Porquinha com problemas na pele

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Carlalex21
Membro Júnior
Registado: segunda jul 29, 2002 10:56 am
Localização: Gata (Mónica) Porquinhos da India (Maria; Amália; Sid) Coelho (Gaspar) Tartarugas (Minerva; Petra)

terça dez 28, 2004 2:43 pm

A minha porquinha-da-índia, Maria, desde há duas semanas que se tem coçado muito.

Perdeu pêlo na barriga e até já se feriu no pescoço e junto das patas da frente.

As feridas estão a sarar, mas todos os dias se fere novamente (às vezes até guincha).

Alguém sabe como posso tratar dela?

Obg,
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça dez 28, 2004 9:49 pm

Olá Carla!

A Maria feriu-se provavelmente devido a coçar-se demais ou mesmo morder a pele e o seu pêlo pela irritação que algo lhe está a provocar. As feridas podem ser tratadas como nos humanos, com betadine (diluído em água).

Agora é preciso saber o que está a causar essa irritação e tratá-la rapidamente. Vê como está a pele, onde falta o pêlo. Tem uma espécie de caspa? Tem pontinhos vermelhos? O pêlo sai em tufos quando se puxa o pêlo? Consegues ver alguns bichinhos no pêlo? O que lhe dás para comer?

Um veterinário de exóticos pode diagnosticar que doença será, pode ser fungos, ácaros ou mesmo causas hormonais por exemplo. De que zona és? Posso indicar-te alguns veterinários de exóticos.

beijinhos
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quarta dez 29, 2004 10:11 am

Olá Carla!
A Maria tem uma companheira na gaiola, n tem? A Amália n tem sintomas nenhuns?
Procura os sinais que a Sandra disse e diz qualquer coisa. De qualquer forma, quando são problemas de pele convém mesmo levar ao vet porque ácaros ou fungos n se tratam em casa e n me parece que sejam piolhos se ele já faz feridas a coçar-se.
Boa sorte com ela!

A Carla está em Lisboa, por isso podes dar-lhe os contactos dos vets de lá.

Jinhos, Joana
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 29, 2004 8:52 pm

Ok ;) Já mandei os contactos por pm

Boa sorte e vai contando como ela está

beijinhos
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

sexta dez 31, 2004 2:54 am

O meu Micha teve os mesmos sintomas quando lhe foi diagnosticada a sarna. Também começou a ficar com muitas feridinhas na pele e a guinchar de dor quando se coçava.
O melhor é seguires os conselhos da Zohia e sfialhos e levares a porquinha ao veterinário. O tratamento nem é dispendioso. Eu só paguei a 1ª consulta e depois só pagava as vacinas (2 ficavam a 5 euros, porque o Speedy também teve de fazer o tratamento), e de 15 em 15 dias lá iam eles levar as vacinas.
Por acaso já reparei que é um problema muito comum, os meus devem ter vindo já da loja infectados...

Beijinhos
Lúcia
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sexta dez 31, 2004 10:09 am

Exacto, infelizmente é relativamente comum quando os compramos em lojas eles virem com este problemas. Basta ter visto na Avisan que quem tinha porquinhos para vender os tinha em péssimas condições e vários com probs de pele!
Até em lojas que deviam ter melhores condições os vendem assim (que é como quem diz indirectamente uma certa loja no C. C. Colombo).
É por isso que os criadores com boas intenções e padrões de qualidade fazem tanta falta. Ainda bem que começam a aparecer! Espero que de futuro a existência do clube (CAPI) com certificação de porquinhos/criadores ponha alguma ordem nisto. Afinal é para isso que estamos a trabalhar!
Jinhos, Joana
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta dez 31, 2004 10:10 pm

Olá!

Os meus porquinhos estão os dois com o mesmo problema de perca de pêlo, mas não têm feridas - pelomenos por enquanto.
Já na primavera o Caramelo teve ou sarna ou ácaros (foi tratado aos dois) e recuperou em poucas semanas, embora a Teca, na mesma gaiola, não tenha tido nada.
Agora estão os dois...
Claro que eles irão ao vet, mas eu agradecia se a Lúcia me indicasse por pm, se puder, qual o vet a que foi - é que onde eu levei o Caramelo paguei bastante mais do que 5€ por vacina (umas 7 vezes mais...) .
Obrigada

Inês

PS - Já me indicaram um medicamento de venda livre contra os ácaros, dos laboratórios Bial. Já alguém experimentou?
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 01, 2005 4:31 am

Os meus já tiveram fungos, mas foram tratados quer para fungos, quer para ácaros, assim foi mais seguro. Mas o medicamento usado pela vet para os ácaros (os fungos resolvem-se sem necessidade de medicamentos veterinários, se apanhados numa fase inicial) acho que apenas se acha mesmo nos veterinários, desde que saibam a dose claro :) Deve ser o mesmo que foi usado nos teus, mas mando-te por pm na mesma, e não foi nada caro mesmo, aliás, a minha vet nem leva dinheiro a maioria das vezes, porque as doses a dar são tão pequenas que ela nem sabe que dinheiro me levar :D Mas é aqui no Ribatejo (Benavente) e eu levei os papéis com a dose necessária para este caso.

beijinhos
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sábado jan 01, 2005 8:51 pm

Bem, eu agora mudei para Alcochete, e Benavente já não é assim tão longe. Se calhar compensa ir à tua Vet. ;)
Obrigada pelas indicações.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 01, 2005 9:25 pm

Ah, então realmente até é uma ideia! A Clínica chama-se Benavet, mando-te o telef. por pm :D Assim até vias o Peewee :D :D

beijinhos
Beatrizzzz
Membro
Registado: sábado jun 05, 2004 12:20 am

domingo jan 02, 2005 10:53 pm

O Ramick també se coçava demais, até que minha mãe viu piolhos nele e pincelamos veneno nele, mas como seu porquino tá mamchucado, é melhor não.
Carlalex21
Membro Júnior
Registado: segunda jul 29, 2002 10:56 am
Localização: Gata (Mónica) Porquinhos da India (Maria; Amália; Sid) Coelho (Gaspar) Tartarugas (Minerva; Petra)

quarta jan 05, 2005 12:36 pm

Olá,

Através de um dos sites que me recomendaram (http://www.guinealynx.com/hairloss.html) verifiquei que há um champô que se pode usar nestas situações.

Antes de a submeter a injecções (que são aconselhadas nos casos extremos) decidi experimentar o champô e estipulei um prazo: se até dia 2 não melhorasse tinha que ir ao vet levar a pica.

Entretanto a Maria já tomou três banhos com o tal champô e além das feridas já terem desaparecido, a pele já nem parece a mesma. Claro que ficou "carequinha" na barriga, mas como a verifico todos os dias já deu para ver que está a ficar boa.

Obrigado a todos,
CN

PS: a Amália (a outra proquinha) não tem nada na pele, mas ando de olho nela todos os dias.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 05, 2005 10:33 pm

Bom, então o que a Maria tem são fungos, é isso? O champô é para fungos (sintomas: uma espécie de caspa branca, pêlo sai em molhinhos quando se puxa).

A injecção é para ácaros, não é para o mesmo problema...se a Maria não tiver caspa nem o pêlo sair em molhinhos quando se puxa (vem com caspa branca na base dos pêlos), então não são fungos. A injecção é para ácaros (pontinhos vermelhos na pele, zonas sem pêlo, o pêlo parece cortado a metade, etc).

Mesmo que sejam fungos, o champô ajuda muito (já usei nos meus), mas se ela tem zonas sem pêlos isso não chega...se forem fungos, tem de desinfectar a gaiola e todos os acessórios, porque eles propagam-se pelo ar e contaminam tudo.

beijinhos
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

terça jan 25, 2005 10:09 pm

Os meus porquinhos não têm nada disso mas perdem um bocado de pêlo, é normal?
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 26, 2005 2:35 pm

É normal sim. Eles deitam sempre algum pêlo tal como os gatos por exemplo, se não for nada exagerado nem tiver nenhum dos sintomas já falados, não tens de te preocupar.

beijinhos
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”