Alimentação
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
Já ouvi dizer varias coisas um pouco contraditorias sobre a alimentação dos porquinhos nomeadamente sobre feijão verde e batata (que por acaso é um alimento muito rico em vit C). Gostava de saber se afinal a batata e o feijão verde fazem bem ou mal aos nossos bichinhos 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
- Contacto:
A Batata faz mal.
Feijão em geral faz mal e inclui Feijão verde.
Eu dava feijão verde ao meu porquinho (que adorava) mas disseram-me do clube que podia fazer mal, então, mais vale seguro que arrependida, deixei de dar.
Comecei a dar porque sabia que tinha muita vitamina C... mas há outras boas alternativas e mais seguras
O que eu penso é: ok, hj não faz mal, mas quando eles começarem a ficar velhotes, todos os erros na alimentação vão começar a ter consequências.
Mas há casos e casos: já conheci um porquinho velhote que incluia alface na sua dieta e esteve sempre bem. Mas também já soube de casos em que a alface provocou problemas.
Feijão em geral faz mal e inclui Feijão verde.
Eu dava feijão verde ao meu porquinho (que adorava) mas disseram-me do clube que podia fazer mal, então, mais vale seguro que arrependida, deixei de dar.
Comecei a dar porque sabia que tinha muita vitamina C... mas há outras boas alternativas e mais seguras

O que eu penso é: ok, hj não faz mal, mas quando eles começarem a ficar velhotes, todos os erros na alimentação vão começar a ter consequências.
Mas há casos e casos: já conheci um porquinho velhote que incluia alface na sua dieta e esteve sempre bem. Mas também já soube de casos em que a alface provocou problemas.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am
Pois, eu também tenho algumas dúvidas relativamente a este assunto.
Alface dava, agora dou uma vez por semana, uma folha. Porque... como me disseram que faz mal (desarranja os intestinos...), comecei a dar muito menos.
Feijão verde... há muita contradição. Há quem diga que devemos dar e quem diz que não. Eu dou um pouco.
Na próxima semana vou ao vet com as minhas meninas e vou levantar essa questão. Depois digo o que o vet me disser.
Elas gostam muito de salsa.
Sempre que lhe dou comida e levo um pouco de salsa elas ficam loucas.
Também dou pimento.
Mas elas querem é a bem dita ervinha.
A salsa, entenda-se. 
Alface dava, agora dou uma vez por semana, uma folha. Porque... como me disseram que faz mal (desarranja os intestinos...), comecei a dar muito menos.
Feijão verde... há muita contradição. Há quem diga que devemos dar e quem diz que não. Eu dou um pouco.
Na próxima semana vou ao vet com as minhas meninas e vou levantar essa questão. Depois digo o que o vet me disser.
Elas gostam muito de salsa.

Sempre que lhe dou comida e levo um pouco de salsa elas ficam loucas.
Também dou pimento.
Mas elas querem é a bem dita ervinha.

<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p> Não me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Obrigada pela informação
olha entao depois quando fores ao vet com as meninas diz qualquer coisa
A paixão do Ron sao definitivamente os broculos
Já agora, acham que só devo alimentar o meu porquinho a uma hora especial ou devo dar-lhe de comer sempre que vir que ele já não tem legumes?

-
- Membro Veterano
Eu nunca deixo que as minhas fiquem sem legumes.
Pelo menos couve elas têem sempre.
Não sei o que é que o resto da malta acha. Vamos esperar para ver.
Sim Rita, eu direi algo assim que vá com elas ao vet.

Pelo menos couve elas têem sempre.
Não sei o que é que o resto da malta acha. Vamos esperar para ver.

Sim Rita, eu direi algo assim que vá com elas ao vet.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
- Contacto:
Acho que a maneira correcta é dar-lhes de comer a horas certas: de manhã comem vegetais, e à noite ração. Pelo meio vão dando feno para eles se entreterem. talvez incluir um lanche com legumes ou fruta.
Bróculos eles costumam gostar muito, eu também dou aos meus.
Atenção à couve, também não convém dar em excesso.
Algumas coisas dadas em excesso podem ter como consequências: couve (acho que dá problemas de digestão), pepino (contém muita água, pode dar diarreia), maçã (o ácido pode provocar feridinhas, por isso dar sempre cortadinha), salsa e coentros (são é recomendável a porquinhs grávidas, acho que para os humanos também é a mesma coisa). Isto é o que me lembro das coisas que se pode dar, mas deve-se ter em atenção o excesso. Ah, também li que muita cenoura tb faz mal á digestão deles.
A regra é sempre a mesma: dar variedade e não em quantidade excessiva, tentar dar sempre ás mesmas horas, dar mais legumes que fruta, equilibrar com ração.
E não faz mal eles ficarem sem legumes ou ração. Nós também não passamos a vida a comer. E se os porquinhos tiverem sempre com comida ao lado, comem mais, ficam mal habituados e gordos. Deêm feno para eles entreterem os dentes. Não engorda e faz bem.
Na prática o que acontece: eles gostam muito, damos mais do que eles gostam. Eles pedem, nós damos... por isso estão sempre a comer.
Bróculos eles costumam gostar muito, eu também dou aos meus.

Atenção à couve, também não convém dar em excesso.
Algumas coisas dadas em excesso podem ter como consequências: couve (acho que dá problemas de digestão), pepino (contém muita água, pode dar diarreia), maçã (o ácido pode provocar feridinhas, por isso dar sempre cortadinha), salsa e coentros (são é recomendável a porquinhs grávidas, acho que para os humanos também é a mesma coisa). Isto é o que me lembro das coisas que se pode dar, mas deve-se ter em atenção o excesso. Ah, também li que muita cenoura tb faz mal á digestão deles.
A regra é sempre a mesma: dar variedade e não em quantidade excessiva, tentar dar sempre ás mesmas horas, dar mais legumes que fruta, equilibrar com ração.
E não faz mal eles ficarem sem legumes ou ração. Nós também não passamos a vida a comer. E se os porquinhos tiverem sempre com comida ao lado, comem mais, ficam mal habituados e gordos. Deêm feno para eles entreterem os dentes. Não engorda e faz bem.
Na prática o que acontece: eles gostam muito, damos mais do que eles gostam. Eles pedem, nós damos... por isso estão sempre a comer.
<p>**martaF**
Com tanto alimento bom para lhes dar não vale a pena dar-lhes feijão verde e batata, para quê arriscar ?
As batatas são tóxicas para eles e conheço histórias de porquinhos que morreram depois de ingeri-las. Por alguma razão cozinhamos todos estes alimentos antes de os comer, pois crus e em certa quantidade também são tóxicos para nós humanos.
Até pode ser que por sorte ao comer um pouco não aconteça nada, mas eu não arriscava.
As batatas são tóxicas para eles e conheço histórias de porquinhos que morreram depois de ingeri-las. Por alguma razão cozinhamos todos estes alimentos antes de os comer, pois crus e em certa quantidade também são tóxicos para nós humanos.
Até pode ser que por sorte ao comer um pouco não aconteça nada, mas eu não arriscava.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Eu pensava que cozinhavamos esses alimentos porque crus eram intragáveis.
Tou a brincar.
Aflige-me saber que elas não têem nada para comer. Ou seja, dar-lhes comida com horários.
Mas se é assim que está certo... vou tratar de reduzir as coisas para que não notem diferença.
No entanto, estou com um problema. A Inca está bem, em termos de peso, agora a Maia...
comprei-a magrinha que só visto.
Acho que vou começar a ter horários para elas só quando a Maia estiver com o peso certo.

Aflige-me saber que elas não têem nada para comer. Ou seja, dar-lhes comida com horários.
Mas se é assim que está certo... vou tratar de reduzir as coisas para que não notem diferença.
No entanto, estou com um problema. A Inca está bem, em termos de peso, agora a Maia...

Acho que vou começar a ter horários para elas só quando a Maia estiver com o peso certo.
A ideia de dar a uma hora certa em vez de estar sempre disponivel é para que não fiquem demasiado obesos, já que se eles puderem estão sempre a comer. Faz melhor eles comerem feno e vegetais frescos do que uma grande quantidade de ração. Se eles tiverem feno sempre disponivel de certeza que não passam fome e vão-se entretendo o dia todo. Lá por casa os pratos são colocados ao final da tarde e depois retirados de manhã e para o resto do dia lá ficam com o feno e àgua.
Se a porquinha está magra, convém que ganhe peso, por vezes ajuda ter dois pratinhos separados e assim não há uma que impeça a outra de comer.
Se a porquinha está magra, convém que ganhe peso, por vezes ajuda ter dois pratinhos separados e assim não há uma que impeça a outra de comer.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Eu tenho uma taça com ração sempre disponível tal como feno.
Noto que eles não passam o dia a comer, durante o dia mal ligam, comem mais feno.
Só encho a taça da ração à noite e geralmente dá para a noite e o resto do dia.
Os legumes só dou à hora do almoço e de vez enquando dou à noite um miminho, salsa ou coentros.
miklos, uma dúvida, para além de se poder utilizar outra tacinha, também se poderá alimentar primeiro a mais magrinha, longe da outra porquinha ou isso irá criar problemas entre as duas?
Noto que eles não passam o dia a comer, durante o dia mal ligam, comem mais feno.
Só encho a taça da ração à noite e geralmente dá para a noite e o resto do dia.
Os legumes só dou à hora do almoço e de vez enquando dou à noite um miminho, salsa ou coentros.
miklos, uma dúvida, para além de se poder utilizar outra tacinha, também se poderá alimentar primeiro a mais magrinha, longe da outra porquinha ou isso irá criar problemas entre as duas?
Bom entao tambem não vou arriscar a dar esses alimentos ao Ron. Quando estou em casa dou-lhe imensas vezes de comer embora ele não peça porque ainda não se habituou a isso
Mas vou tratar de alterar a situação
Como ele já tem 9 meses tenho algum receio de que ele não se habitue a mim embora eu saiba que é cedo porque ele está cá à muito pouco tempo 

-
- Membro Veterano
Habitua-se sim.
Basta um bocadinho de salsa cada vez que o tirares da gaiola.
Sim, não convém estares sempre a dar comida.
Basta um bocadinho de salsa cada vez que o tirares da gaiola.

Sim, não convém estares sempre a dar comida.
-
- Membro Veterano
Não te preocupes, os meus de inicio também não eram.
É que eles são uns ratos, mesmo que não tenham fome eles pedem e não os podemos habituar mal.
É que eles são uns ratos, mesmo que não tenham fome eles pedem e não os podemos habituar mal.

-
- Membro Veterano
Assim que ele tiver um amiguinho vai emitir sons até dizer chega.rita110 Escreveu:Digamos que ele é um bocado selectivo na comida que ingere e muito desconfiado :p Ele não é de emitir muitos sons
Pelo menos as minhas são assim. A Inca era caladinha e agora com a Maia é uma faladora.

E quando lhe dou salsa então...
Quanto à Maia magrinha... já comprei uma ração que uma criadora me indicou.
Mas não sei até que ponto deverei deixá-las sem a ração durante o dia, visto que a forma física da Maia não é a melhor.
Note-se que eu já a comprei super magra.
Entretanto já engordou um pouco, mas nada que se note sem ser às apalpadelas na barriguinha.
Tenho de ter paciência com ela até que atinja o peso ideal.