Orelhinha sem pelo!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 05, 2006 11:08 am

Alguém daqui me pode ajudar?

Hoje foi dia de limpeza da gaiola. Depois da limpeza chegou a hora dos miminhos...

Quando peguei na minha yuri, reparei que ela não tem pelinho numa das orlhas! Alguém me dizo que poderá ser? Já estive a consultar imensos artigos na web, e encontrei um que diz que podem ser piolhos... eu acho que não...mas não sei...??

deixo aqui algumas fotos da orelhinha...

A yuri é muito assustadiça, por isso eu não pego tantas vezes nela... e só hj reparei nisso... :oops:

Imagem

Imagem
morningstorm
Membro Júnior
Registado: quarta mar 23, 2005 10:41 pm

quinta out 05, 2006 11:34 am

Olá,

Não estou a ver onde dizes que não tem pelo, se for mesmo a orelha as minhas também têm assim, é normal. Elas também têm muito menos pelo atrás de cada orelha, como se fosse duas grandes falhas e também não há problema, é normal.

Não sei se sou eu que estou a ver mal as fotos, mas não me parece que haja nada de anormal. De qualquer modo mais opiniões são sempre bem vindas ;)

Espero que não seja mesmo nada :)

Deixo-te uma foto da Peike e da Layla quando eram mais pequeninas, dá para ver bem as orelhas da Peike, que é muito parecida com a tua.

Imagem
Lady_girl
Membro Veterano

quinta out 05, 2006 11:44 am

Sim...eu sei que é normal não terem pelo...

a minha kiara tem as orelhinhas muito cor-de-rosa...e tem muito pouco pêlo...

só que a yuri (a agouti) não tem mesmo pelo nenhum! e tem crostas!

Na foto da tua porquinha, ela não tem pelo, mas ve-se a pele, e a pele está pretinha! A minha não...

eu deixo aqui uma foto da outra orelha...não é mesmo normal!

Imagem

Imagem
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta out 05, 2006 12:32 pm

Na foto não se consegue ver bem...mas estás a dizer que na orelhita tem uma crosta?

O meu agouti também não tem muito pêlo nas orelhas, mas as crostas por ser alguma coisa.
A outra pequenina não tem essas crostas?

Pelo sim pelo não, leva-a ao veterinário.
Lady_girl
Membro Veterano

quinta out 05, 2006 12:48 pm

Silly_Bublle Escreveu: Na foto não se consegue ver bem...mas estás a dizer que na orelhita tem uma crosta?

O meu agouti também não tem muito pêlo nas orelhas, mas as crostas por ser alguma coisa.
A outra pequenina não tem essas crostas?

Pelo sim pelo não, leva-a ao veterinário.
Não conseguem ver nada de diferente na foto?? :? vou tentar tirar outras...sem fash...para verem...eu acho que se vê bem! (mas posso ser eu que sei o que é...

Não a outra pequenina não tem estas crostas... :?e é só aquela orelhita...

Hoje é feriado, por isso a minha vet está fechada...mas vou tentar ir lá amanha de manhã... o meu problema é Como a vou transportar... :roll: alguém tem uma ideia?

bejinhos
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta out 05, 2006 12:57 pm

Numa transportadora, mas caso não tenhas nenhuma, acho que podes transportar numa caixinha de cartão com uns furos, para não stressarem.
Sim, convém levares as duas(pelo menos foi o que me disseram, para depois não haver problema de aceitação, quando a outra porquinha voltar do vet).
Lady_girl
Membro Veterano

quinta out 05, 2006 1:14 pm

vou por aqui outras fotos... não acredito que não consigam ver nenhuma anomalia!!! :o :o

Esta é a orelhinha "doente"

Imagem

Imagem

e a orelhinha saudável

Imagem

A parte da frente da orelha está assim, mas a parte de trás também! :?

Levo-os juntos? e levo numa caixa de cartão? com ou sem tampa? :roll: mas e se eles fazem xixi?? o cartão fica molhado!

quanto custa uma trasnportadora? mais ou menos...
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta out 05, 2006 1:23 pm

Uma transportadora só para um custa uns 12euros, eu comprei uma para dois memso propria para roedores, com o comedouro, alça, divisoria no fundo para impedir que se sujassem, rondou os 40euros.

Já consegui ver.
Pode ser um fungo ou algo do genero, o melhor mesmo é ires ao veterinário para te dar um diagnostico correcto.
morningstorm
Membro Júnior

quinta out 05, 2006 9:50 pm

Já consegui ver também, nas primeiras fotos parecia o reflexo do flash mas nestas últimas já se nota muito bem.

É possível que seja mesmo um fungo ou algo do género, por isso ainda bem que vais com ela já amanhã.

Estive a ver no guinea lynx e encontrei algumas coisas que podem ou não ter a ver, deixo aqui os links. De qualquer modo julgo que a tua porquinha não está nem de perto com algo tão grave como o que aparece nas fotos, por isso não te assustes com as fotos. :?

http://guinealynx.info/fungus.html
http://guinealynx.info/mites.html
http://guinealynx.info/earmites.html

Quanto à transportadora consegues encontrar umas relativamente baratas na maior parte das lojas de animais com produtos para roedores e dá jeito comprar para o futuro. Se as levares numa caixa de cartão podes pôr uma toalhinha em baixo e levar outra num saco, assim se fizerem xixi é só trocar. Quanto a irem as duas acho boa ideia, pq assim também fazes a revisão à outra, alem disso há tratamentos que convém que sejam as duas a fazer mesmo que só uma apresente os sintomas, mas isso a vet logo te dirá.

Espero que seja algo simples e que corra tudo bem, depois dá notícias ;)
Lady_girl
Membro Veterano

sábado out 07, 2006 1:20 pm

Ora bem...

Trago novidades:

fui à vet, e ela fez-lhe uma raspagem à orelha para ter a certeza se não era sarna...

Não é nenhum tipo de ácaros, e por tal não é sarna...(menos mal)

A porquinha fez, por isso, uma recolha de pêlo da zona da orelha, e ficaram para análise esses pelos, para termos a certeza se não é nenhum fungo...

Ambas as porquinhas foram desparasitadas internamente e agora estou à espera dos resultados do teste! :roll:

Para a semana vou lá outra vez, e aí ela já deve ter o resultado dos testes!

Até lá (e como elas são pequeninas, qualquer tratamento é mau), fico apenas a tratar a zona afectada, com um remédio que não sei o nome...

limpando a orelhita dela duas vezes por dia!

Já me fizeram uma bonita conta no médico!!! :o :o :o :o
São pequeninas mas gastam como gente grande!!! :roll:
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado out 07, 2006 4:38 pm

Vamos lá ver se não é um funguito chato.
Vais dando noticias.;)
Lady_girl
Membro Veterano

domingo out 22, 2006 1:45 pm

Já tenho novidades,

Os resultados tinha dad negativo à sarna, por isso foi feito o exame aos fungos. Apesar de ter dado positivo, nada indica que seja tinha. Só uma orelhinha foi afectada e a outra porquinha não tem absolutamente nada. O que leva a concluir que seja apenas um fungo oportunista.

Já ando a tratar da orelhinha todos os dias, 2x ao dia, e agora está bastante melhor. Ainda tem zonas com crostas, mas nada que se compare ao que estava antes.

Beijinhos***
morningstorm
Membro Júnior

domingo out 22, 2006 6:33 pm

Ainda bem que já está quase tudo bem :)

Mais uns dias e ja está boa de vez ;)
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”