Comprei uma porquinha recentemente, tem cerca de 2 meses.
Desde que veio da loja não demonstra muito interesse pela comida no geral. Depois da ida ao vet já come bem o feno e salsa e está mais activa, mas a restante comida e em particular a ração não lhe interessam. Como esteve com diarreia não posso exagerar na salsa, mas só com o feno não sobrevive.
Está a começar a emagrecer, já expreimentei rações diferentes, mas ela não as come. Vira a cabeça quando lhe tento dar á mão.
Alguem reconhece os sintomas ou sabe uma solução?
Obrigado, João Ramos
não come ração...
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
- Contacto:
Olha, em relação à ração, o meu porquinho só gosta das sementes pequeninas e das ervilhas (espalmadas e secas) da ração. O resto nem lhe toca. Por isso eu dou-lhe da marca da Vitakraft (não sei se já tentaste esta), apesar de não ser das melhores rações, e misturo com a vita C, da versele laga.
Em termos médicos não te posso aconselhar...o que o veterinário te disse?
Ou ela continua doente ou está tristinha, não sei.
Que outras verduras lhe dás, para além da salsa?
Boa sorte, vai dizendo como ela está.
Jinhos
Em termos médicos não te posso aconselhar...o que o veterinário te disse?
Ou ela continua doente ou está tristinha, não sei.
Que outras verduras lhe dás, para além da salsa?
Boa sorte, vai dizendo como ela está.
Jinhos
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Agora está melhorzinha, mais desperta e activa. No entanto das 4 ou 5 raçoes diferentes que exprimentei nenhuma é do seu agrado.
Neste momento tá com cerca de 305-310 gramas, tendo-se mantido assim nos ultimos dias (o que é menos mau que perder peso como acontecia).
A veterinaria inda não conseguiu perceber o que se passa. Já esmaguei a ração e fiz uma papas de frutas mas so se interessa por verduras (e nem todas). No entanto consegue roer diversos objectos duros...
Não percebo...
Neste momento tá com cerca de 305-310 gramas, tendo-se mantido assim nos ultimos dias (o que é menos mau que perder peso como acontecia).
A veterinaria inda não conseguiu perceber o que se passa. Já esmaguei a ração e fiz uma papas de frutas mas so se interessa por verduras (e nem todas). No entanto consegue roer diversos objectos duros...
Não percebo...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
- Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
- Contacto:
Encontrei num site em inglês possíveis causas de anorexia nos porquinhos (não comer ou comer muito pouco):
Talvez seja melhor perceberes o que a veterinária já fez ou não, saberes como estava ela antes de ir para tua casa (ver que alterações aconteceram), etc. É melhor fazer todas as questões do que ficar algo por diagnosticar, vamos todos aprendendo
Se não se chegar a um diagnóstico mesmo com todas estas dicas, então ela pode ser mesmo só esquisita em relação à comida...mas é melhor prevenir...
Espero que ela melhore rápido!
beijinhos
Traduzido (o melhor possível :p ) de http://www.guinealynx.com/emergency.html#anorexiaAnorexia (não comer ou comer muito pouco) é extremamente sério e requer diagnóstico veterinário. Um porquinho que tenha trazido recentemente para casa que não está a comer, pode ter uma infecção respiratória ou bacterial. Se o porquinho não está a deixar passar fezes nem urina, e não está a comer, deve-se procurar tratamento veterinário urgentemente. Em adição, se o animal está a perder peso (ou se for jovem, não o está a ganhar) está também em rande risco. Os porquinhos são especialmente vulneráveis devido à sua necessidade de vitamina C e tendência para desenvolver "ketosis" (uma séria complicação de diabetes).
Harkness e Wagner sugerem uma variedade de causas para a anorexia:
Mudanças na dieta, mudanças súbitas de temperatura, envenenamento, privação de água, perda do companheiro de gaiola (ou ter um companheiro de gaiola agressivo que o impede de comer), problemas mecânicos com os comedouros ou bebedouros, mudanças de comida (demasiado dura ou sem sabor ou uma dieta pobre).
Em adição, malformações nos dentes, dor, perda do sentido do olfacto, obesidade, feridas orais, doenças infecciosas (como a pneumonia), e desordens metabólicas, como a deficiência de vitamina C ou falha renal.
Alguns porquinhos a tomar antibióticos param de comer (intolerância ao antibiótico) e deve-se procurar o veterinário e até escolher outro antibiótico.
Diagnóstico: o animal pode parecer esfomeado ou pode parecer realmente anorético. O diagnóstico é baseado na informação acerca da dieta, ambiente, mudanças recentes, análise da urina e fezes. Deve também ser efectuado um exame físico à respiração do animal e do sistema digestivo, boca e cabeça. Igualmente seres efactuados testes ao sangue e "microbial" (micróbios?...).
Harkness e Wagner enfatizam a importância de efectuar um exame aos dentes em todos os casos de anorexia: corpos estranhos, abcessos nas raízes e malformações nos dentes podem ser a causa. Salivação em excesso e úlceras orais indicam a necessidade de examinar os dentes pré-molares e molares. Sugerem que uma radiografia à cabeça pode ser útil para determinar a natureza do problema dental.
Talvez seja melhor perceberes o que a veterinária já fez ou não, saberes como estava ela antes de ir para tua casa (ver que alterações aconteceram), etc. É melhor fazer todas as questões do que ficar algo por diagnosticar, vamos todos aprendendo

Espero que ela melhore rápido!
beijinhos
Olá João.
A minha porquinha é a mesma coisa: não come ração!
Eu só a tenho há 5 dias, depois talvez ela se habitue ...
Hoje quando lhe limpei a gaiola não pus ração. Até porque ela fazia necessidades em cima do comedouro, logo a comida sujava-se, e não quero que ela coma comida estragada!
Deitei-lhe na gaiola muito feno, e alguns pedaçinhos de cenoura. É que se lhe ponho ração ela não come, e faz necessidades em cima dela! Mas ela terá de se habituar, mais tarde ou mais cedo. Não posso mantê-la apenas a vegetais e feno.
A ração que lhe dou é da marca "Bunny" que está à venda nas lojas Ornimundo dos centros comerciais "Braga Parque" espalhados pelo país.
Espero que ela se vá habituando à ração.
Espero também que o teu porquinho coma melhor
Bjx
A minha porquinha é a mesma coisa: não come ração!
Eu só a tenho há 5 dias, depois talvez ela se habitue ...
Hoje quando lhe limpei a gaiola não pus ração. Até porque ela fazia necessidades em cima do comedouro, logo a comida sujava-se, e não quero que ela coma comida estragada!
Deitei-lhe na gaiola muito feno, e alguns pedaçinhos de cenoura. É que se lhe ponho ração ela não come, e faz necessidades em cima dela! Mas ela terá de se habituar, mais tarde ou mais cedo. Não posso mantê-la apenas a vegetais e feno.
A ração que lhe dou é da marca "Bunny" que está à venda nas lojas Ornimundo dos centros comerciais "Braga Parque" espalhados pelo país.
Espero que ela se vá habituando à ração.
Espero também que o teu porquinho coma melhor
Bjx
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
O tópico é de 2005...e o membro não colocou mais questões....
Quando à ração Bunny, essa ração não é só para coelhos?
Quanto a nomes de loja, não as deves mencionar no tópico porque vai contra as regras do fórum. Se o quiseres fazer manda uma mensagem privada.
Quando à ração Bunny, essa ração não é só para coelhos?
Quanto a nomes de loja, não as deves mencionar no tópico porque vai contra as regras do fórum. Se o quiseres fazer manda uma mensagem privada.
Ah Silly Bubble... Desculpa, eu não sabia que era contra as regras do fórum. Desculpa mesmo.
Essa ração não é para coelhos! A senhora da loja deu-me essa ração quando eu lhe perguntei: "Tem ração para porquinhos-da-india?"
No entanto, depois poderei comprar ração de outra marca.
Quanto as regras...eu não sabia! Me inscrevi no fórum faz três dias.

Essa ração não é para coelhos! A senhora da loja deu-me essa ração quando eu lhe perguntei: "Tem ração para porquinhos-da-india?"
No entanto, depois poderei comprar ração de outra marca.
Quanto as regras...eu não sabia! Me inscrevi no fórum faz três dias.

Apesar do nome não é só para coelhos, tem ração especial para Porquinhos-da-índia. Costuma ser uma boa opção para dar a eles face a outras no mercado.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>