Pois é... o meu Piqueno está um verdadeiro porquinho e, como está a chegar o tempo quente, estou a pensar em dar-lhe banho. Mas estou cheia de dúvidas e queria evitar ao máximo que ele ficasse stressado.
Bom, então aqui vão as dúvidas:
1ª O champoo Jonhson para bebés pode ser usado?
2ª Tem de haver algum cuidado especial em não molhar a cabeça e/ orelhitas?
3ª Qual a temperatura ideal da água?
4ª Estou a pensar em por numa bacia água com campoo e só uso o chuveiro para tirar o champoo do pelo
5ª Como o seco? O secador mete medo até aos cães e à gata.. a eles deve po-los em pânico.
6ª O gandhi não está tão sujo, mas um banhito não lhe faria mal para tb ficar cheiroso, não?
E... Acho que é tudo.
Estou só a pensar dar banho qdo o tempo estiver mesmo bem quentinho, mas estou a fazer os preparativos já... é que o piqueno está mesmo a fazer jus ao nome.
banho
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
Olá!!
Quanto ao banho do porquinho da india tem de se ter muito cuidado para não lhe provocar alergias nem constipações.
1 - O champo jonhson até a mim me faz alergia.. Prefira um champo dermatologico para animais. Eu uso PRODERMA. Custa 5 euros e tal (no veterinario), mas é dinheiro bem empregue.
2 - Água a 37º é o ideal.
3 - Porta da casa de banho bem fechada para não entrar nenhuma corrente de ar.
4 - Eu encho a banheira até dar pela barriga do meu porquinho e depois dou-lhe banho. Depois enxaguo com o chuveiro mantendo o cuidado de a água estar morna.
5 - Se tentar não lhe molhar muito a cabeça não tem de se preocupar com as orelhas.
6 - Embrulhar bem o porquinho numa tolaha e seca-lo.
7 - Secar com secador a uma certa distancia e com uma temperatura moderada. Manter o secador sempre em movimento para não queimar o porquinho. (os porquinhos não se assustam muito com o barulho desde que vamos falando com eles e fazendo festinhas)
8 - Só o levar para fora da casa de banho se ja estiver bem seco e se possivel tenha-o num local onde a temperatura do corpo dele se habitue à da casa. MT cuidado com mudanças bruscas de temperatura e com as correntes de ar.
Boa sorte para o banho.
Cumprimentos
Suri
Quanto ao banho do porquinho da india tem de se ter muito cuidado para não lhe provocar alergias nem constipações.
1 - O champo jonhson até a mim me faz alergia.. Prefira um champo dermatologico para animais. Eu uso PRODERMA. Custa 5 euros e tal (no veterinario), mas é dinheiro bem empregue.
2 - Água a 37º é o ideal.
3 - Porta da casa de banho bem fechada para não entrar nenhuma corrente de ar.
4 - Eu encho a banheira até dar pela barriga do meu porquinho e depois dou-lhe banho. Depois enxaguo com o chuveiro mantendo o cuidado de a água estar morna.
5 - Se tentar não lhe molhar muito a cabeça não tem de se preocupar com as orelhas.
6 - Embrulhar bem o porquinho numa tolaha e seca-lo.
7 - Secar com secador a uma certa distancia e com uma temperatura moderada. Manter o secador sempre em movimento para não queimar o porquinho. (os porquinhos não se assustam muito com o barulho desde que vamos falando com eles e fazendo festinhas)
8 - Só o levar para fora da casa de banho se ja estiver bem seco e se possivel tenha-o num local onde a temperatura do corpo dele se habitue à da casa. MT cuidado com mudanças bruscas de temperatura e com as correntes de ar.
Boa sorte para o banho.
Cumprimentos
Suri
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Eu uso um champô próprio para roedores, tem um cheirinho muito bom e deixa o pêlo muito macio.
Lavei o meu no lavatório. Enchi um pouco, depois agarrei nele e fui enchendo "conchinhas" de água e colocava sobre o pêlo ao mesmo tempo que fazia festinhas e não lhe molhei a cabeça, depois voltei a tirar o champô da mm forma, para não o assustar.
A temperatura da água, meti morna, não coloquei temperatura especifica, meti o pulso na água e vi se estava muito quente ou não.
Depois sequei-o bem com uma toalha e só no fim é que utilizei o secador fraquinho e sempre em movimento, passando com as mãos pelo pêlo.
E pronto.
A única coisa que te tens de preocupar é com as correntes de ar.
Lavei o meu no lavatório. Enchi um pouco, depois agarrei nele e fui enchendo "conchinhas" de água e colocava sobre o pêlo ao mesmo tempo que fazia festinhas e não lhe molhei a cabeça, depois voltei a tirar o champô da mm forma, para não o assustar.
A temperatura da água, meti morna, não coloquei temperatura especifica, meti o pulso na água e vi se estava muito quente ou não.
Depois sequei-o bem com uma toalha e só no fim é que utilizei o secador fraquinho e sempre em movimento, passando com as mãos pelo pêlo.
E pronto.
A única coisa que te tens de preocupar é com as correntes de ar.