Apelo aos utilizadores deste fórum

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quinta set 14, 2006 1:30 pm

Venho cá deixar uma mensagem na sequência da conversa sobre as raças neste tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38068

Espero que todos compreendam a minha mensagem e que a leiam calmamente, porque foi nesse espírito que a escrevi.

Comparativamente à maioria dos fóruns da arca, o nosso cantinho dos porquinhos sempre foi um oásis em que todos procuraram ajudar-se mutuamente. Estamos aqui reunidos realmente pelo interesse em nos ajudarmos uns aos outros promovendo assim o bem-estar de um animal que adoramos: o porquinho-da-índia.

No entanto, de vez em quando surgem mensagens um pouco menos neutras e com um tom de agressividade.
Queria relembrar a todos que estamos a comunicar através de um meio que não permite ver a cara de quem nos "fala", não sabemos em que tom disse o que disse, nem muitas vezes a justificação para o que disse, e por isso cabe-nos a nós o bom senso de percebermos a sua intenção.

Regra geral (claro que haverão excepções), mesmo quando criticamos certos comportamentos fazêmo-lo para ajudar a pessoa a aprender e nunca para a criticar pessoalmente.
Por isso espero que continuemos a dar-nos todos bem.

Quanto à questão das raças, frisado, e outros nomes, não é realmente uma raça. Quanto muito será um adjectivo para descrever um porquinho com características particulares, que foi cruzado "aleatoriamente".
Também o termo angorá se utiliza para descrever porquinhos de pêlo comprido que não seguem as características de nenhuma raça. Geralmente resultam de cruzamentos entre raças diferentes e por isso são um "resultado à sorte".

Como a maioria de vocês deve saber, eu sou completamente a favor de porquinhos rafeirotes, não fossem todos os meus três provindos de sítios onde eram mal-tratados. E claro que os amo e às suas personalidades simpáticas, bem como a todos os outros que trago das capoeiras e a quem procuro, dentro das minhas possibilidades, garantir um bom futuro.

Por isto, compreendam também por que é que sou contra a compra de porquinhos em lojas e a criação só pela piada de ver bebés, preferindo muito mais que as pessoas de dirijam a um bom criador e não à loja da esquina, onde têm os animais em gaiolas durante montes de tempo até os venderem.

É que os animais que vemos na maioria das lojas, os rafeiritos que muitos temos em casa, são fruto de criação muitas vezes desenfreada e com o único objectivo do lucro. Se uma pessoa se preocupasse realmente não iria pôr os animais numa loja sem saber onde vão parar.

E a maioria destes animais que se vendem nas lojas são os tais rafeiritos(excluem-se aqui obviamente as lojas que estão associadas a criadores e onde geralmente os animais não são vendidos sem os donos serem muito bem informados). Os rafeiritos que eu adoro, que tento proteger, mas que continuam a ser criados só por lucro.
Quantos de nós temos rafeirotes? Eu, a martldf, a maat, o attila-portugues... comprá-los dá justificação a quem os vende para continuar a criar indiscriminadamente. E não se esqueçam que é esse tipo de criação que dá origem a problemas genéticos e doenças que nos levam os nossos meninos antes do tempo devido... :(

Alguns têm a sorte de vir parar às casas de pessoas como os users deste fórum (se estamos no fórum é porque procurámos informação), mas muitos acabam em casas de pessoas que não sabem os cuidados adequados.

Só esta semana recebi um email de um porquinho que morreu por negligência e outro que poderia ter sofrido se a dona não tivesse ocasionalmente decidido pedir informação.

Por isso espero realmente que nos possamos continuar a dar bem e a contribuir com as nossas opiniões pessoais, não atacando ninguém sem compreender realmente o que quis dizer.

Jinhos, Joana
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta set 14, 2006 2:39 pm

Concordo com tudo o que disseste.
Quando chamei a atenção para o facto de não existir nenhuma raça Frisada, foi com intuito de informação e não ataque ou critica...acabei também por não perceber o tom da resposta.

Também espero sinceramente que nos continuemos a dar bem e que muitos dos futuros users consigam tirar o máximo de informação correcta.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta set 14, 2006 2:49 pm

Aqui está um tópico que todos deviam ler. Concordo em tudo o que dizes Joana e esperamos que o fórum continue a ser uma fonte de boa informação para todos os foristas, não se perdendo em questiúnculas menores.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

quinta set 14, 2006 6:01 pm

Silly buble,
Desculpa, sou nova aqui, e se te disse-se a verdade nao irias achar piada...
Mas eu vou dizer, e nao estou a "falar" com tom de voz como quem esta a gozar com alguem, mas sim com um tom de respeito, para k percebas.
A verdade é k a minha idade é...
10 anos...ok... se nao acreditares, nao estou a mentir...
E eu entrei ontem no forum... sempre pensei k o meu porquinho era frizado... onde o comprei diziam k era porquinho frizado...
Nao consegui pesquisar na internet criadores, pk estava de "castigo"
Por nao ter feito os trabalhos de matematica que estava combinado fazer... enfim... coisas desta idade...

Mas depois quando me disseste k "frizado" n existe passei-me...
Quer dizer... estive a ser enganada este tempo todo...

Mas é bom, pk eu descobri k o meu porquinho e rafeiro... e tbm descobri k adoro rafeiros :!: :!: :!:

:p :?

As minhas sinceras desculpas,
bea***
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sexta set 15, 2006 9:48 am

Olá bea,

Eu gosto mais de chamar rafeiros aos cães que aos porquinhos :-) .
Digamos que o teu porquinho é bem bonito.

De facto ele é frisado, pois é o nome comum que se dá aos porquinhos assim de pêlo revirado, o que a Silly Bubble quis dizer é que se o levásses por exemplo a uma exposição ele não se enquadraria em nenhuma classe de raças. É como os gatos siameses, fazendo assim uma comparação grosseira, se vires uma exposição de gatos verás que o gato de raça siamesa aceite pelo estalão de raças, é muito diferente daquele a que nós chamamos siamês, e não é por isso que as pessoas deixam de chamar siameses aos gatos.

Daí se dizer que o frisado não é uma raça, mas ser um termo aplicado a um grande número de porquinhos que apresentam assim o pêlo, pois o desenvolvimento de uma raça implica trabalho e conhecimento, dado que os porquinhos de raça não resultam de cruzamentos obtidos assim ao acaso.

Na altura que foi feita a página do Sitio dos Porquinhos não havia nenhuma entidade que estabelecesse uma norma que definisse o nome em Português para as raças, daí estar lá a raça como Abissínio ou Frisado, pois frisado é o nome mais comum.

No entanto, a partir do momento que os clubes definirão os seus estalões de raça, a norma é para chamar à raça Abissínio, e o termo frisado ser aplicado a porquinhos com remoinhos como o teu, mas que não se enquadram no estalão de raça.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
maat
Membro
Registado: domingo ago 13, 2006 12:39 am

sexta set 15, 2006 10:14 am

Assino por baixo de tudo o que a Zohia disse.

Beajacob
apesar de seres pequenina, não justifica que respondas da forma como respondeste.tens que ver que num fórum podes estar a falar com uma pessoa de qualquer idade, e, por isso, convém não dizeres o que te vem á cabeça.Pensa que tens muito a aprender com todos os outros foristas que têm muito mais experiência que tu.
Espero que aprendas muito com este fórum e desejo-te toda a felicidade do mundo. ;) ...senão ficas de castigo e não mexes no computador :lol: :lol: :lol: (estou a brincar)

Beijinhos
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”