http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38068
Espero que todos compreendam a minha mensagem e que a leiam calmamente, porque foi nesse espírito que a escrevi.
Comparativamente à maioria dos fóruns da arca, o nosso cantinho dos porquinhos sempre foi um oásis em que todos procuraram ajudar-se mutuamente. Estamos aqui reunidos realmente pelo interesse em nos ajudarmos uns aos outros promovendo assim o bem-estar de um animal que adoramos: o porquinho-da-índia.
No entanto, de vez em quando surgem mensagens um pouco menos neutras e com um tom de agressividade.
Queria relembrar a todos que estamos a comunicar através de um meio que não permite ver a cara de quem nos "fala", não sabemos em que tom disse o que disse, nem muitas vezes a justificação para o que disse, e por isso cabe-nos a nós o bom senso de percebermos a sua intenção.
Regra geral (claro que haverão excepções), mesmo quando criticamos certos comportamentos fazêmo-lo para ajudar a pessoa a aprender e nunca para a criticar pessoalmente.
Por isso espero que continuemos a dar-nos todos bem.
Quanto à questão das raças, frisado, e outros nomes, não é realmente uma raça. Quanto muito será um adjectivo para descrever um porquinho com características particulares, que foi cruzado "aleatoriamente".
Também o termo angorá se utiliza para descrever porquinhos de pêlo comprido que não seguem as características de nenhuma raça. Geralmente resultam de cruzamentos entre raças diferentes e por isso são um "resultado à sorte".
Como a maioria de vocês deve saber, eu sou completamente a favor de porquinhos rafeirotes, não fossem todos os meus três provindos de sítios onde eram mal-tratados. E claro que os amo e às suas personalidades simpáticas, bem como a todos os outros que trago das capoeiras e a quem procuro, dentro das minhas possibilidades, garantir um bom futuro.
Por isto, compreendam também por que é que sou contra a compra de porquinhos em lojas e a criação só pela piada de ver bebés, preferindo muito mais que as pessoas de dirijam a um bom criador e não à loja da esquina, onde têm os animais em gaiolas durante montes de tempo até os venderem.
É que os animais que vemos na maioria das lojas, os rafeiritos que muitos temos em casa, são fruto de criação muitas vezes desenfreada e com o único objectivo do lucro. Se uma pessoa se preocupasse realmente não iria pôr os animais numa loja sem saber onde vão parar.
E a maioria destes animais que se vendem nas lojas são os tais rafeiritos(excluem-se aqui obviamente as lojas que estão associadas a criadores e onde geralmente os animais não são vendidos sem os donos serem muito bem informados). Os rafeiritos que eu adoro, que tento proteger, mas que continuam a ser criados só por lucro.
Quantos de nós temos rafeirotes? Eu, a martldf, a maat, o attila-portugues... comprá-los dá justificação a quem os vende para continuar a criar indiscriminadamente. E não se esqueçam que é esse tipo de criação que dá origem a problemas genéticos e doenças que nos levam os nossos meninos antes do tempo devido...

Alguns têm a sorte de vir parar às casas de pessoas como os users deste fórum (se estamos no fórum é porque procurámos informação), mas muitos acabam em casas de pessoas que não sabem os cuidados adequados.
Só esta semana recebi um email de um porquinho que morreu por negligência e outro que poderia ter sofrido se a dona não tivesse ocasionalmente decidido pedir informação.
Por isso espero realmente que nos possamos continuar a dar bem e a contribuir com as nossas opiniões pessoais, não atacando ninguém sem compreender realmente o que quis dizer.
Jinhos, Joana