marybary, antes de fazer perguntas aconselho a fazer alguma pesquisa e depois fazer perguntas caso tenha dúvidas:
aqui ficam uns bons sites:
http://os3porquinhos.tripod.com/index.htm
http://porquinhos.no.sapo.pt/
aí descobre coisas engraçadas, como o tempo de vida, a origem do nome deles, comportamento.
Depois para saber mais sobre os porquinhos de outras pessoas também há por aí muitos blogues engraçados
Mas pode ficar já a saber que a média de vida é de 5 a 8 anos, que têm carência de vitamnia C por isso ração própria para porquinhos e vegetais é fundamental, assim como feno porque são roedores e precisam de desgastar os dentes.
Não se assute ao ver o porquinho comer as próprias fezes, ou até comer directamente do rabo, é normal, eles produzem fezes especiais que são para ser comidas. São mais moles que as outras.
O xi-xi deles tem uma tonalidade esbranquiçada.
E por natureza são muito assustadiços, é ter muita paciência e mimá-los muito.
Outra coisa a ter em atenção é que são animais muito gulosos por isso não se pode dar comida a toda a hora (como a qq outro animal, aliás) e se puderem correr um bocadinho num cantinho da casa seguro é ideal pois exercitam-se. Rodas de plástico é para hamsters, não para porquinhos
Gosto de Pucca e Shany.
Boa sorte com a bichinha