Madeira para roer; dentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

quarta jul 18, 2007 8:08 pm

Olá mais uma vez.
Os dentes do meu porquinho estão granditos. Nada de especial! Só comparei com outras fotos de dentes saudáveis e parceu-me (só me pareceu!) que o meu tinha os dentes paí un centimetros maiores que os das fotos.
Sei que o feno é muito importante no desgaste dos dentes, que estão sempre a crescer. Mas o problema não é esse, porque ele tem sempre feno á disposição e come-o bem.
Se calhar isto é só mania minha, e os dentes dele estão normais.
Por exemplo, os dentes de um bebé num certo tamanho é que é saudavel, mas nos porquinhos adultos, o considerado saudável, já é outro tamanho.
É assim que funciona?...
Também reparei que ele tem uma espécie de coisita amarela no meio dos dentes, provavelmente sujidade da comida. Como limpar isto( que mais uma vez pode ser só mania minha)?... Sei lá, um paninho molhado :?: ...
Mais... eu dei ao meu porquinho, no colo, um raminho que cortei de uma arvore do meu jardim. Pensei que ele ia trincar, ou apenas roer para entreter/desgastar os dentes. Mas não, ele comeu mesmo um pedaçinho! Então não dei mais, á cautela. Não fosse fazer-lhe mal. Ou é normal eles comerem a madeira? Ele tambem tem um rolinho de papel higienico, e quando o vou ver tá todo roído, ele deve comer os pedaçinhos que rói. Isto faz mal?
Gostava de saber aonde encontrar brinquedinhos de madeira, sei lá, ou até mesmo ramos de árvores tratados, para eles roerem?... Isto pode existir em qualquer loja de animais?...
Desculpem o relatório e a xatice que vos causo de lerem esta coisa toda :oops: Mas dona que queira tratar bem o seu porquinho, está constantemente a ter dúvidas, não é? :lol: :lol:
Obrigada a quem tiver paciência pra isto :lol:
Bjx*Mary*
Xyko
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 11:45 pm

quarta jul 18, 2007 8:19 pm

eu quando tive o manel dava lhe talos de couve.
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 8:23 pm

Desculpa lá... mas isso não tem nada a ver com o que eu perguntei.
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta jul 18, 2007 8:37 pm

Tem a ver Mary, porque assim o porquinho tb desgasta os dentes. :wink:
Se bem que os meus, mandam-me comer os talos. :lol:

Em qualuqer loja de animais (procura mulher) tens lá várias coisas para eles.

Começa por pensar em gastar uns trocos e comprar uma casotinha de madeira para ele começar a comer. Sim, ele vai comer a casinha. Os meus comem. :roll: Aliás, começam a roer e depois... tadinha da casota. :lol:

Já te mostro foto da casota dos meus meninos. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 8:40 pm

Ah... eu disse que não tinha a ver porque, pensei que legumes eram só pra comer, não pra desgastar.
Desculpa xiko :oops: e obrigada.
Nunca lhe dei talos.
Ninoquinha, não preciso de comprar casotas. O meu tem um esconderijo (uma casotinha que fui eu que lhe fiz) em cartão, e ele está sempre a "ratar" a entrada. Ta toda roída. :lol:
Bjx*Mary*
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta jul 18, 2007 9:02 pm

Hás-de convir que, para desgastar os dentes, madeira é mais eficaz que papel. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 9:16 pm

Sim, já tinha pensado nisso, porque o cartão (não é papel :wink: ) é mole, a madeira é dura, logo desgasta melhor.
A ração dele também e bastante dura e por isso ajuda a desgastar.
Neste momento não sei se posso gastar umas massas numa casotinha... E aliás, a que vi lá na loja acho que era pra hamster (não dá para passar o rabito gordo do meu menino :lol: ). É que já tenho que pensar em arranjar uma bolinha metálica (vou ter de encontrar mais lojas)...
De qualquer forma, põe lá a foto da casota dos teus meninos(se não der trabalho :wink: )
Bjx*Mary*
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta jul 18, 2007 10:31 pm

Olha, cá em casa ignoram tudo o que é suporto roer. Não ligam á pedra mineral, se lhes dou dakeles sticks de goluseima, papam tudo, mas a madeira fica lá. Agora sacos de plástico, papel, isso sim, é uma delícia :P

É ficares atenta marybary, mas em principio a ração é uma boa ajuda pk é rija, o feno tb. Se vires que nao fecham a boca ou se estão muito grandes, podes levar a um veterinário para aparar :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jul 18, 2007 10:35 pm

Eu comprei uns tronquinhos para os meus porquitos, mas eles nem tocaram.
Podes dar os talos das couves, ou bróculos com talo, cenoura não cortada em bocados pequenos.
Cartão é papel.:P
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 10:35 pm

Hehe. Mas o meu Mickey não tem nenhuma dificuldade em fechar a boca, não se baba, come e bebe normalmente, está sempre a fazer popcorning... Não há motivo de alarme. Como eu disse, deve ser tudo mania minha. :lol:
Aliás, o feno, a casota, a ração, o rolo de papel higienico... tudo ajuda a desgastar... :wink:
Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

quarta jul 18, 2007 10:39 pm

Bróculos eu já dava, Silly, e comeu. :)
Cartão é papel? Dessa não sabia... :lol: Mas que ignorância :lol: :oops:
Bjx*Mary*
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

domingo jul 22, 2007 6:19 pm

Os porquinhos têm, para além dos dentes da frente (não me lembro do nome :oops: ), os molares que estão atrás.
O Piqueno passou por um momento complicado com os molares, mas penso que esses só um vet consegue ver. Eu dei conta porque ele estava magrito e, depois de ficar a observá-lo a comer, reparei que tentava comer e meter à boca, mas não conseguia. Na vet cortaram-lhe os dentinhos com anestesia. A melhor forma que conheço de colmatar este mal é com feno e tubos de feno.
Como ele estava muito magrinho decidimos começar a dar-lhe pão duro. Sabes o que aconteceu? Partiu os dentes da frente. :? Esses é que se desgastam com os vegetais grandes e duros e com madeira.
Infelizmente o Piqueno sobreviveu a toda esta peripécia (com ainda mais contornos como o ter de andar de capacete porque deslocou a mandíbula), mas faleceu quando estava curadíssimo e gordinho.
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

quinta jul 26, 2007 9:29 pm

gisaafp Escreveu:(...)dentes da frente (...)
Incisivos :wink:

Mary, às minhas porquinhas dou-lhes montes de feno, nabo, bróculos... tudo quanto eu vejo mais duro para elas ratarem, até hoje não tive problemas! :wink:

Já comprei pedras, guloseimas e o diabo... e as minhas esquesitinhas mandam-me a mim lamber e ratar a pedra e comer as guloseimas (aquelas barras)... raios parta as bichas! :lol: Quando lhes tento "impingir", desviam o focinho com ar de enjoadas... :lol:
marybary
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 9:51 am

Olá a todos.
Desculpem a demora. Estive fora. Não havia net. Já tinha saudades vossas :lol: :oops:
Gissafp, coitado do teu porquinho... foi forte e depois foi pró céu.... não te preocupes que ele está no Paraíso dos Porquinhos com certeza está bem.
ana, os porquinhos normalmente são asim.. esquesitinhos... ou seja.. com gostos refinados :lol:
Nunca dei talos... ainda hei-de exprimentar.. hoje vou buscar o meu porquinho estou cheia de saudades dele :D
Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano

domingo jul 29, 2007 10:25 pm

Já está o porquinho cá em casa. :D
O frigorífico está vazio, não há legumes, não há nada, estivemos fora e levamos tudo, só amanhã é que se vai buscar as comidas todas. Até amanha o meu porquinho aguenta-se :lol: :lol: Que venham talos e talos. :lol: Os dentinhos parecem-me iguais ao que estavam quando abri o tópico.. provavelmente eles estão no tamanho certo e eu aqui com a mania das preocupações... Se eu tivesse máquina fotográfica... :| Ele também nunca está quieto, para lhe ver os dentes é um inferno, :lol: baixa a boca e afasta a cabeça. Pronto, eu entendo. Também não gostava que chegasse aqui um gigante e me tentasse abrir a boca e ver os dentes a todo o custo. :lol: :lol: :twisted:
Bjx*Mary*
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”