Olá! Parece que a porquinha teve sorte!!!

E como é que ela se chama?
Em relação à alimentação, escolhe uma ração de boa qualidade para porquinhos da índia, nem todas são muito boas...eu compro a Xtra Vital Super Premium (mas é um bocadito cara confesso...). A ração deve representar cerca de 20% da alimentação do porquinhos, 2 colheres de sopa por dia chegam.
Quanto às verduras e frutas, são muito necessárias por causa da vitamina C que eles não fabricam sozinhos. Podes alimentá-los com legumes e fruta 2 vezes por dia por exemplo e podes dar-lhes:
- ervas frescas e compridas (aquelas que se vendem para os gatos)
- cenouras
- pêras
- maçãs (corta aos bocaditos pequeninos para eles não terem de as trincar porque a acidez da maçã pode provocar feridas nos lábios)
- pimentos
- pepinos
- uvas
- coentros
- salsa
- tomates
- dentes-de-leão
- rama das cenouras
- trevos
- courgetes
- meloa
- banana
- agrião
Não dês batata porque tem partes venenosas e é melhor não arriscar, não dês muita alface (de preferência não dês) porque pode gerar diarreia, couve parece que pode gerar gases e espinafres também não são aconselháveis.
Vais reparando que ele gosta mais de umas coisas do que outras, cada porquinho tem os seus gostos
:p :p :p Feno é muito bom mesmo e deve estar sempre lá.
É natural que ela ainda esteja assustada. Espera uns dias até pegares muito nela para ela se habituar primeiro à nova casa e ao teu cheiro, à tua voz. Depois vai tentando dar-lhe comida à boca para ela perceber que não precisa de ter medo de ti, fica sentada ao pé da gaiola para ela se habituar à tua presença, vai metendo a mão na gaiola para ela cheirar, essas coisas, com calma. Vais ver que num instante ela perde o medo. Os meus quando os soltava também ficavam parados com receio, mas agora percorrem o quarto todo (deixando presentes que eu depois tenho de limpar

).
Boa sorte e vai dando notícias!
beijinhos