Uma coisa que temos vindo a reparar é que num grupo de porquinhos existe um porta-voz, ou seja, um porquinho designado para fazer chamamentos, principalmente na hora da comida e se o dono se esquece. Geralmente o porta-voz é o porquinho mais novo. O que reparámos é que quando introduzimos um porquinho novo num grupo, o porta-voz cala-se e é esse novo porquinho que passa a desempenhar essas funções.
Outro aspecto curioso são as posições em que dormem. Uns estão sempre de olhos abertos, mas há outros que fecham os olhos. Normalmente a posição preferida é aninhada de frente, mas temos alguns porquinhos que gostam de dormir de lado, ao principio assustavamo-nos porque é uma posição em que parecem estar mortos, mas depois o porquinho acorda e fica bem, por isso agora nem ligamos. Alguns gostam mesmo de estar assim.
Comportamentos Curiosos
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta ago 06, 2004 3:28 pm
Realmente, reparei nessas coisas tb... a da comida é a mais engraçada... os meus parecem vacas de tanto capim q comem, chegam a rejeitar algumas fritas e verduras e caem matando em cima do capim verdinho é o dia todo cui cuiiiiii cuuuuuiiii
! Quanto a dormir, os meus antigamente também dormiam de olhos abertos, só q depois passaram a fechar, isso também não estaria ligado a segurança q sentem no local e em seus donos? Acho meus 3 porquinhos estão deveras felizes, ficam pulando e corrando direto, acho isso o maximo... como vc fala eles são tão giros! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
É verdade sim senhora, os nossos bichinhos são incríveis mesmo!!!
Cá em casa quem é o porta-voz é mesmo o Peewee, que realmente é o mais novo, mas também é o dominante (talvez por ser 1 macho entre 2 femeas), mas é ele mesmo o barulhento!! :p
Em relação à posição de dormir, o peewee dorme de lado e deolhos abertos, o que me assustou de início
mas agora acho muita piada à posição de dormir! Nunca sei é se já está a dormir ou não, por causa dos olhos abertos :p :p As meninas dormem aninhadas, de frente e de olhos fechados. Adoro ver a carinha delas quando acordam com algum barulho, com os olhos semi-cerrados e a olhar para mim com ar de "mas que barulho é este, não vês que estamos a dormir???"
Lindos!
beijinhos
Cá em casa quem é o porta-voz é mesmo o Peewee, que realmente é o mais novo, mas também é o dominante (talvez por ser 1 macho entre 2 femeas), mas é ele mesmo o barulhento!! :p
Em relação à posição de dormir, o peewee dorme de lado e deolhos abertos, o que me assustou de início

beijinhos
-
- Membro
- Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm
Que engraçado... Agora que li este post é que me apercebi que com os meus porquinhos também se passa o mesmo: quando o Speedy veio cá para casa passou a ser ele a pedir comida, o meu Micha nunca mais o fez, agora limita-se a esperar pela comida ao lado do outro para depois lhe tirar a comida da boca descaradamente...
Apesar de ser o Speedy o porta voz, quem manda cá em casa é o Micha. Quando eu ponho a ração, o Speedy só come quando o Micha está satisfeito e se o Micha está com vontade de lhe lamber as orelhas e os olhos, mesmo que o outro não esteja para aí virado, que remédio tem ele se não deixar, que leva logo um "ameaço" de dentada...
As complexas relações sociais dos nossos porquinhos deviam ser alvo de um estudo aprofundado. Se até já se fazem teses de doutoramento sobre as relações sociais das formigas, porque não dos nossos porquinhos?
Acredito que iriam impressionar pela possitiva muito boa gente...
Apesar de ser o Speedy o porta voz, quem manda cá em casa é o Micha. Quando eu ponho a ração, o Speedy só come quando o Micha está satisfeito e se o Micha está com vontade de lhe lamber as orelhas e os olhos, mesmo que o outro não esteja para aí virado, que remédio tem ele se não deixar, que leva logo um "ameaço" de dentada...

As complexas relações sociais dos nossos porquinhos deviam ser alvo de um estudo aprofundado. Se até já se fazem teses de doutoramento sobre as relações sociais das formigas, porque não dos nossos porquinhos?
Acredito que iriam impressionar pela possitiva muito boa gente...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Olha que essa ideia da tese não é má!
Os meus na hora de comer também obedecem a hierarquias, o peewee vai logo a correr e literalmente deita-se dentro do comedouro para comer só ele :p :p Mas elas já aprenderam e quando eu meto as verduras, elas roubam logo uma boa parte e fogem com aquilo na boca para uma ponta da gaiola!!!
Ah pois!!!
beijinhos!

Os meus na hora de comer também obedecem a hierarquias, o peewee vai logo a correr e literalmente deita-se dentro do comedouro para comer só ele :p :p Mas elas já aprenderam e quando eu meto as verduras, elas roubam logo uma boa parte e fogem com aquilo na boca para uma ponta da gaiola!!!

beijinhos!