Porquinho adoentado!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Vilya
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quinta jul 07, 2005 1:53 pm
Localização: Um casal de caniches

quinta jul 07, 2005 8:43 pm

Oi amiguinhos!
Este é o meu primeiro tópico! É verdade acabei de me registar!
Venho então por este meio debater um assunto!
Ora então adquiri um porquinho peruano a pouco tempo e a uns dias para cá nasceu-lhe uma pequena crosta no flanco direito! ora como é óbvio o animal arrancou-a ao se coçar o que foi piorar a situação, pois a ferida não sarou!
Levei o Muchy ao veterinário e disseram que poderia ser apenas uma alergia ou por outro lado, um tumor! Se porventura o meu bichinho tiver um tumor, alguém sabe se se pode curar um animal tão pequeno com um tumor?
miklos
Membro Veterano
Mensagens: 1182
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta jul 07, 2005 10:53 pm

Olá,

Bem-vinda ao fórum.

Parece-me uma resposta muito vaga para um profissional. Apenas lhe disse isso ? Não lhe aconselhou a fazer algum exame para averiguar? É que é grande a diferença entre alergia e tumor.

Todos os conselhos e experiências aqui só podem ser dados em suposições, que nem sempre podem ser mais aconselhadas, dado que ninguem aqui está a ver o animal ou é veterinário. Só um profissional a pode aconselhar qual o tratamento.

Nestes casos o melhor é mesmo ser acompanhado por um veterinário especialista em exóticos e roedores. O Problema é que por cá eles são poucos e raros e os horários também são complicados, para além de que se está longe dos grandes centros é mais complicado. E por experiencia própria um veterinário só especialista em cães e gatos não é o mais aconselhável a não ser que seja uma pessoa que pesquisa e leia e saiba os tratamentos adequados a um roedor.

Boa sorte,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano
Mensagens: 1217
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Localização: 4 Furões, 2 Cães

quinta jul 07, 2005 11:38 pm

Olá!
Bem, uma crosta que sai deixa sempre ferida, e se o porquinho se coçar pode levar bastante tempo a sarar - isto no caso de uma "alergia", que pode ser causada por ácaros, ou sarna. Nestes casos, um pouco de betadine na ferida e uma limpeza com Acaril-Bial costuma resolver.

É possível tratar tumores através de cirurgia. O que acontece é que quer os meios de diagnóstico (radiografia, ecografia, biópsia, exames laboratoriais) quer a cirurgia (se valer a pena) ficam numa quantia tão elevada que somos forçados a considerar se vale realmente a pena ir para a frente e arriscar - até porque os porquinhos são frágeis e podem não aguentar sequer a anestesia.
Isto já me aconteceu com uma porquinha, mas felizmente foi falso alarme.

Eu sugeria que esperasses um pouco para ver o que acontece com a ferida. Pode ser que passe! Se não apresentar melhoras em alguns dias, então ias a um vet de exóticos. Podemos indicar-te vários se viveres em Lisboa.

Boa sorte e ânimo!
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”