Página 1 de 1

Saltos estranhos

Enviado: sábado abr 09, 2005 6:11 pm
por Migueves
Hallo!

Comprei um porquinho da india recentemente (dia 1) e, realmente, sinto-me encantado por este bichinho - são muito meigos, dóceis, simpáticos, enfim, um animal espectacular. Contudo, tenho vindo a reparar num comportamento estranho - pelo menos para mim que sou novato nestas andanças - e que gostaria que me pudessem ajudar. O Schubert, meu cuí, de vez em quando começa aos a andar muito rápido, salta dando piruetas no ar e até mesmo, abana a cabeça como os cães molhados fazem para se secarem. Já estive a tentar informar-me se é um comportamento sinónimo de contentamento ou se é sintoma de parasitas ou piolhos. Os vossos também fazem isto? É que já tentei procurar piolhos ou algum outro parasita no pêlo branco dele (pois nas manchas pretas é-me impossível) mas não encontrei, aparentemente, nada.

benvindo

Enviado: sábado abr 09, 2005 8:05 pm
por martaldf
Antes de mais bem-vindo ao fórum!

Os porquinhos da índia são de facto adoráveis e os saltos são sempre o que mais intriga os novos donos.
Saltinhos e piruetas é bom sinal, quer dizer que estão felizes. E de vez em quando são assim mesmo, correm muito rápido!
Esse andar tipo cachorro a secar-se (a mim parece-me um touro a investir :P ) será normal.

Se os porquinhos estão doentes não saltam... se houver piolhos eles concentram-se normalmente em volta dos olhos e atrás das orelhas.

beijinhos

Enviado: domingo abr 10, 2005 12:55 am
por Migueves
Obrigado, Martaldf! ;)

Agora estou mais descansado, é que me assustei imenso dado que pensei que estivesse algo de errado com ele. Fico feliz em saber que é sinónimo de contentamento, tiraste-me um peso de cima :D

Já agora, apesar dele ser um animal e de variar de cuí para cuí, quanto tempo é que, aproximadamente, demoram a adaptar-se aos donos? Sei que o facto de tê-lo há pouco mais de uma semana o influencia bastante, mas custa-me muito tratar dele quando o vejo que ainda tem receio de mim ou da minha restante família... :|

Enviado: domingo abr 10, 2005 7:41 am
por sahara
Como a maior parte dos roedores, adapta-se a ti se lhe pegares ao colo todos os dias...

E há comportamentos q terá sempre, como esconder-se na casinha.
Mas depois verificarás q já não guincha qd lhe pegas ao colo, e vem logo qd lhe trazes a comida, salta da alegria qd te vê... :lol:
MAS NÂO É UM CÂO

Enviado: domingo abr 10, 2005 10:30 am
por martaldf
É desesperante quando eles têm medo de nós, guincham quando lhes pegamos, fogem quando nos aproximamos deles... mas não desistas! É insistires mas respeitando sempre o espaço do animal, não o sufocando.
Quanto a tempo de habituação isso pode variar de animal para animal e dependendo do tempo que lhe dedicas.

Os truques para que ele se ambiente a ti são a comida, como qualquer animal. Dá-lhe á mão feno, uma verdura que ele goste muito (os porquinhos têm gostos diferentes, mas em princípio todos adoram salsa!), tenta seduzi-lo a vir para o teu colo, se ele recusar dá-lhe na mesma, vais tentando...

E de facto eles não são cachorros, mas o meu já me segue para a cozinha porque sabe que eu lhe vou dar qq coisinha...hehehe

Vais ver, toda a dedicação que lhe deres compensa!!!
Queria só acrescentar que o meu já está comigo desde novembro, veio bem pequenininho, e ainda hoje detesta que eu lhe pegue ao colo ou o tente agarrar. É sempre um stress para os dois, e chora e refila. Colo, só quando ele quer e durante o tempo que lhe apetece.

Ah, e fica atento aos sinais do animal quando está ao teu colo. Se ele se começar a mexer muito, pode ser sinal que está farto e quer ir fazer um xixi, se ele levantar a cabeça bruscamente é porque não quer mais festas (no início até pode mordiscar, mas não dói)
E não lhe dês festas atrás que eles não gostam. O som rrrr é de desagrado. Ele também fará isso se ouvir um som desconhecido e desagradável.

Mais uma coisinha, lol.
Muita gente diz que os porquinhos fazem caganitas e alguns xixis por onde passam. Eu felizmente tenho um porquito que raramente faz isso. Eu acho que já vem dele, mas também com o facto de ele ter a gaiola aberta para sair e entrar quando quiser e então faz sempre lá! mas de facto não sei se foi sorte minha...

Beijinhos :D

Enviado: segunda abr 11, 2005 12:01 pm
por loca
Pois...isso dos cócos, posso dizer por experiência propria, que há porquinhos mais asseados que outros lol .

Neste ultimos meses, passaram lá por casa cerca de 10 porquinhos (contando com as fêmeas que foram grávidas e os filhotes que depois nasceram lá em casa) e posso dizer que há alguns que simplesmente não fazem necessidades fora da gaiola (é o caso do meu Cuí...qd está aflito começa a bater os dentes muito irritado) e tive lá outros que assim que os tirava da gaiola "mijavam-me" toda oops , outros que faziam no chão da cozinha (enquanto eu lavava as gaiolas) e ficavam lá em cima...e quando eu ia pegar neles estavam ensopados em xixi e tinha que estar a limpá-los com um paninho pouco humido...enfim...depende de porquinho para porquinho. ;)

O mesmo se aplica ao comportamento. O meu Cuí é um amor que adora enfiar-se debaixo do meu casaco a dormir (assim que o ponho ao colo, ele corre para perto do meu pescoço...debaixo do casaco ou camisola que tenha vestido no momento) e nem refila quando o tiro da gaiola...e tenho o irmão (da mesma ninhada) que sempre que o pego levo uma dentadazinha (que não dói...serve só para avisar que não gosta de colo) e sempre que o tenho que o tirar da gaiola é uma correria desenfreada que até manda o feno todo para fora da gaiola...por isso...depende de animal para animal...cada um tem o seu temperamento ;)

Bjokas, Loca

Enviado: segunda abr 11, 2005 5:46 pm
por sahara
Exacto! o meu Pierrot é como o teu Cuí. O resto da «família» nem por isso, excepto talvez o Peewee, q também n foge qd se pega.