Alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

rita110
Membro
Registado: sexta fev 02, 2007 3:07 pm

domingo fev 18, 2007 12:50 pm

Já ouvi dizer varias coisas um pouco contraditorias sobre a alimentação dos porquinhos nomeadamente sobre feijão verde e batata (que por acaso é um alimento muito rico em vit C). Gostava de saber se afinal a batata e o feijão verde fazem bem ou mal aos nossos bichinhos :)
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo fev 18, 2007 12:58 pm

A Batata faz mal.
Feijão em geral faz mal e inclui Feijão verde.
Eu dava feijão verde ao meu porquinho (que adorava) mas disseram-me do clube que podia fazer mal, então, mais vale seguro que arrependida, deixei de dar.

Comecei a dar porque sabia que tinha muita vitamina C... mas há outras boas alternativas e mais seguras :)

O que eu penso é: ok, hj não faz mal, mas quando eles começarem a ficar velhotes, todos os erros na alimentação vão começar a ter consequências.

Mas há casos e casos: já conheci um porquinho velhote que incluia alface na sua dieta e esteve sempre bem. Mas também já soube de casos em que a alface provocou problemas.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo fev 18, 2007 4:04 pm

Pois, eu também tenho algumas dúvidas relativamente a este assunto.

Alface dava, agora dou uma vez por semana, uma folha. Porque... como me disseram que faz mal (desarranja os intestinos...), comecei a dar muito menos.

Feijão verde... há muita contradição. Há quem diga que devemos dar e quem diz que não. Eu dou um pouco.

Na próxima semana vou ao vet com as minhas meninas e vou levantar essa questão. Depois digo o que o vet me disser.

Elas gostam muito de salsa. :lol:
Sempre que lhe dou comida e levo um pouco de salsa elas ficam loucas.
Também dou pimento.

Mas elas querem é a bem dita ervinha. :lol: A salsa, entenda-se. 8)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
rita110
Membro

domingo fev 18, 2007 6:46 pm

Obrigada pela informação :) olha entao depois quando fores ao vet com as meninas diz qualquer coisa :D A paixão do Ron sao definitivamente os broculos :wink: Já agora, acham que só devo alimentar o meu porquinho a uma hora especial ou devo dar-lhe de comer sempre que vir que ele já não tem legumes?
Ninoquinha
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 6:51 pm

Eu nunca deixo que as minhas fiquem sem legumes. :wink:

Pelo menos couve elas têem sempre.

Não sei o que é que o resto da malta acha. Vamos esperar para ver. :wink:

Sim Rita, eu direi algo assim que vá com elas ao vet. :wink:
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo fev 18, 2007 11:38 pm

Acho que a maneira correcta é dar-lhes de comer a horas certas: de manhã comem vegetais, e à noite ração. Pelo meio vão dando feno para eles se entreterem. talvez incluir um lanche com legumes ou fruta.

Bróculos eles costumam gostar muito, eu também dou aos meus. :)
Atenção à couve, também não convém dar em excesso.

Algumas coisas dadas em excesso podem ter como consequências: couve (acho que dá problemas de digestão), pepino (contém muita água, pode dar diarreia), maçã (o ácido pode provocar feridinhas, por isso dar sempre cortadinha), salsa e coentros (são é recomendável a porquinhs grávidas, acho que para os humanos também é a mesma coisa). Isto é o que me lembro das coisas que se pode dar, mas deve-se ter em atenção o excesso. Ah, também li que muita cenoura tb faz mal á digestão deles.

A regra é sempre a mesma: dar variedade e não em quantidade excessiva, tentar dar sempre ás mesmas horas, dar mais legumes que fruta, equilibrar com ração.
E não faz mal eles ficarem sem legumes ou ração. Nós também não passamos a vida a comer. E se os porquinhos tiverem sempre com comida ao lado, comem mais, ficam mal habituados e gordos. Deêm feno para eles entreterem os dentes. Não engorda e faz bem.

Na prática o que acontece: eles gostam muito, damos mais do que eles gostam. Eles pedem, nós damos... por isso estão sempre a comer.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda fev 19, 2007 10:51 am

Com tanto alimento bom para lhes dar não vale a pena dar-lhes feijão verde e batata, para quê arriscar ?

As batatas são tóxicas para eles e conheço histórias de porquinhos que morreram depois de ingeri-las. Por alguma razão cozinhamos todos estes alimentos antes de os comer, pois crus e em certa quantidade também são tóxicos para nós humanos.

Até pode ser que por sorte ao comer um pouco não aconteça nada, mas eu não arriscava.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 1:12 pm

Eu pensava que cozinhavamos esses alimentos porque crus eram intragáveis. :lol: Tou a brincar. :wink:

Aflige-me saber que elas não têem nada para comer. Ou seja, dar-lhes comida com horários.
Mas se é assim que está certo... vou tratar de reduzir as coisas para que não notem diferença.

No entanto, estou com um problema. A Inca está bem, em termos de peso, agora a Maia... :roll: comprei-a magrinha que só visto.

Acho que vou começar a ter horários para elas só quando a Maia estiver com o peso certo.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda fev 19, 2007 3:22 pm

A ideia de dar a uma hora certa em vez de estar sempre disponivel é para que não fiquem demasiado obesos, já que se eles puderem estão sempre a comer. Faz melhor eles comerem feno e vegetais frescos do que uma grande quantidade de ração. Se eles tiverem feno sempre disponivel de certeza que não passam fome e vão-se entretendo o dia todo. Lá por casa os pratos são colocados ao final da tarde e depois retirados de manhã e para o resto do dia lá ficam com o feno e àgua.

Se a porquinha está magra, convém que ganhe peso, por vezes ajuda ter dois pratinhos separados e assim não há uma que impeça a outra de comer.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda fev 19, 2007 4:05 pm

Eu tenho uma taça com ração sempre disponível tal como feno.
Noto que eles não passam o dia a comer, durante o dia mal ligam, comem mais feno.
Só encho a taça da ração à noite e geralmente dá para a noite e o resto do dia.
Os legumes só dou à hora do almoço e de vez enquando dou à noite um miminho, salsa ou coentros.

miklos, uma dúvida, para além de se poder utilizar outra tacinha, também se poderá alimentar primeiro a mais magrinha, longe da outra porquinha ou isso irá criar problemas entre as duas?
rita110
Membro

segunda fev 19, 2007 8:36 pm

Bom entao tambem não vou arriscar a dar esses alimentos ao Ron. Quando estou em casa dou-lhe imensas vezes de comer embora ele não peça porque ainda não se habituou a isso :( Mas vou tratar de alterar a situação :) Como ele já tem 9 meses tenho algum receio de que ele não se habitue a mim embora eu saiba que é cedo porque ele está cá à muito pouco tempo :)
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 9:30 pm

Habitua-se sim.
Basta um bocadinho de salsa cada vez que o tirares da gaiola.;)

Sim, não convém estares sempre a dar comida.
rita110
Membro

segunda fev 19, 2007 9:35 pm

Digamos que ele é um bocado selectivo na comida que ingere e muito desconfiado :p Ele não é de emitir muitos sons :(
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 9:54 pm

Não te preocupes, os meus de inicio também não eram.

É que eles são uns ratos, mesmo que não tenham fome eles pedem e não os podemos habituar mal.;)
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 11:15 pm

rita110 Escreveu:Digamos que ele é um bocado selectivo na comida que ingere e muito desconfiado :p Ele não é de emitir muitos sons :(
Assim que ele tiver um amiguinho vai emitir sons até dizer chega.

Pelo menos as minhas são assim. A Inca era caladinha e agora com a Maia é uma faladora. :lol:

E quando lhe dou salsa então...

Quanto à Maia magrinha... já comprei uma ração que uma criadora me indicou.
Mas não sei até que ponto deverei deixá-las sem a ração durante o dia, visto que a forma física da Maia não é a melhor.
Note-se que eu já a comprei super magra.
Entretanto já engordou um pouco, mas nada que se note sem ser às apalpadelas na barriguinha.
Tenho de ter paciência com ela até que atinja o peso ideal.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”