A salmonelose nos porquinhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado abr 24, 2004 8:06 pm

alguém me sabe dizer mais sobre a salmonelose, além das vias de contágio e de que causa morte súbitas nos porquinhos? o que acham disso?
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda abr 26, 2004 2:36 pm

Eis alguns sites em ingles que consegui encontrar sobre o assunto

http://www.thisisthenortheast.co.uk/the ... death.html

http://www.afip.org/vetpath/POLA/99/1999-POLA-Cavia.htm

Os meus sentimentos para com o teu porquinhos, sei como é dificil perder um amigo.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
buzio
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 5:43 pm

obrigada ;)
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 27, 2004 11:58 am

A salmonelose é um problema digestivo.
O contágio é pela comida e afecta principalmente os porquinhos em crescimento e as grávidas.
Esta doença é evitada através de uma dieta saudavel e da limpeza frequente e adequada da gaiola do porquinho.
Atenção que esta doença é contagiosa. Caso se verifiquem sintomas deve-se separar o porquinho logo dos outros e desinfectar o local devidamente. E claro mal se verifiquem sintomas ou comportamentos diferentes no porquinho levá-lo de imediato ao Veterinário.

Cumprimentos
buzio
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 3:22 pm

pois, hert. essa parte eu já sabia. estava a pesquisar a morte súbita nos porquinhos. os site que me indicaram ajudaram muito. (as gaiolas limpas serve para tudo.). Estou a ponderar a hipotese de deixar de dar frescos aos meus porquinhos, dado que a minha jô morreu de morte súbita e não se conseguiu diagnosticar as causas.
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 28, 2004 9:09 am

Não é aconselhável deixar de dar frescos aos porquinhos.
A dieta do seu porquinho será deficiente só com granulado.
Os vegetais e frutas são muito importantes para o equilibrio da dieta do pequeno.
(Cuidado- só granulado faz com que o porquinho beba muita água, fazendo inchar o seu estomago podendo rebentar :?)
buzio
Membro Veterano

domingo mai 02, 2004 7:13 pm

já agora relativamente aos frescos. como prevenir o contágio de salmonelas. a lavagem chegará? será que se pode colocar as gotas de vinagre como para nós para desinfecção (não encontrei nada sobre isto). e a quantidade certa de frescos? o que acham? é que certamente para uns não será a mesma quantidade que para outros, embora todoas as informações que encontramos sejam generalistas.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça mai 04, 2004 10:58 pm

Se não houve diagnostico, o porquinho devia ser analisado depois da morte para saber do que ocorreu, pois há laboratórios que fazem este tipo de análises. Por exemplo, se recolher os excrementos dos porquinhos e os levar a um laboratório ou veterinário eles podem ser analisados e o estado de saude verificado.
Ácerca dos vegetais, é mau não dar mais alimentos frescos aos porquinhos,
porque eles precisam das vitaminas (especialmente a C) e minerais que existem nestes. Não existe necessidade de 'desinfecção' pois as salmonelas não se encontram em vegetais. Uma boa higiene das gaiolas é a melhor prevenção contra infecções.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
chavalamarinha
Membro Júnior
Registado: terça mar 16, 2004 4:14 pm

sexta mai 07, 2004 5:14 pm

eu tenho 7 porquinhos da india e ja me morreu um e tambem nao soube porque. Coneçou a ficar magrinho e morreu após algum tempo. Falava-se aqui da solmonelose .. alguem me pode dizer como sao os sintomas??? Eu dou m uitos frescos aos meus.. tipo folha de alface couve nabiças e cenouras... Estao muito gorditos... mas agora ha um que esta a ficar magro.... alguem sabe o que podera ser???

agradecida

chavalamarinha
chavalamarinha
Membro Júnior
Registado: terça mar 16, 2004 4:14 pm

sexta mai 07, 2004 5:17 pm

eu tenho 7 porquinhos da india e ja me morreu um e tambem nao soube porque. Coneçou a ficar magrinho e morreu após algum tempo. Falava-se aqui da solmonelose .. alguem me pode dizer como sao os sintomas??? Eu dou m uitos frescos aos meus.. tipo folha de alface couve nabiças e cenouras... Estao muito gorditos... mas agora ha um que esta a ficar magro.... alguem sabe o que podera ser???

agradecida

chavalamarinha
buzio
Membro Veterano

sexta mai 07, 2004 8:46 pm

será a folha de alface....
buzio
Membro Veterano

sexta mai 07, 2004 8:53 pm

necessidade de 'desinfecção' pois as salmonelas não se encontram em vegetais.
como não? as salmonelas transmitem-se normalmente de uma forma oro/fecal, isto é, ingerem salmonelas a partir de algo contaminado. ora, se tenho sempre as gaiolas limpas, se a ração está sempre em condições, o único meio que vejo de contágio é a partir de vegetais contaminados, por isso pensei em deixar de dar vegetais, mas como a herts contraargumeentou e achei bem, em termos de dieta racional não é muito saudável. de qualquer modo gostava de saber o que acham da desinfecção dos vegetais com algumas gotas de vinagre, pois não encontro nada acerca do efeito do ácido acéptico nos porquinhos. ;)
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo mai 09, 2004 11:11 am

O teu porquinho deve estar com problemas nos dentes, devem ter crescido por alguma razão e tens de o levar a um vet o quanto antes! És portuguesa??
Eles precisam de ter sempre feno à disposição para desgastar os dentes!
Joana
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”