oi tudo bem? Tenho dois porquinhos que estão comigo fazem uma semana, eles tem um mês aproximadamente de vida, só que tenho notado algo e como nunca tive porquinho queria que me ajudassem a entender o que acontece.
Percebi que um dos meus bebés ao fazer xixi fazia uns sons eu não conseguia identificar o que era o som, entrei em um site e lá tinha sons e o que significavam, mas mesmo assim não consegui saber. Suspeitei que pudesse ser infecção urinária ou pedra nos rins, mas não tendo condições financeiras de levá-lo no veterinario no momento, fiquei a observá-lo com mais intensidade, ficava um longo tempo esperando pra ver o que acontecia. Primeiro observei sua região genital, esta normal e estava sequinha, ele estava se comportando levado como desde o começo, sempre comendo, pulando, e correndo brincando com o seu irmãozinho, ai ia fazer xixi começava a emitir aquele som, depois voltava a correr e a comer novamente, até que ontem enquanto ele fazia isto seu irmãozinho começou a fazer xixi também e os dois emitiam o mesmo som, e ficam os dois a fazer isto agora, só que o outro não é sempre. O volume de seu xixi é normal, em quantidade, as vezes mijam em diversas vezes, e hoje também o outro ao fazer coco emitiu o mesmo som, agora não entendi mais nada.
Penso eu que eles talvez emitam aquele som por estar feliz em estar se aliviando, pois não parecem doentes pois teve uma vez que comiam emitiam o som ao mesmo tempo e faziam suas necessidads, são multifuncionais, não é mesmo. Eles brincam e pulam, e aprontam, não parecem doentes, e seu pelo esta brilhante. Os alimento com ração, almeirão, cenoura e maça, isto foi oque dei ate hoje, e ja dei um poquinho de couve também, de onde vieram eram tratados em boa condição e sua alimentação era a mesma, por favor me digam oque acham. Tem algum outro sintoma que possa se definir infeçção urinaria ou pedra no rim? Por favor me ajudem quero cuidar bem dos meus porquinhos e me desculpem ter escrito tanto.
alguém pode me ajudar? Dúvidas
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta set 29, 2004 4:05 am
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
- Contacto:
Olá!
É difícil poder ajudar com um problema desses e ainda bem que os observaste para ver se notavas algo diferente! Mostra o quão responsável és!
Eles andam bebendo água?
E nunca encontraste sangue na urina?
Eles estão comendo alfalfa? É melhor não dares alfalfa (nãopodes dar-lhes capim?).
Num site americano diz o seguinte:
Signs of Stones:
Blood in urine
Squeaking while urinating
Squeaking while passing fecal pellets
A única solução, caso eles tivessem o problema, seria remover as pedras. Depois disso recomendam talvez uma alteração na dieta de modo a usar vegetais baixo em cálcio (daí eu dizer para não dares alfalfa).
Dizem também que é necessário que ingiram muitos líquidos.
Não posso ajudar muito mais que isso. Os guinchinhos que os porquinhos fazem quando têm um problema destes (e estão a fazer as suas necessidades) não devem ser necessariamente iguais, mas nota-se que quando a urina ou os cocós estão a sair de alguma maneira isso os aleija (daí gritarem tal como nós gritaríamos se de repente nos pusessem alcool numa ferida) e podem até colocar-se numa posição arqueada.
Viste este som?:
http://os3porquinhos.tripod.com/sdor.htm
Jinhos, Joana
É difícil poder ajudar com um problema desses e ainda bem que os observaste para ver se notavas algo diferente! Mostra o quão responsável és!
Eles andam bebendo água?
E nunca encontraste sangue na urina?
Eles estão comendo alfalfa? É melhor não dares alfalfa (nãopodes dar-lhes capim?).
Num site americano diz o seguinte:
Signs of Stones:
Blood in urine
Squeaking while urinating
Squeaking while passing fecal pellets
A única solução, caso eles tivessem o problema, seria remover as pedras. Depois disso recomendam talvez uma alteração na dieta de modo a usar vegetais baixo em cálcio (daí eu dizer para não dares alfalfa).
Dizem também que é necessário que ingiram muitos líquidos.
Não posso ajudar muito mais que isso. Os guinchinhos que os porquinhos fazem quando têm um problema destes (e estão a fazer as suas necessidades) não devem ser necessariamente iguais, mas nota-se que quando a urina ou os cocós estão a sair de alguma maneira isso os aleija (daí gritarem tal como nós gritaríamos se de repente nos pusessem alcool numa ferida) e podem até colocar-se numa posição arqueada.
Viste este som?:
http://os3porquinhos.tripod.com/sdor.htm
Jinhos, Joana
-
- Membro Júnior
oberigado por responder. Sabe eu acho que não pode ser o que suspeitamos pois, eles são novinhos não acha? Eu não dou alfafa pra eles não, e bebrem aguá sim, não muito mas bebem, é que comem bastante almeirão e não muito comida seca pois controlo, graças a Deus nunca fizeram urina com sangue, são uns mijoes. Eles não se arqueam, não pelos menos as vezes que observei ele ate se estica um pouco mais relaxadamente por assim dizer. Também não acha serem novinhos pra ter pedra nos rins? Hoje quando estava encima da minha cama o danadinho fez xixi mas nem fez muito som, foi bem baixinho, quase não se ouvia
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
- Contacto:
Sim, eu também os acho mt novinhos!
Talvez seja mesmo só sonzinhos de alívio!
Acho que podes ficar descansada, deve ser só excesso de preocupação de uma mãe-galinha!
Jinhos, Joana
Talvez seja mesmo só sonzinhos de alívio!
Acho que podes ficar descansada, deve ser só excesso de preocupação de uma mãe-galinha!

Jinhos, Joana
-
- Membro Júnior
OI TUDO BEM, AGRADEÇO A TODOS POR RESPONDEREM AS MINHAS PREOCUPAÇÕES. mAS PARA MEU ALIVIO HOJE ELE NÃO EMITIU AQUELE SOM AO FAZER XIXI, SÓ ESTA FAZENDO ISTO AS VEZES ACHO QUE NÃO ERA NADA DEMAIS MESMO, ERA SÓ PREOCUPAÇÃO. aPESAR DE EU NÃO TER CERTEZA SE SÃO MOCINHAS OU MOCINHOS MEUS BEBES, DEI-LHES O NOME DE PREZUNTINHO E LIGEIRINHO, ME DIVIRTO VENDO ELES PULAREM E CORREREM NA GAIOLA.
bOM ATE MAIS
bOM ATE MAIS
Continua com atenção, se continuar o melhor é mesmo ir ao vet. Quanto ao sexo dos porquinhos podes ver algumas fotos na nossa página :
http://porquinhos.no.sapo.pt e pode ser que fiques mais elucidada. Se fizeres uma pequena pressão nas "vergonhas" do macho estas com certeza irão aparecer e ficas logo a saber.
Um abraço,
Rui
http://porquinhos.no.sapo.pt e pode ser que fiques mais elucidada. Se fizeres uma pequena pressão nas "vergonhas" do macho estas com certeza irão aparecer e ficas logo a saber.
Um abraço,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>