquei chocada, pareciam ratinhos de tão pequenos e diferentes do que vi.... devo dizer que durante alguns dias não conseguia vê-los como porquinhos, tal n era a diferença!
Mas pessoalmente, e isso o José (da zooexótico) fez bem em salientar, eu olho para os porquinhos como animais em si e não como sendo desta ou daquela raça, e tenho muito medo que no futuro possamos chegar ao estado da Inglaterra em que existem dezenas de rescues espalhados pelo país devido não só a criadores irresponsáveis que rejeitam qualquer exemplar fraco, como a pessoas que os compram para crianças que acabam por se fartar deles, etc, etc, etc.
Fico feliz que começamos a estar cada vez mais unidos (e quase que a encontrar as pessoas espalhadas pelo país com esta "paixão") e que todos possam trabalhar com responsabilidade para melhorar os exemplares que cá temos. Mas não nos esqueçamos, sempre com muito AMOR, INFORMAÇÃO e RESPONSABILIDADE!!! (e claro que eu sei que vocês não deixam os vossos meninos irem para quaisquer casas).
Vai ser bom juntarmo-nos todos na feira de roedores!!!
Jinhos, Joana

P.S. Sandra, as tuas meninas, tal como os meus, poderiam ser designadas por tricolores de pêlo curto... mas isso até é ser simpático porque os tricolores têm as cores bem definidas e separadas e claro, falta-lhes os belos focinhos curtos e as orelhas em pétala! A Moya tem agora uma bela fêmea chocolate com o focinho mais giro (de tão curtinho e belos olhos redondos) que já vi por cá!!!
buzio
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 3:08 pm

pois, claro que também vejo os porquinhos como meus amigos e animais de estimação, pois senão não tinha tantos e a maioria nem sequer vou cruzar nunca. o que pretendia com este tópico (e felizmente está a resultar) era discutir mesmo a qualidade das raças de cá, independentemente de gostarmos deles ou não (e a tua porquinha é giríssima z. pzrece mesmo chinesa). eu também tenho outros animais rafeiros ou não que não cruzo. uma coisa é gostarmos deles porque simplesmente gostamos, outra coisa é tentar começar uma criação de porquinhos (como quero fazer) e pensar no que quero afinal criar, é uma questão de se traçar objectivos. para mim, criar porquinhos não é só juntar macho e fêmea e fazer o que se tem feito até agora, introduzindo porquinhos de pelo comprido, mas diluindo as suas características.
atenção eu tenho porquinhos por prazer, mas também quero criar, mas se se vai começar uma coisa, deve-se fazer bem logo de princípio. também não vou comprar um porquinho (por exemplo peruano), só porque tem determinada raça, não, vou buscar reprodutores que tenham características que pretendo reproduzir, tal como as orelhas em pétala, as duas rosetas bem defenidaas nos quadris e a roseta da cabeça como gosto. por exemplo, o meu alf, o porquinho vermelho (apesar de ser "refugo peruano") tem características que gosto muito, que são essas que quero ir buscar, mas com melhor qualidade, como uma boa franja, o pelo forte e meio acetinado (ele não é satin, mas tem brilho) pesa um quilo e quase 200 é curto de focinho, tem as orelhas para baixo (apesar de não gostar muito da despigmentação) e tem uma coisa óptima, é um "descarado", não é nada tímido, ao contrário dos meus restantes porquinhos. a rita que diga, até nas sessões fotográficas se chega à maquina e faz "pose". de qualquer modo ainda não decidi criar com ele porque tem características que não gosto muito. vamos ver...
mas adoro-os tal como a todos os outros.
também espero que não cheguemos ao estado de inglaterra...
encontramonos todos na feira de roedores, um pouco de informação e troca de experiências não faz mal a ninguém, pelo contrário, só faz bem.
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 18, 2004 5:14 pm

Eu sei que vocês vão/estão a fazer um bom trabalho! E claro que sei que pelo menos as pessoas que costumam escrever aqui na arca amam os animais que têm!! Nem ponho isso em causa!!!
Jinhos, Joana

P.S.: E se não me engano somos quase vizinhas!? Estou em Abrantes.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 6:00 pm

Realmente em Portugal não existem muitos porquinhos-da-índia de raça. Também é preciso considerar o valor do investimento, pois quem queira porquinhos de raça deve estar preparado para investir e por vezes nem sempre é fácil, e depois há todo o cuidado a ter depois de adquirido o animal, temd e ser bem tratado e mantido em boas condições. Recentemente comprámos um American Crested no Zooexótico e realmente lá existem porquinhos que não se podem encontrar noutros sitios por aqui, aconselho desde já uma visita à loja. Existem outras lojas onde por vezes aparece uma ou outra vez um porquinho de qualidade, é preciso é estar de olhos bem abertos. Na nossa página pode ser encontrada uma lista das várias raças que existem e informações sobre o clube. O principal objectivo do clube numa primeira instância é informar sobre os cuidados a ter com os porquinhos e novas ideias que possam surgir sobre o assunto, a nossa ideia não passou por ser um clube direccionado para porquinhos de raça, mas sim para todos que tenham e gostem destes belos animais, no entanto estamos abertos a quem se queira organizar e discutir estes assuntos. Se as pessoas interessadas se juntássem um dia a uma mesa e discutissem esses assuntos poderiamos organizar alguns eventos cá em Portugal . Estamos abertos a proposta.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 18, 2004 8:43 pm

Como vos disse antes a minha opinião é de que não existem Porquinhos da India rafeiros.
Eu também conheço a realidade inglesa, bem como a de mais alguns paises, e tenho conhecimento dos abandonos pelas mais diversas razões.

Daí que OS AMIGOS DOS PORQUINHOS-DA-ÍNDIA têm variadas funções:

1º Educativa: O dar a conhecer as raças, os tipos de pêlo, o formato das cabeças, orelhas, etc etc... No entanto nunca diminuindo o Porquinho da India normal nem criando elites dentro do próprio clube. Tanto valor tem o membro que tem um Porquinho da India normal, como um que tem um Porquinho da India de raça pura. Todos pagam a quota e todos têm o mesmo valor. Numa exposição nunca os colocariamos a competir juntos mas ambos poderiam competir com outros da sua classe.

Acho que a única vantagem de andarmos atrasados em tudo no mundo dos animais é que podemos aprender com os erros dos outros países e tentar ultrapassar algumas falhas.

É claro que se vão começar a notar várias diferenças no mundo português dos porquinhos da India. A ajuda do clube na evolução do conhecimento de como manter, criar e selecionar um porquinho da india é importantíssima. Com o conhecimento das raças, com uma ou duas exposições e passados 2 anos de vida do clube, a pessoa que vai à loja já vai com mais conhecimento e vai reconhecer algumas caracteristicas num porquinho da india e vai escolhe-lo deixando os que não têm essas caracteristicas. Os vendedores das lojas passam a pedir aos fornecedores porquinhos com as caracteristicas + desejadas porque se vendem melhor. E por aí adiante. Neste aspecto, o clube é muito útil.

Como lhes disse, existe muita gente que não vem a este Forum e que tem Porquinhos da India de qualidade. Nestes poucos meses que tenho a loja já conheci muita gente com conhecimentos em Porquinhos da India e com bons exemplares. Não criam em quantidades industriais mas têm as suas ninhadas de vez em quando. E bem bonitas... Só precisam de um incentivo para se entusiasmarem...

Por falar em tamanhos de Porquinhos da India, ainda hoje estive num criador que tem mais de 60 fêmeas a reproduzir e tem alguns exemplares ENORMES, Teve recentemente uma fêmea que teve 10 crias numa só ninhada!!! Verdadeiras porquinhas que quando estão grávidas, e estavam muitas... parece que ficam "quadradas"... Gostei de ver...

Mas voltanto às funções do Clube:

2º Apoio permanente.
Não só no aspecto de como apurar caracteristicas ou raças mas sim como faze-lo bem, evitando cruzamentos perigosos com resultados genéticamente desastrosos, evitando inbreeding... tendo como a caracteristica fundamental o bem estar do animal.
O ano passado fiz um curso de bem estar animal no British Council e um dos aspectos falados foram as criações loucas para melhorar um animal sem se olhar ao bem estar do mesmo.
O Clube deve explicar e informar os seus membros e até a restante sociedade sobre a importancia do bem estar do animal.
Na minha opinião, não há nenhuma taça ou medalha que valha a alegria de ver um animal saudável e feliz.

3º O Acolhimento de animais abandonados e realojamento dos mesmos. Termos um local para receber os animais abandonados e meios para arranjarmos novos donos.

Daí, e para resumir, acho muito bem que se façam concursos e selecções de animais de várias raças. E sabem como eu tento introduzir animais de qualidade em Portugal desde há algum tempo, antes com a criação na Zooparque e agora na minha loja. Mas sem nunca deixar de dar importancia ao animal como individuo e ao seu bem estar salientando todos os factores que condicionam esse bem estar: Alojamento, alimentação, atenção dos donos, etc.

E por ultimo...

... Eu já sou um AMIGO DOS PORQUINHOS DA INDIA... e você?

http://porquinhos.no.sapo.pt
buzio
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 8:49 pm

relativo à porquinha com 10 filhotes?! que trabalhão, ter que criar tantos à mão. eh eh.
A organização é sempre importante.
buzio
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 8:54 pm

Z, não tinha reparado, somos mesmo quase vizinhas... quando quiser fazer uma visita, já sabe! ;)
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 18, 2004 8:55 pm

Nenhum foi criado à mão...:-)

Em mais de 60 fêmeas houve muitas voluntárias como amas...

O Porquinho da India é um animal de comunidade. Muito sociavel entre si.
buzio
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 9:01 pm

mas há que convir que em mesmo em 60 femeas, é dificil distribuir os bebes, mesmo sendo muito sociáveis, só se estiverem muitas a criar ao mesmo tempo (não, não vou chegar aos 60) :oops: . tenho porquinhos há muitos anos, não como agora, mas sempre para companhia e sei bem do que são capazes.
:p
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 18, 2004 9:10 pm

Deve ter custado, dez filhotes!!!
Sim, tenho de ver se me inscrevo. Interessa-me particularmente o acolhimento de porquinhos para adopção. Num futuro que espero distante, se começar a haver necessidade disso o clube até poderia ter pessoas espalhadas pelo país (os próprios sócios que demonstrassem interesse) com porquinhos para adopção cujos donos já n tivessem interesse neles. Algo que me entrsitece muito é ver animais doentes em lojas e não deveria dizer isto mas numa loja bastante conhecida (mesmo numa saída de metro para um centro comercial bem famoso....) estava a semana passada um porquinhos branco (penso que tivesse rosetas de abissínio) com graves problemas na pele e todo ferido de se coçar. Disseram-me que estava a ser tratado e eu sei que há lá uma senhora que se preocupa mesmo com eles e faz tudo para ajudar os porquinhos mas a minha vontade nestas alturas é trazê-los comigo e ajudar a tratá-los... Eu sei que a solução seria nunca comprar estes animais para evitar que as lojas os tivessem...... mas é mesmo muito triste.... e não consigo aceitar que muitas vezes fiquem num sítio desses, acabem sendo comprados por donos que n fazem a mínima ideia dos problemas e etc etc etc..... centros de adopção são sempre bons na medida em que os novos donos saiem com uma noção das necessidades do seu animal e sabem sempre que podem lá voltar em caso de problema. Claro que existem sempre as maravilhosas lojas como a zooexótico e a exopets.... mas digamos que o que abunda por aí não são lojas como essas.... :cry:

Já vou longa.... Bem, a ideia é que tenho de me inscrever!
Jinhos, Joana
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda abr 19, 2004 11:31 am

Pois é Zohia, sei exactamente a que loja te referes, e há alguns meses tmb vimos nessa loja porquinhos em muito más condições. Para não falar de outros exemplos como de um conhecido hipermercado no Montijo que vendia porquinhos e estes não tinham condições nenhum em termos de alimentação (deficiente). O estado deles era muito muito mau. Uma das funções do clube seria fazer alguma coisa para que estas situações não se verificassem, mas já se sabe que isso implica custos e quantos mais formos mais possibilidade haverá de lutar contra situações como estas.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”