Página 1 de 1

companhia

Enviado: quinta ago 19, 2004 5:39 pm
por dinamika
ola pessoal.
comprei ontem um porquinho, femea, mas tenho um receio: como a comprei sozinha tenho receio que sinta falta de uma companhia. já vi em sites que é essencial a minha porquinha ter uma companhia. A minha duvida é se hei de comprar macho ou femea. será que me podem ajudar? nunca tive um porquinho na vida e gostava de o tratar o melhor que puder.espero c a voxa ajuda. obrigada. :)

companhia

Enviado: quinta ago 19, 2004 8:43 pm
por sfialhos
Olá, bem vinda!!!!

Realmente era muito bom para a porquinha ter companhia. São mesmo seres sociais que se sentem felizes com alguém da sua espécie.
Agora, se será macho ou femea...depende. Se quiseres fazer criação terás de comprar um macho, senão é melhor uma femea.
Fazer criação traz alguns riscos, que se calhar era melhor não arriscares já, visto que é a primeira vez que tens um porquinho. Depois há o problema de teres de separar o macho da femea quando ela tem os bebés e por mais tempo, para ela não estar sempre a engravidar e enfraquecer e isso acaba por implicar mais uma gaiola.

Depois há o problema da idade da porquinha. Uma porquinha deve ter a sua primeira ninhada entre os 4 e os 8 meses mais ou menos. Se ela tiver mais de 8, 9 meses é um risco enorme e ainda não tiver tido bebés antes, a porquinha e os bebés podem morrer no parto.
Se correr tudo como deve ser, com a idade certa, tens de pensar antes o que fazer aos novos porquinhos, se já tens a quem os dar, etc.

Digamos que o mais fácil é mesmo ter duas femeas, porque é raro as femeas brigarem, já 2 machos juntos, só se sempre tiverem estado juntos desde o nascimento e mesmo assim há o risco de brigas.

Eu aconselho 2 femeas, mas tu é que sabes claro ;)

E que idade tem a menina???? E fotos para nós vermos??? E como se chama ela???? :p

Para saberes como cuidar da porquinha vê estes sites:
http://porquinhos.no.sapo.pt/
http://www.clik.to/os3porquinhos (de momento está desactivado :( mas esperemos que a Joana consiga resolver o problema :()

Beijinhos e boa sorte!!!!!!!!

resposta

Enviado: quinta ago 19, 2004 9:52 pm
por miklos
Parabéns pela tua nova amiga,

Sinceramente aconselho uma femea, e como não tens experiencia, penso que é melhor não pensares em criação por agora, depois mais tarde se gostares mesmo e tiveres espaço e a quem dar os bébés tudo bem, mas agora uma porquinha do mesmo sexo era ideal. No entanto verifica se ela é mesmo uma femea e se a que vais comprar é uma femea, pois por vezes o pessoal das lojas não é lá muito esperto.

um abraço.

Enviado: sexta ago 20, 2004 12:04 am
por ines_faria
Também acho que outra fêmea é a melhor ideia - mas verifica se é mesmo uma que tens ;) . O ano passado decidi compra uma porquinha para fazer companhia à minha Teca, e passado umas semanas houve bebés cá em casa. Afinal não tinha uma Rita, mas sim um Caramelo! :D