Se estiverem grávidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

sábado jun 03, 2006 11:46 pm

Boa noite...
Fui "apresentada" a estes bixinhos tão fofos há pouco tempo e decidi ter 2..a certa altura encontrei uma menina bebé "normal" k trouxe logo pa casa, a Babe! :) Dp andei à procura de uma companhia p ela, até k encontrei outras 2 meninas frisadas e cm n tive coragem de as separar acabei c 3!!! :p A Pig e a Porky!
Resumindo, as frisadas tão c uma barriguita k n sei k se passa.. inda por cima, cm têm akele pelo, n consigo distinguir a tal forma de pêra k tnh lido noutros tópicos!! Sei k n devo manipulá-las nesta altura, ms por vezes pego nelas, para as pôr lá fora no parke e viro-as um bocadinho, parece k têm duas barrigas, uma pa cada lado...k dizem os entendidos? :p
Já as tnh há 5 semanas..
O k kero saber é se há facilidade em dar os bés, ou melhor, se alguém tiver interessado k fale, apesar de n ter mm a certeza se estão ou n, mas assusta-me um kito logo as duas... :?
Outra coisa, tnh lido k eles podem levar até alguns meses a se habituarem a nós.. é mm axim? Continua a ser uma festa tirar as minhas da gaiola..
Bigada
Bjs
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo jun 04, 2006 12:00 am

Olá, Four.

O periodo de gestação é de 63 dias podendo variar para mais ou para menos em 1-2 dias, por isso não sei...é uma questão de esperares.
No sitio onde as foste buscar estavam machos misturados com fêmeas?
Se estiveram..então o mais provável e virem com "brinde".
Vê se as tuas porquinhas se parecem com esta.

http://porquinhosdaindia.blogspot.com/2 ... videz.html

Quanto a facilidade de dares os bébés, convinha veres se alguém teu amigo quer, á a opçãp de dares a uma loja dos animais, ou então fala com a Zohia, pode ser que ela te possa ajudar.:)

Eles levam uns tempos a se habituarem a ti, mas com muitos mimos vão lá.:D
É preciso ter um pouco de paciência.:)
four
Membro Veterano
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

domingo jun 04, 2006 12:22 am

Pois, uma amiga fica c 2, ms se forem 4 cada uma, ainda faltam 6 pa dar... :|
Bem, na foto a porkita ta no final da gravidez, né? se por acaso as minha estiverem no "meio", axo então k é bem possível mm... :o mas era o k dizia, c akele pelo todo n vejo bem, por palpação parece k sinto papinhos.. n se preocupem k mexo mt cuidadosamente!!!
Ai tou mortinha k o tempo paxe... :P
Ah, nas maminhas n há nenhuma alguma alteração tb? Tipo, incharem de alguma forma? Pk as minhas têm os mamilos "compridos", mas n propriamente inchados.. n sei se é normal... A Babe, n os tem tão "compridos", mas tb é mais pekena, por ixo n sei...
Na loja elas estavam sozinhas..
Axo k é mm esperar pa ver, né? :p
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo jun 04, 2006 9:24 am

Olá e bem-vinda!

Realmente agora é esperar para ver!
Esta pergunta é um bocado estupida mas convém fazê-la à mesma: já confirmaste que tens mesmo 3 meninas? Às vezez na loja não sabem ver bem o sexo e inventam!

Se não tiveres donos eu posso tentar dar uma ajuda. Agora é uma altura em que tenho muitos bebés para dar, ninhadas que estão a nascer.

Outra coisa, os porquinhos têm personalidades diferentes e dentro das raças também há certas variações. Os frisados geralmente são bastante "cheios de genica". Atribuo isso ao facto de terem o pêlo aos remoinhos: é que os porquinhos arrepiam-se bastante se mexermos no sentido contrário ao pêlo e como esses têm pêlo para todo o lado, não há um sítio em que toquemos sem que se arrepiem. A loca que o digo, que ela tem uma menina linda assim, a Punky.

De qualquer forma, tenho, por exemplo, umporquinho há um ano, o Mr. Nosey que ainda hoje fico irritado se lhe mexer quando está na gaiola mas depois ao colo já é mais mimalho. Temos de aprender a viver com as especificidades deles. :D

Se precisares de mais alguma coisa avisa!

Jinhos, Joana
four
Membro Veterano

domingo jun 04, 2006 1:32 pm

Bigada Zohia... :)
sim, são as 3 meninas, axo k sei ver.. tnh peskisado bastante!!
Apesar de andar a peskisar mt n encontro nada k se refira a alterações nas mamas, ms perguntei a uma veterinária amiga k dixe k deviam inchar, ms admitiu k n sabia mt de porkinhos, por ixo...
A gaiola n é suficientemente grande pa exa gente toda, caso elas estejam mm grávidas, ms mais por curiosidade, se fosse uma gaiola maior elas podiam permanecer todas juntas c os bebés? N se atacavam?
Sim, realmente fazem mtas vezes o brrr qd lhes faço festinhas, as frisadas, a normal nem tanto, mas às vezes tb é um kadito eskisita!! :p
Ms tou a adorar a experiência de ter estes bichinhos!!!
Na altura é k n tinha noção de k existiam tantos pa adopção, se n... :)
Bjs
Silly_Bublle
Membro Veterano

domingo jun 04, 2006 4:50 pm

Conheço um criador que tem as porquinhas grávidas e com crias, juntas.
Fez-lhes um parque bem grande e não acontece nada de mal.

Passado um mês é que separas os bébés das mães e machos de fêmeas.

Os porquinhos são animais de estimação deliciosos. É impossivel não ficares horas a vê-los a brincar.:)

Em relação as maminhas, não sei bem, porque não tenho fêmeas, só tenho machos, mas como em todos os animais acontece um pequeno inchaço, se calhar nas porquinhas também acontece isso.
Freira_Erotica
Membro Veterano
Registado: segunda mai 08, 2006 3:56 pm
Contacto:

segunda jun 05, 2006 10:16 am

Ola Four.
Parabens pelos bebes :D
Eu tenho 2 casais! Ambos separados, meninas com meninas meninos com meninos. E uma delas esta grávida, sente-se lá os bebes quando apalpas a barriga. Em relação as maminhas, nota-se uma diferença sim, ficam mais sobressaidos e maiores e um cadito inchado, nada demais.
Espero ter ajudado!
Bjx, Cátia
four
Membro Veterano

terça jun 06, 2006 6:30 am

oi... :)
axo k ontem senti movimentos na barriguita delas!!!
Silly, dixeste pa fazer um parque... no exterior? Dentro de casa é impossível, mas no exterior tnh um cadito de medo, moro em vila d conde, perto da praia, os dias são muito kentes as noites são um cadito frias!!!
Antes de comprar as duas frisadas tinha a Babe numa gaiola, sou capaz de meter uma delas lá e a outra fica na actual c a Babe!!! Axo eu... :? Ai k stress, sei k n tnh neste momento condições pa tanta gente, ms vai ter de ser axim, n posso comprar outra gaiola!!!
E deixá-las no exterior dia e noite mete-me confusão...
Se estiverem mm, ainda tenho um cadito de tempo pa tentar pensar numa solução!!!
Bigada a todos!! :)
Se vir k n me desenrasco de alguma forma, axo k posso contar ctg, n é Zohia? :p Só uma pergunta, moras minimamente perto d vila d conde?
Bjokas e mais uma vez bigada!!!
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

terça jun 06, 2006 8:29 am

Não te preocupes four, hão-de encontrar-se donos.
Convém é não "deixar" ninguém ficar com um casal porque depois perde-se o controlo e são bebés atrás de bebés.
Às 3 semanas se ainda n tiveres donos para os bebés eu fico com eles.
Quanto à distância, durante a semana estou em Lisboa. Costumas passar por lá?

Mandei-te uma mp.

Jinhos, Joana
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça jun 06, 2006 11:45 am

four, não disse para fazeres o parque no exterior, mas sim em casa.
Podes comprar uma daquelas cercas de madeira que se costuma colocar nos canteiros de flores(até costumam ser baratas) e o fundo fazias com coroplast.
Tem calma, não stresses.
Vai correr tudo bem.:)
four
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 5:37 am

Ai, tou histérica…e pensava eu k ainda tinha tempo… hj senti as minhas meninas mais nervosas, levantei-me pa perceber e … plo menos 4 bés… mais um morto! :( Inda n percebi kem é a mãe, n tnh coragem de lhes mexer!! As frisadas tão mt juntas e a normal um cadito afastada… c as patinhas em cima do bé morto!!! Tou mortinha por lhes mexer, ms tnh medo… ela podem rejeitar os bés dp?
São demais, já tão aos saltinhos por cima uns dos outros… k loucura!! É demais!!!
Será k já nasceram as duas ninhdas? Pq ela tão super juntas (xpero k estejam bem) e nem distingo onde começa uma e acaba a outra, tão no fundinho da gaiola, por baixo do patamar e o bézinhos, todos lá, k lindos, pá!!! Tô apaixonada, k loucura... :)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta jun 07, 2006 10:15 am

Olá,

Parabéns pelos pequenotes :) .
Agora, deves limpar a gaiola para eles ficarem num ambiente limpo, pois normalmente depois de um nascimento a gaiola fica com alguns detritos que convém por fora. Não tem problema em mexeres nos bébés que não há perigo deles serem rejeitados.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
four
Membro Veterano

quinta jun 08, 2006 12:49 am

Bigada... :D
São mm demais, é giro pk nem sei kem é a mãe de kem, eles mamam tanto numa cm na outra... :p
Costumo pôr as minhas meninas todos ou quase todos os dias lá fora, no parke, agr qd poxo voltar a pôr? Os bés qd podem começar a ir? Se separar uma das mães durante, tipo uma tarde, dp n há poblemas de rejeição?
Já agr, 3 dos bés, parecem frisados, cm as mães, ms um deles parece k tem pêlo ondulado...
Ah, e um deles parece k ta c um problemazito no olho, ele tem os olhos vermelhos, mas n abre mt bem m e tá "baço"... :(
Só mais outra coisita, a distinção dos sexos a partir de qd é k é mais ou menos fácil?
Dxculpem tantas dúvidas, ms tou mm maravilhada (aparvalhada) c esta experiência!!! :oops:
Bjokas ;)
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 12:28 pm

Olá four,

As porquinhas não devem ir passear ao parque sem os bébés. Nas primeiras 3-4 semanas os bébés têm de estar sempre com as mães. O que não invalida de os tirares uns minutos de ao pé delas, para ver de perto se está tudo bem com eles.

Sobre o parque, se este for seguro e os bébés não puderem escapar ou sair dele e que não haja predadores, não há problema em irem para o parque na companhia das mães, no entanto se for ao ar livre, com este calor não convém muito.

Para ver os sexos, quem tem alguma experiencia consegue distingui-los logo ao nascimento. É importante saber distingui-los ao fim de um mês de idade, pois nessa alturas vais ter de separar os machos.
(Vê a página http://porquinhos.no.sapo.pt , item Macho ou Femea).

Sobre o olho é dificil dizer algo sem ver. Se pensas que ele tem mesmo um problema no olho é melhor procurares um veterinário. Por vezes os porquinhos nascem com algum pelinho no olho ou qq coisa que fica lá e isso faz a irritação do olho e muitas vezes umas gotas ou um creme resolve.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”