Página 1 de 1
Dois tipos de porquinhos!?!?!!?
Enviado: terça ago 09, 2005 11:05 am
por MouTiL
bom dia a todos
De a uns tempos para cá ando com uma duvida que por mais que procure informar-me ainda não estou bem esclarecida.... A situação é a seguinte... Quando adquiri os meus porquinhos eles eram todos do mesmo tipo, pelo liso, mas depois das femeas terem morrido e de ter ficado só com o macho o meu namorado ofereceu-me uma sheltie, já se passou algum tempo e eles já estão na idade própria para acasalar e eu iria adorar ter uns porquinhos bebés cá por casa, mas não sei até que ponto posso deixa-los acasalar devido a serem de raças diferentes...será que por este facto os bebés teram algum problema genético ou algo do genero? é ou não conveniente deixa-los criar?
Agradecia algum esclarecimos...
cruzamentos
Enviado: terça ago 09, 2005 11:24 am
por miklos
Olá, do ponto de vista genético não há problema nenhum, todos os porquinhos são compatíveis uns com os outros, apenas os Dálmatas e os Ruão não podem ser cruzados entre si, dado que possuem um gene mortal. Por isso opta-se por fazer um cruzamento de um Dálmata ou Ruão com um porquinho que não seja Dálmata ou Ruão.
Não existe problema nenhum em cruzar os Porquinhos de pêlo comprido com os de pêlo curto, no entanto os criadores nunca fazem isso porque assim perdem-se as caracteristicas das raças. São obtidos porquinhos de pêlo semi-longo ou porquinhos de pêlo curto com alguns pêlos compridos só para dar o exemplo.
Para quem deseja fazer criação o melhor é sempre pensar primeiro se tem espaço para depois ficar com os bébés ou uma pessoa que depois os adopte, pois normalmente será necessário comprar mais gaiolas, senão os porquinhos estão sempre a reproduzir-se.
Rui
Enviado: quarta ago 10, 2005 8:02 am
por anarosasa
Olá!!
Sinceramente, na minha opinião, embora não haja problemas em cruzar raças diferentes excepto em alguns casos como o Rui explicou, eu pessoalmente acho que se deve acasalar porquinhos da mesma raça. Acho que assim se vai apurando as raças. Não é que tenho alguma coisa contra os "rafeirotes", bem pelo contrário, pois tenho 1, mas p/ mim acho que se deve ter cada vez mais em atenção a qualidade.
Claro que também é importante não esquecer quando se pensa em criação o que se vai fazer com as crias.
Beijinhos
Ana
Enviado: quarta ago 10, 2005 10:57 am
por MouTiL
desde já obrigado pelas respostas
Não sabia que os ruão e os dalmatas tinhas esse poblema!!!
Eu também sou da opinião que so se deve cruzar animais da mesma raça e quando os primeiros tive essa preocupação...mas agora tenho dois de raças diferentes e estava preocupada, eu já os separei quando ela teve o primeiro cio mas eles ficaram tão tristes

também não quero impedilos agora porque no futuro ela pode encher e não quero que por nunca ter tido crias ela não consiga te-los e morra, por causa da dita menbrana que elas têm e que se pode tornar osso se ela não criar agora...
Como não faço intenções de vender os bebés pois já tenho quem esteja a espera que eles criem para ficar com eles e já expliquei a essas pessoas que eles não vão ser puros não vejo grande mal em eles criarem!!!
E para além disso se chegar a altura se pr acaso não os quiserem eu tenho bastante espaço e era uma alegria...para mim, porque acho que a minha mãe se passava
obrigado pelo esclarecimento...