Desinteria

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Bruno_Rios
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: sexta ago 06, 2004 3:28 pm

sábado dez 11, 2004 2:25 pm

Oi pessoas, estou estou eu aqui de novo com uma duvida... meu porquinho amanheceu com desinteria... n sei o pq... os outros 2 estão bem, só Einstein acordou assim, mas como cada organismo tem suas individualidades, agora o porque n é tão importante quando o q fazer... gostaria de saber q procedimentos devo utilizar como agir, por enquanto tenho dado bastante agua, coloquei-o isolado dos outros, para não desputar alimentos e previnir eventuais brigas... gostaria de saber o q mais posso fazer. Grato desde já.
sfialhos
Membro Veterano
Mensagens: 882
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sábado dez 18, 2004 7:51 pm

Consegui finalmente voltar à arca :D :D

Já respondi ao Bruno por mail, de qualquer forma fica aqui a resposta.

Primeiro, você precisa ter a certeza de que é mesmo desinteria, por isso seria melhor ir a um veterinário para ver o bichinho. Nunca ouvi falar de desinteria em porquinhos, só em coelhos, mas fica aqui o que eu encontrei:



Desinteria

As desinterias são ocasionadas por diversas causas, e aparecem mais freqüentemente nos coelhos durante a época do desmame. Em geral as desinterias são produzidas pelos alimentos fermentados ou sujos; pelo excesso da forragem verde de alimentação. Também são causas da desinteria as intoxicações alimentares, parasitas intestinais, os. alojamentos úmidos e calor intenso.

Além disso a desinteria é um sintoma comum a diversas doenças, sendo mais ou menos grave, conforme as causas que a provocaram.

Em geral o criador nota o aparecimento da desinteria ao fazer diariamente a inspecção nas coelheiras quando os animais doentes se apresentam com os pêlos em volta do ânus sujos de fezes moles. Além disso os coelhos se apresentam com o ventre inchado, perda de apetite, bebem muita água, olhos baços e pêlos arrepiados. Como tratamento, devemos primeiramente eliminar as causas tirando toda a alimentação e procurando constatar a boa qualidade da ração distribuída aos animais.

Estes deverão receber uma alimentação rica em elementos nutritivos, que dão bom resultado na desinteria alimentar.

Não deixe de procurar um médico veterinário. Somente ele é capaz de reconhecer com certeza a doença e o tratamento correcto.



É melhor você ter muito cuidado com a alimentação dele, não se esqueça de retirar as verduras da gaiola que não forem comidas em algumas horas, senão elas apodrecem e podem provocar isso. Também vi que você está dando muitas verduras para eles, porque não está dando capim. Verduras a mais podem provocar muitos problemas, como a desinteria e diarreia também. Eles só deviam comer verduras 2 vezes ao dia e fazendo 10% da alimentação total. Por isso é melhor não dar tanto, dar a ração própria para eles e tem de dar capim sim Bruno, é muito importante para eles! Mas sinceramente, acho melhor levar ele rápido a um veterinário, porque pode ser grave e ele pode precisar de fazer uma desparasitação interna.

Beijo e boa sorte!!!!


Como está o Einstein Bruno???
beijinhos
yumiyufa
Mensagens: 8
Registado: sexta mar 27, 2009 3:18 pm

terça jan 17, 2012 3:38 am

A Hanny também se encontra com o mesmo problema. As fezes estão muito moles, mas não líquidas.

Ela chora ao defecar ou urinar. Apalpei o ventre mas ela não expressou dor, sequer gemeu. O bumbum fica sujo com frequência e eu tenho limpado. :(
Percebi que ela está um tanto arrepiada e seu ventre tem contrações involuntárias. Somente na região do ventre. Não há bebés, pois ela é sozinha.

Aqui no Brasil está muito calor. Tenho deixado o ventilador de teto ligado para refrescá-la e trocado a água com frequência. Mas o calor é imenso!! Muitos porquinhos tem sofrido devido ao clima sem vento e quente. Será que pode ser devido ao calor? Nem eu mesma suporto esse clima. :|

Qual alimento posso oferecer para ajudá-la? Posso dar um probiótico?
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”