porquinhos em apuros

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quinta jun 24, 2004 3:43 pm

Descobri no dia das eleições que na minha antiga escola primária mantinham porquinhos-da-índia. Na altura, domingo, n estava lá ninguém por isso fiquei de lá voltar.

Já lá fui e as notícias não são boas!
4 fêmeas, 1 das quas é a mãe. Todas as crias me pareceram fêmeas mas a mãe está grávida!!! Aqui vai a foto da barriguinha dela:

Imagem

Aqui estão as condições em que elas vivem:

Imagem

Uma das crias tem problemas na pele e está cheia de feridas nas costas.
Outra tem a pata traseira inchada e não a pousa no chão a andar. Penso que seja pododermatite e pelo que li não é assim tão fácil de curar, pelo menos em estados avançados. Nessa foto dá para perceber mais-ou-menos o problema:

Imagem

A outra cria parece-me bem e a mãe também, para além do facto de estar grávida. Nenhuma tem piolhos.

Ninguém me pôde dar atenção porque iam ensaiar a peça de fim de ano mas deram-me a chave do cadeado e deixaram-me ir lá sozinha. A prof encarregada disse que eu lá podia voltar amanhã para falar melhor.
O que descobri depois é que os animais foram todos rifados (incluindo um borrego) e estão à espera que os vão reclamar. Mas como sabem, muitas vezes quando as pessoas compram as rifas, é só para ajudar, não é pelo prémio, principalmente quando é vivo e muito menos quando está doente!!!

Eu vou lá voltar amanhã e vou deixar o meu contacto com eles. Vou dizer q se os reclamarem podem contactar-me para ajudar ou os tentar encaminhar. Mas vou tb pedir se os posso trazer para os tratar e depois devolvo se alguém os reclamar. Se ninguém os reclamar vou pedir para os trazer, o que era o ideal. O problema é que ando em exames, entre Abrantes e Lisboa e não tenho tempo para as cuidar em condições.
Preciso que me ajudem a arranjar casas para eles! 4 meninas, uma das quais grávidas. Eu posso pagar o tratamento se alguma alma caridosa puder abrigar alguma destas meninas. Elas são bonitas e merecem pelo que já sofreram! O comer delas é o milho dos pombos, a ração das galinhas, e algumas ervas que lá põem de vez em quando.... sem feno, sem nada!

Nesta foto dá para ver três delas e a confusão onde vivem:

Imagem

Obrigada pela vossa atenção!!!
Jinhos, Joana
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta jun 24, 2004 4:14 pm

Vá lá pessoal vamos ajudar. O Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia apoia a adopção destes porquinhos no caso de ninguem os reclamar. Vamos encontrar uma casa onde possam ser bem tratados. Pensem bem e vão estar a ajudar um animal a ser feliz -).
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quinta jun 24, 2004 8:19 pm

Sim, vamos fazer alguma coisa por estes pequeninos, se ninguém os reclamar temos de lhes arranjar uma casa decente e mesmo reclamados eles deviam ser tratados primeiro...
Estão em condições mesmo más, com pombos, galinhas, tudo sujo! Enfim!
Muita sorte para estes bichinhos e vamos lutar por eles!

beijinhos
JolieJoy
Registado: domingo jun 20, 2004 2:04 pm

sexta jun 25, 2004 3:27 am

Ainda bem que eles foram encontrados pela pessoa certa!
Estou torcendo por eles!

beijinhos
JolieJoy
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sexta jun 25, 2004 2:00 pm

Só para dar as novidades, depois a Joana vem explicar tudo melhor ;)
Afinal os porquinhos doentes são machos e não fêmeas :p não se dão muito bem, o que poderá explicar as feridas na pele de um deles. De qualquer forma, já estão os dois na veterinária e ficam lá alojados até ficarem curados :lol:
Em relação à escola, a Joana já falou com a prof e ela ainda não rifou os porquinhos, vai é rifar ainda. Deixou levar os dois porquinhos doentes para tratamento e diz que queria ficar com a fêmea (que está grávida) e com um dos machos para fazerem criação lá na escola (note-se que qualquer um dos machos é filho desta fêmea).
Ficou combinado de a Joana lá voltar no dia 6 de Julho e aí vamos tentar convencer a trazer todos os porquinhos, já que nas férias da escola apenas estão lá as auxiliares para tratar deles e já estão fartas do trabalho cair para cima delas. Vamos comprometermo-nos a arranjar um casal quando começar a escola (que não seja mãe e filho...) e vamos preparar algo educativo acerca dos porquinhos para que os miúdos aprendam a tratar deles.
Bem, vamos ver como vai correr, não está muito mal, mesmo assim! É preciso é persistência e isso a Joana tem que chegue :lol:

beijinhos
miklos
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 25, 2004 2:20 pm

Sim, devia evitar-se a todo custo que essa ideia da mãe procriar com os filhos fosse àvante e se não for possivel traze-los, dar melhores condições aos porquinhos, quer a nivel de alimentação, quer de alojamento, separando-os dos pombos e fazendo uma separação entre machos e fêmeas. Se conseguissem criar algo educativo para os miúdos seria bastante interessante, assim tinham um bom exemplo e olhavam os animais de outra maneira. Mas o melhor mesmo era tirá-los da escola e entregá-los a alguem que os tratásse bem.

Um abraço e boa sorte.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 25, 2004 4:06 pm

A Sandra fez um bom resumo mas como há novidades vou pôr tudo de pé.

Fui de manhã à escola mas a prof n estava lá, tinha ido com os meninos à biblioteca municipal. Lá fui eu atrás dela... Quando a encontrei disse o q se passava e falei no Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia para ela não pensar que eu era uma maluca qualquer. Ela ouviu. Ela disse que n tinham sido rifados mas que ia rifar 2 agora entre os meninos da primeira classe pq todos os queriam. Os outros dois, a mãe grávida (de um dos seus filhos!!!) e o outro filhote, ficariam todo o Verão na escola. Estávamos a chegar a um ponto em que ela queria que eu só contactasse os miudos que levassem os porquinhos, mas como sei q aí já ia ser dificil insisti e lá consegui autorização para ir buscar os 2 doentes. Comprometi-me a aparecer dia 6 de Julho, dia em que os pais vão buscar as avaliações e os porquinhos. Entretanto iria tratar deles

Eu disse à prof que em setembro poderia ir lá e fazer uma espécie de “sessão educativa” para os ensinar a tratar de porquinhos. Ela até pareceu interessada. Agora o objectivo é ir lá dia 6, esperar que os pais NÃO os queiram e trazê-los de volta. É aí que vocês entram: precisamos de casinhas para eles, uma fêmea grávida que pode ir com a filha (tem de se arranjar casas para os filhotes que vierem), e dois machos q têm de ir para casas separadas porque n se dão bem. Para n irem sozinhos, eu posso arranjar um bebé macho para fazer companhia a cada um.
A Sandra vai comigo no dia 6 tentar persuadir a prof a deixar-nos trazer os porquinhos todos. Em setembro lá estaríamos, e se insistissem levaríamos fêmeas (um casal só iria encher a capoeira de porquinhos) desde que arranjassem condições decentes para elas! Abrantes é muito quente no verão, e se eles lá passarem estas horas de calor morrerão certamente!!!

Quanto aos doentes, levei-os à vet, descobri que afinal são 2 meninos pq brigaram e eu n estava a compreender! Tiveram de ficar em duas gaiolas separadas. A vet foi muito atenciosa e prestou atenção a toda a info q lhe levava, e disse q fazia um preço especial. Entretanto já houve outras despesas, fui-lhes comprar ração (tadinhos, comprei-lhes da prestige, ficam logo com bom gosto!), legumes, aparas e materiais que me faltavam para construir uma mini gaiola de cubos e coroplast (1 grelha por 2). Nisto o Rui já foi muito prestável ao contribuir para as despesas!
A vet acha que amanhã já os devia ir buscar por isso n sei o que vou fazer.... n os posso dar até dia 6 mas trazê-los para casa não vai ser mt bom...

Vá lá pessoal, alguém há-de ter um cantinho!!! O macho q tem a patinha inchada é muito meiguinho e pareceu adorar colo. Quando os fui visitar à tarde estavam todos descansadinhos, como se estivessem a tirar as férias q precisavam há mt tempo! Mais calmos n podiam estar! O outro tb é muito meigo mas deve estar habituado a que lhe batam e por isso é um pouco mais irrequieto, mas no colo tb é calminho.

Um grande OBRIGADA à Búzio e à Milkaluna que ofereceram ajuda!

Aqui vai uma foto do macho que tem as feridas. Isto foi de manhã quando o pusemos na gaiola. A gaiola do outro, a tal mini de cubos e coroplast ainda n estava pronta. Aqui o pequeno ainda estava meio assustado mas à tarde estava deitado todo confortável no meio da gaiola em cima de feno.

Imagem
Aguardo boas notícias!
Jinhos, Joana
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 27, 2004 8:53 am

Bem, até à data já houve várias ofertas de ajuda. Não vou referir todos os nomes porque vocês sabem quem são (e não sei se todos se querem expor ).
Já tive oferta de ajuda financeira, alimentação (versele-laga, a melhor! Obrigada!), "psicológica" (eheheh, a sfialhos vai comigo falar com a prof para tentar trazer todos os porquinhos no dia 6, para lém da gasolina que vai gastar!!! Obrigada Sandra!), várias mensagens de apoio de pessoas q n podem ajudar directamente, e duas ofertas de casa TEMPORÁRIA até arranjar donos!

Para tudo isto funcionar vão ser precisas casas "eternas", só assim eles poderão ir para as temporárias, se houver convicção de que arranjaremos novos donos para eles! Vá, mais uma forcinha!

Ontem visitei os meninos e estavam os dois de boa saúde! A patinha está muito menos inchada e o meninos das feridas não se coça, confirmando que as feridas são apenas marcas de guerra, a sarar no bom caminho!
Tomam os remédios como se fossem doce, agarram-se às seringas e bebem tudo! estão-se a portar muito bem! E mais uma vez tenho de dizer que o filhote da patinha inchada é um doce de porquinho!!! Porta-se muito bem no colo!

Segunda-feira vão sair do vet e vão, até dia 6, ficar na casa de alguém daqui que se ofereceu para ajudar (já q n posso ficar com eles durante estes dias)! Depois de dia 6, se tudo correr bem, pode-se começar a pôr papéis em lojas de animais e clínicas veterinárias à procura de donos. Espero que arranjemos boas casas pq estes meninos merecem!!!

Jinhos, Joana
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 28, 2004 10:09 pm

Os dois porquinhos doentes tiveram hoje alta do vet. Como não os podia abrigar foram para casa de um membro do forum que se ofereceu para os abrigar até dia 6! Ficaram muito bem entregues! :)
Entretanto tenho 2 pessoas interessadas em 2 porquinhos cada uma. Como uma fêmea está grávida vamos ver no que isto dá.

Dia 6 dou notícias!

Jinhos, Joana
miklos
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 29, 2004 9:11 am

Ok Joana, ficamos a aguardar ansiosos.

Para já desejo as melhoras dos porquinhos doentes.
Se precisares de alguma coisa diz.

Cumprimentos,
Rui
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”