porquinho bébé

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
claw
Membro
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

sábado out 14, 2006 3:11 pm

Olá a todos!

Dentro de cerca de 3 ou 4 semanas vou buscar o meu porquinho/a bébé, que nasceu esta semana e queria esclarecer algumas dúvidas que tenho.

O porquinho/a é um pêlo curto, sem pedigree.

- Posso dar-lhe banho logo de pequeno, desde as 3 semanas?

- Em relação à adaptação para com os donos, há alguma diferença entre machos e fêmeas? É que eu já li que as fêmeas são mais meigas que os machos, mas como é o primeiro/a porquinho/a que vou ter não sei se é mesmo assim ou não. Gostava de saber as várias opiniões do pessoal do fórum! :D

- Em relação aos machos, é mesmo necessário limpar regularmente uma glândula que têm ao pé do anus (ou ao lado, não sei bem) ? E nas fêmeas é necessário também?

- Há algum cuidado extra que deva ter com o porquinho bébé? (Para além dos cuidados normais, como a comida, a agua, o feno, etc)?

Desculpem a quantidade de perguntas, mas como é o meu 1º porquinho/a, quero saber o mais possivel.

Fico à espera de respostas de quem estiver interessado em ajudar-me!

:D :D

Cláudia V.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado out 14, 2006 5:31 pm

Parabéns, por pensares em ter um deste pequenitos.

Em vez de ires buscar um, porque não pensas logo em 2 do mesmo sexo?

1ª- Não aconselho a dares banho ao porquinho assim tão cedo. Aliás, só aconselho mesmo a dar banho quando estão mesmo muitttoooo sujos.
Eles são como os gatos, fazem a sua própria limpeza, por isso não tens que te preocupar com banhos, muito menos assim tão pequenino.

2ª- Eu tenho dois machos e são muito mimalhos, um é mais independente que o outro, mas mesmo assim agora adora festinhas e miminhos.

3ª- Convém limpares a glândula, para não ir acomulando porcaria. Há porquinhos que criam mais sujidade nessa zona, que outros.

4ª- Cuidados extra...só mesmo quando o soltares, como é pequenino, mete-se em lugares que pensas que não conseguem passar, mas passam.hihi
São uns malandros.

Dá uma vista de olhos no forúm, que encontras muita informação, sobre cuidados, alimentação, etc.
claw
Membro

sábado out 14, 2006 5:37 pm

Olá :)

Obrigada pela resposta rápida!! :D

Já agora, sabes se é facil ver de que sexo são os porquinhos com 3 semanas de idade?
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado out 14, 2006 5:49 pm

Com 3semanas já se sabe o sexo.

Dá uma vista de olhos neste site:
http://os3porquinhos.tripod.com/index.htm
Vilya
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 1:53 pm

sábado out 14, 2006 8:44 pm

Hehehe nunca tive nenhum porquinho bebé.... o meu tem 2 mesinhos mas já está enorme!!

E agora perdoem mudar de assunto, mas gostaria de comprar ou adoptar um amiguinho para ele.... mas... macho com macho não fará com que.... haja faisca?
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado out 14, 2006 8:55 pm

Depende.
Eu juntei dois machos. O mais velho já tinha 3meses quando juntei o mais pequenito com 1mês e até hoje são inseparáveis.

Tudo depende da personalidade dos porquinhos, de como vais fazer a apresentação do membro mais novo, em que território(tem que ser sempre neutro, ou seja num local onde o porquinho mais velho não tenha marcado o local como seu. Na gaiola onde estava está fora de questão.).

O porquinho que adoptares ou adquirires tem que ser sempre mais novinho que o que já tens, de preferencia com 1mês ou 2meses.
claw
Membro

sábado out 14, 2006 9:04 pm

Olá Vilya!

Pelo que percebi o teu porquinho é macho certo?
Não foge muito, ou não quer sair do teu colo quando lhe pegas? Ou é meigo e gosta de festinhas e carinhos? :)

Quanto a juntares dois porquinhos machos acho que é preciso teres alguns cuidados, como por exemplo:

- Quando comprares ou adoptares um, deve ser jovem. Acho que os adultos aceitam melhor os jovens.
- Deves juntá-los num local neutro, sem ser a gaiola. Ou seja, um local que seja novo para ambos e sem marcas deixadas por nenhum deles.
-Deves limpar muito bem a gaiola, para que não sejam também deixadas marcas do porquinho que já tens. Penso que isto é para o novo porquinho se sentir bem e não em local alheio.
-Quando os juntares deves disponibilizar algum tempo para ver se eles não entram em guerra um com o outro.
- Se começarem à briga acho que deves separá-los com uma toalha. Deitas a toalha para cima de um deles (sem o magoar claro) e retiras o outro de lá.

Por agora são estes os conselhos que te posso dar. Não me lembro de mais nenhum. Espero que ajudem. :)
Vilya
Membro Júnior
Registado: quinta jul 07, 2005 1:53 pm

domingo out 15, 2006 3:25 pm

Obrigado meus queridos amigos pelas respostas!

A mim até me dava mais jeito ter apenas um, mas... mete-me pena tê-lo sozinha ali na gaiola!

Relativamente ao Roberto (sim é um macho) é... temperamental diga-se de passagem! Gosta de miminhos mas é muito assustadiço e tende a ser orgulhoso! Mas já me dá beijinhos!! O que considero uma amostra de mt bom feitio!

Vou tentar descobrir quem tenha porquinhos para adoptar!!
claudia_m
Membro
Registado: terça mai 30, 2006 6:49 pm

domingo out 15, 2006 7:51 pm

Voltando ao topico inicial, claw,

disses-te que não sabias onde se situava a glandula e pelos vistos acho que não sabias muito bem como a limpar neste site ( em baixo) tens isso tudo e muito mais e extremamente bem explicado, tudo desde o banho ás unhas e ao pelo :

:arrow: http://www.cladosursos.net/manutencao.htm

Espero que gostes e que seja util.

:D :D :D
claw
Membro

domingo out 15, 2006 7:57 pm

:D Obrigada!

Realmente não sei bem como limpar. Assim com a ajuda do site deverá ser mais fácil. De qualquer maneira ainda não sei o sexo do porquinho. Só sei que ele já nasceu, mas ainda não tive oportunidade de o ir ver.

Mas assim fico já informada.

:D :D
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”