Página 1 de 1
Que tamanho atinge um porquinho ao longo do seu crescimento?
Enviado: domingo set 12, 2004 12:46 pm
por bronckhorst
Ola a todos! Ofereceram-me um porquinho recentemente mas ainda não sei bem como tratar dele por isso gostava de contar com a vossa ajuda! Podem me dizer que tamanho maximo eles podem atingir? Como é que eu sei se são bébés ou adultos tendo em conta o seu tamanho? Só mais uma questão: No forum, li varias mensagens sempre a defenderem que os porquinhos precisam de uma companhia da mesma especie... será mesmo impossivel o meu porquinho viver feliz apenas com o meu carinho?
Gostava que me dessem umas palavras acerca destas dúvidas

um novo amigo
Enviado: domingo set 12, 2004 1:31 pm
por Zohia
Olá e bem-vindo!
Já deste uma espreitadela nos sites que estamos sempre a recomendar? És capaz de encontrar lá muita da informação essencial para tratares bem do teu novo amiguinho!
www.porquinhos.no.sapo.pt
www.clik.to/os3porquinhos
http://www.freewebs.com/cavy_porquinho-da-india/
Quanto à idade e tamanho não te posso dar indicações precisas (o Rui é mais "pro" nisso) mas posso dar algumas dicas. Em geral os machos ficam mais pesados que as fêmeas, atingindo mais de 1kg de peso. Até o primeiro ano de idade o seu peso deverá aumentar por isso penso que estepossa ser considerado um indicador de idade. Ou seja, se o teu porquinho, por exemplo, for macho e já pesar cerca ou mais de 1kg (mantendo um peso estável) é porque já não é "criança".

Para descobrires o sexo do teu porquinho experimenta consultar este site (se desceres na página verás muitas fotos):
http://cavyspirit.com/sexing.htm
Acerca de ser feliz sozinho..... bem, vou ser sincera, eu já tive dois porquinhos que viveram sozinhos e agora que tenho 2 vejo que foi quase crime o que lhes fiz. 2 porquinhos têm uma vida muito mais feliz e agitada, o seu comportamento é mais "normal" (no sentido de serem visíveis mais comportamentos e sons próprios da espécie) do que quando mantidos em isolamento. Acho que posso até dizer que parecem mais saudáveis, uma vez que lavam uma vida menos sedentária (já que brincam um com o outro). Considera bem esta possibilidade!
Mesmo que nós tentemos dar-lhes todo o carinho, há dias em que não apetece por uma razão ou outra dar-lhes atenção, e ter companhia torna-os muito mais felizes!
Até porque 2 porquinhos não exigem muito mais que um, e só facilita é a vida porque eles se divertem muito juntos!
Jinhos, Joana
P.S.: Em que zona do país estás?
Enviado: domingo set 12, 2004 10:11 pm
por bronckhorst
Brigado pelos conselhos

tenho mesmo que pensar seriamente em arranjar companhia para o meu amigo! O meu unico receio é mesmo arranjar um porquinho e ver posteriormente que eles se dão mal... acabaria por ter 2 porquinhos mas a viverem separados um do outro! Como o meu porquinho é macho (penso eu) e ainda é relativamente jovem, se lhe juntar outro macho igualmente bébé, é provavel que eles se deem bem não é?
Respondendo à tua questao: Moro perto do Porto, mais precisamente em São João da Madeira
jinhos, Carlos
Porquinhos
Enviado: domingo set 12, 2004 11:44 pm
por Zohia
Pois, se morasses mais perto eu tentava arranjar-te um porquinho macho bebé e se não se dessem bem experimentava-se com outro. Mas em princípio, se o teu é pequeno ainda é capaz de não haver problema em lhe apresentar um novo amigo!
Existem certos truques para os apresentar e se decidires ter mais um depois falamos disso!
Jinhos, Joana
porquinho
Enviado: segunda set 13, 2004 9:10 am
por miklos
Sim, se o porquinho que arranjares for pequeno e crescerem os dois juntos sem nunca verem ou cheirarem uma fêmea em principio não haverá problema.