Página 1 de 1
Mais um comportamento...
Enviado: domingo mar 27, 2005 11:03 pm
por martaldf
... o que significará quando dou uma festa ao meu porquinho e ele achata-se todo, parece um tapete? Resignação?
Isto aconteceu na viagem de carro, quando ele esteve no meu colo e sabia que não podia ir a mais lado nenhum.
Também no outro dia, quando pela terceira vez o voltei a por dentro de um caixote (tava a lavar-lhe a gaiola), porque ele saltava sempre para fora, tocava-lhe e ele deitava-se logo! Parecia dizer "pronto, eu rendo-me, fico aqui quieto!"

Enviado: segunda mar 28, 2005 10:55 am
por willelmina
comigo ixo so acontece knd ele tem medo...
ok... sempre, prk ele tem mto medo d mim

o problema e k n sei prk...

colo
Enviado: segunda mar 28, 2005 1:25 pm
por sfialhos
Os meus também fazem isso

não sei se é bem medo se é mais um "deixa ver se consigo não levar festinha", a tentarem se esgueirar
Willelmina, temos de ter paciência para eles perderem o medo, não sei se o teu já foi adulto pa tua casa? Tens de insistir todos os dias, soltá-lo ao pé de ti sem o tentares agarrar, depois metes um bocadinho no colo e fazes umas festinhas, sem forçar, para ele sentir que não precisa ter medo de ti, que não o obrigas a fazer nada e ainda lhe dás recompensas (dá um raminho de salsa por exemplo, quando tiver no teu colo).
beijinhos
Enviado: quinta mar 31, 2005 12:37 am
por Dama_de_Copas
Puxa....e eu aqui achando que o "efeito tapete" era porque ele queria carinho e não por resignação....ele fica tão à vontade que não dá pra crer que a situação seja desconfortável.
Enviado: quinta mar 31, 2005 8:21 am
por Zohia
Dama_de_Copas Escreveu:
Puxa....e eu aqui achando que o "efeito tapete" era porque ele queria carinho e não por resignação....ele fica tão à vontade que não dá pra crer que a situação seja desconfortável.
Por acaso o meu segundo porquinho, o Piki, fazia isso. Quando eu ia estudar punha-o no meu colo (enquanto estava sentada na secretária) e ele esticava-se todo com umas festinhas e depois disso ficava por ali a dormitar. Também sei que não era por resignação, há coisas que dão para perceber!
Eu acho que até o significado de certos comportamentos e sons pode variar de porquinho para porquinho.
Lembro-me de uma porquinha que conheci em Inglaterra, a Tilly (era uma himalayan que tinha sido adoptada), quando a punham ao colo ela deitava-se toda de lado completamente satisfeita e à medida que lhe davam festinhas ela fazia um barulhinho que nos meus associo a nervosismo e a "Põe-me de volta na gaiola". Na Tilly significava claramente satisfação!

Mas ela também era uma mimada, normalmente a dona dela levava-a para a cama no tabuleiro do pequeno-almoço como surpresa para o marido. É que a Tilly era muito ciumenta e a sua pessoa preferida era mesmo o marido da dona. Há com cada um!
Jinhos, Joana
Enviado: quinta mar 31, 2005 8:32 am
por willelmina
nota.s knd exe efeito "tapete" e d resignaçao e knd e d satisfaçao...
knd o meu ta ao colo, as x, estica.s todo e começa a dormitar, aí e obvio k e satisfaçao... mas knd eles ficam nakela posiçao d axustados e baixam.s todos knd vamos pa dar 1 festinha, ou kn so baixam a cabeça ou o sitio onde vamos dar 1 festinha, nota.s k e por estarem incomodados
Efeito tapete
Enviado: quinta mar 31, 2005 8:45 am
por martaldf
Pois, então de facto esse "efeito tapete" pode ter duplo significado consoante a situação. Ele no carro não me parecia nada incomodado. Aliás, ele é que ia para lá, (devia ser preferível a estar trancado na malinha

)
Também tenho situações em casa, em que vai para o meu colo e espreguiça-se, boceja e fica todo esparramadinho.

Aliás, agora que penso, é isso mesmo Nina, eles baixam a cabeça para além de esparramarem o corpo quando parecem mais aborrecidos..há uma pequenina diferença então entre agrado e desagrado.
Bisus