Alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

quarta jan 05, 2005 5:40 pm

Olá, eu tenho pesquisado aqui e em outros sites quais são as frutas e legumes que os meus meninos devem comer, mas há certos legumes que eles me mandam comer a mim.
Por exemplo, o tomate nem sequer o vão cheirar, a banana tem uma duração de vida util perto deles de cerca de 5 segundos, depois dos quais já ela está toda suja de forra e feno, assim como pisada, em que eu a tenho de retirar e o pimento fica na taça.
De resto, de fruta só gostam de laranja, maçã e pera.
Os vossos porquinhos comem tudo aquilo que é recomendado?
Eu acho estranho serem logo os dois a não gostarem das mesmas coisas.
Será que é por não ver um a comer que o outro também não come?
O que é que eu devo fazer para eles se habituarem a comer de tudo?

Beijinhos
Lúcia
camilacs
Membro
Registado: sexta out 01, 2004 4:01 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 1 tartaruga e 6 porquinhos-da-índia
Contacto:

quarta jan 05, 2005 6:52 pm

Oi!

Cada porquinho tem um paladar diferente assim como a gente. Os meus por exemplo nao gostam de laranja de jeito algum e olha que ja tentei até fazer suco mas eles nao querem saber, ja o tomate eles comem que da gosto.

Depende de cada porquinho o que eles vao querer comer ou nao. E os mais novos costumam imitar os mais velhos. Tive um filhote que comia maca logo que veio para minha casa e nao comia pepino, depois de um tempo convivendo com o mais velho ele deixou de comer e maca e passou a comer pepino.

Beijos,
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta jan 05, 2005 10:08 pm

Exactamente, temos porquinhos que comem laranja e outros nem lhe tocam e no pimento é devorado em 5 segundos. A maioria aqui realmente
aprecia mais o pimento que a laranja. Cada porquinho tem
o seu paladar, mas também vai de alguma habituação.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta jan 05, 2005 10:37 pm

Sim, os porquinhos podem ser bem esquisitos :D Mas se insistires um bocadinho eles podem acabar por comer. As minhas 2 fêmeas não comiam laranja, quando viram o macho a comer, passaram a gostar tb :p São um bocadinho como as crianças! :D Mas se vires que não gostam mesmo, troca por outras frutas (melão, por exemplo, quase todos gostam), mas a que eles comem já é bem bom!

beijinhos
arquea
Membro

quinta jan 06, 2005 2:30 am

Portanto a solução é arranjar outro porquinho que coma o que eles não comem.... :D :D :D :D

Tou a brincar, já me chegam duas pestinhas a pular para os meus pés e a guinchar quando ouvem o barulho de um saco plástico 8)

Em relação ao melão e à melância, já tentei, mas tiveram o mesmo fim trágico que a banana....

Beijinhos
Lúcia
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 06, 2005 2:52 am

:D São exigentes os teus meninos :D

Também perguntavas legumes não é? Olha, tenta uvas, meloa, pepino, folhas verdes da couve-flor e dos bróculos, couve-lombarda...Tenta variar todos os dias para não se habituarem a comer sempre o mesmo e a saberem já o que vão comer, pode ser que assim sejam mais flexíveis :D

beijinhos
Dama_de_Copas
Membro
Registado: sábado nov 06, 2004 8:25 pm

quinta jan 06, 2005 10:46 am

Os meus não suportam tomate nem banana. Adoram cheiro-verde.Coisa de louco. Alguém tem um porquinho que goste de cheiro-verde também?
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 06, 2005 3:26 pm

Estive a ver na internet o que era cheiro-verde :oops: Pelos vistos é o mesmo que coentros aqui em Portugal. Se for isso, sim, os meus ADORAM cheiro-verde :D Também é das plantas com mais cheiro, talvez por isso seja a primeira a ser comida na gaiola! :p

beijinhos
arquea
Membro

quinta jan 06, 2005 8:11 pm

Hoje tentei dar-lhes uvas, mas continuam dentro da taça :(
Já o pepino e o pimento comeram bem, não é bem o que eles mais gostam, mas lá foram comendo.

Em relação aos coentros eles não ligam muito, já a salsa comem muito bem.

Mas do que eles gostam mesmo é de alface, mas infelizmente não podem comer muitas vezes, por isso cada vez que lhes dou é uma festa :lol:

Beijinhos
Lúcia
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 06, 2005 11:02 pm

Os meus uvas também não gostam :?

Ontem experimentei kiwi e eles até comeram, pouco, mas comeram, desde que não vá para o chão claro, senão fica cheio de raspas.

O que eles comem melhor é salsa, coentros, couve-lombarda, couve, agrião, pepino, maçã, pêra, laranja...depois experimento umas coisinhas de vez em quando :D como folhagem de nabo que os meus sogros me arranjam de vez em quando da quinta ;)

beijinhos
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sábado jan 08, 2005 10:06 am

Olá
Um dia destes comprei os rebentos das couves ( grelos? ), costuma ser uma verdura meio cara mas como era uma quantidade enorme até nem foi.
Moral da história: eles n gostaram, andei a comer grelos de empreitada, e agora q já vai ficando amarelo é q se decidiram a comer ( não estava dentro da gaiola, claro, q eu vou renovando...)
A laranja e a couve roxa também n comiam e agora comem. :?

Disseram-me q devia deixar secar um bocado as verduras, mas é um contrasenso, porque assim perde-se a vitamina C. :?:
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
Beatrizzzz
Membro
Registado: sábado jun 05, 2004 12:20 am

sábado jan 08, 2005 5:49 pm

Meu porquinho é chato para comer 8)
As couves não duram muito, porque ele come, come, depois começa a pisar encima da couve, faz xixi em cima da couve e não come mais :?
A mesma coisa com almeireão :|
Sem falar que não come laranja, maçã, banana, uva.
Mas quando me vê comer fruta ele começa a gritar na minha cabeça, eu dou um pouco para ele e ele não come :?
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 08, 2005 6:50 pm

Não, não se devem deixar secar as verduras, elas devem ser sempre sempre VERDES. Se deixares secar, começam a não estar frescas e podem causar diarreia.

Que bom, andar a comer grelos de castigo :D :D Eles não gostam muito de mudanças na alimentação, mas tem de ser :D Temos é de fazer devagarinho, e insistir, dar menos do que eles gostam e dar o que eles precisam para os obrigar a comer, porque eles são como as crianças, se deixarmos só comem o que querem :p

Beatrizzzz tens de insistir com ele para comer fruta. Se a couve fica na gaiola é porque estás a dar a mais, se ele não comer a couve numa hora, tira e mete menos da próxima vez. Podes é dar mais vezes e menos de cada vez. Que quantidade de couve costumas dar?

beijinhos
Beatrizzzz
Membro
Registado: sábado jun 05, 2004 12:20 am

domingo jan 09, 2005 5:43 pm

Sobre o troço de insistir para ele comer fruta, não adianta, eu tiro a couve, coloco na boca dele, o Ramick anda de ré, corre de mim, foge, vira pro outro lado, e não come :|
E enquanto a quantidade de couve que eu dou.
Cada vez que ele grita, tá certo isso :?: :roll:
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 09, 2005 6:40 pm

:D Não Beatrizzzz, se o seu for como os meus, gritam sempre que eu entro no quarto :D Dá verduras só 2 vezes por dia (por exemplo, de manhã e à noite) e tira o que eles não comerem passadas umas horas para não apodrecer na gaiola, assim você vai vendo a quantidade que deve dar.

Então desiste de dar fruta :D Tenta outras frutas que ainda não tenha experimentado, mas quando der, dá só essa fruta, sem outros legumes para ver se ele come se não tiver mais nada. Não vale a pena andar a colocar a comida na boca dele, assim é pior, porque ele associa essa comida específica a um momento assustador :D

beijo
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”