o meu porquinho nao gosta de roer madeira :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
ratapexota
Registado: quinta jun 28, 2007 5:31 pm

sexta jul 27, 2007 5:27 pm

ola.. tenho um problema com o meu porquinho. ele esta a ficar com os dentes muito grandes e o veterinário disse pra lhe colocar bocados de madeira pra ele roer. Compre-lhe pedaços de madeira numa loja de animais...compre-lhe uns cubos que existem de sal com vitaminas e tudo e ele nao pega em nada disso!!!que devo fazer??ajudem-me... :(
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta jul 27, 2007 7:57 pm

Podes dar legumes rijos e muito feno, para gastar os dentes.
Falamos sobre isso neste tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=46713

Caso os dentes estejam muito grandes, tens que pedir ao veterinário para os cortar.
ratapexota

sábado jul 28, 2007 8:49 pm

brigada...assim ja deu pra esclarecer algumas coisas :D até pensava que o meu porquinho era o unico que nao comia destas coisas!!
ana_lucia_f1
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 6:36 am

domingo jul 29, 2007 9:22 pm

ratapexota Escreveu:(...) até pensava que o meu porquinho era o unico que nao comia destas coisas!!
Ah ah ah eu tenho cá em casa 5 porquinhas únicas!! Nenhuma delas come as barras ou as pedras... :lol:
ratapexota

terça jul 31, 2007 7:54 pm

Nem o meu!! :? Compro-lhe montes de doces que existem ha venda nas lojas dos animais e ele nem toca!! Só gosta mesmo frescos e fruta!!

Já agora alguém me sabe dizer se realmente dar maçã em excesso faz mal??é que eu já li em sites na net que faz mal dar maçã a mais!mas sempre que entro numa loja de animais ele tem sempre lá muita maçã na gaiola dos porquinhos!!
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta ago 01, 2007 1:06 pm

Olá.

Para ja acho que as lojas de animais no geral não são exemplo de nada para ninguém.

Alguns porquinhos ganham feridinhas na boca por causa do ácido da maçã. Por isso é recomendável dar em bocadinhos cortados.
Em relação a quantidades é uma questão de bom senso: maçã é fruta, logo tem açúcares. Devemos preferir legumes a frutas.
Uma alimentação equilibrada deve ter um pouco de tudo e em quantidades razoáveis. É igual para os humanos.

Dares uma maçã por dia a um porquinho parece-me demais. Tb não há necessidade dar todos os dias, uma vez que existe uma enorme variedade de coisas que podemos dar.

Tudo em execsso faz mal. Depois tens alimentos que devem ser dados em menor quantidade que outros. Mas se no geral não deres em excesso nenhum, corre tudo bem :)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

quarta ago 01, 2007 9:36 pm

Olá
Maçã em excesso não se deve dar. Nem nenhum fruto; em excesso tudo faz mal. Prefere os legumes e vegetais, tal como disse a marta.
Eu dou maçã (um pedaçito pequeno) de longe a longe e nunca lhe aconteceu nada. :wink: Até não lhe dei mais nenhuma fruta. Ainda exprimentarei kiwi (sem a casca) e meloa. Laranja dizem que também se pode dar, mas acho-a muito ácida para o porquinho, prefiro não arriscar; a banana também se dá, mas eu ponho as frutas/legumes/ração na taça e ele tira e come directamente do chão (nem sei pra que lhe ponho a taça :lol: :lol: ) e a banana, como é mole e "pastosa", comida do chão, e o poquinho até a podia pisar sem querer, acabava por a comer toda melada, e pronto. Eu sou muito "pormenorizada" em relação a estas coisas. :lol: :lol: O que não quer dizer que não possas dar laranja ou banana.
Voltando ao assunto dos dentes, também podias comprar-lhe uma casotinha de madeira, ou umas peçinhas/ tronquinhos de madeira, que se vendem normalmente nas lojas, para ele roer, já que a madeira é bastante eficaz no desgaste dos dentes, tal como talos, legumes e ração rija e dura, e o feno, como disse a Silly. Também podes pôr na gaiola um rolinho de papel higiénico (sempre com um corte longitudinal, ou seja, ao meio, ou corres o risco de ele ficar entalado), porque eles normalmente gostam de roer aquilo, o que também ajuda. Apesar de o cartão não ser tão bom como a madeira para roer, como me disse uma forista.
Eu tenho agora umas coisinhas de madeira pra ele roer, tudo mais explicado, naquele tópico que te mandou a Silly, que fui eu que o criei porque estou com uma impressãozinha que o Mickey (o meu porquito) tem os dentes um pouco grandes, podes ir ler a minha mais recente mensagem. :wink:
Bjx*Mary*
Bjx*Mary*
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

quarta ago 01, 2007 9:39 pm

Ups... fui agora prestar mais atenção à tua primeira mensagem e dizes que o teu porquinho não roeu as cositas de madeira que lhe compraste...desculpa :oops: :oops: :lol:
Sempre tens a alternativa do rolo de papel higienico (sempre com um corte) :lol: :lol:
Então já tou a ver que não ajudei muito.. :lol: Desculpa a minha falta de atenção.
Bjx*Mary*
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”